Atualizando o debate sobre os judeus da África do Norte

AUTOR(ES)
FONTE

Topoi (Rio J.)

DATA DE PUBLICAÇÃO

15/08/2019

RESUMO

RESUMO O artigo analisa o debate em torno dos judeus do norte da África, procurando articular a crítica ao modelo de assimilação cultural e a compreensão historiográfica romana antiga, reproduzida pelo pensamento humanista clássico e pós-clássico. Argumenta que a análise específica de contexto regional revela as ambiguidades e as incertezas inerentes aos processos de dominação, assim como possibilita variedade de associações para formação das identidades culturais. Após os períodos de colonização Púnica e Romana, os hipogeus e as catacumbas tornaram-se métodos igualmente convencionais para o enterramento dos mortos no norte da África. O conhecimento sobre práticas mortuárias e as ideias sobre os rituais de morte permitem abordar as dinâmicas culturais no mundo romano, assim como interpretar artefatos dentro de uma estrutura na qual os indivíduos se relacionam, adquirem seus entendimentos, marcam suas associações e suas diferenças. A religião romana baseava-se na prática e na execução correta dos ritos (ortopráxis), e os judeus norte-africanos marcaram suas sepulturas de maneiras que simultaneamente indexavam semelhanças com grupos sociais vizinhos e diferenças onomásticas ou simbólicas.ABSTRACT This paper analyses the debate on North African Jews and seeks to articulate the discussions and critiques with the model of cultural assimilation and ancient Roman historiographical understanding, reproduced by classical and post-classical humanist thought. It claims that focus on regional context reveals ambiguities and uncertainties inherent to the processes of domination and enables a variety of associations for cultural identities formation. After the Phoenician and Roman colonization periods, hypogea and catacombs became equally conventional methods for burial of the dead in specific areas of North Africa. Knowledge on funerary practices and ideas of death rituals allow us to address cultural dynamics in the Roman world and to interpret artefacts within a structure through which individuals relate to each other, acquire their understandings, establish their associations and their differences as well. Roman religion was based in correct practice and execution of rites, orthopraxy, and North African Jews have marked their own tombs in a way that would simultaneously index resemblances with neighbour social groups as well as onomastic or symbolic differences.

Documentos Relacionados