Frida Kahlo
Mostrando 13-17 de 17 artigos, teses e dissertações.
-
13. Da imagem à palavra : medo e ousadia em Hye Seok Rha, Tarsila do Amaral e Frida Kahlo
Partindo da noção de interdisciplinaridade, este trabalho se centra na questão de gênero comparando formas diferentes do discurso narrativo, particularmente, em imagens e em textos autobiográficos produzidos por três mulheres artistas de diversas procedências, como a coreana Hye Seok Rha, a brasileira Tarsila do Amaral, e a mexicana Frida Kahlo. O tra
Publicado em: 2007
-
14. A prospecção pós-moderna da comunicação visual no imaginário de Frida Kahlo
A presente tese discute a hipótese de que as imagens da prospecção pósmoderna das obras da pintora modernista Frida Kahlo suscitem interpretações convergentes com as necessidades atuais, e que, paralelo a isto, haja uma identificação com sua figura e obra. À luz da Hermenêutica de Profundidade (THOMPSON, 1995), nosso trabalho começa no entendiment
Publicado em: 2006
-
15. As duas Fridas: história e identidades transculturais
Neste artigo, é feita uma análise do filme Frida (2003) dirigido por Julie Taymor e protagonizado por Salma Hayek e que tem como tema a relação amorosa entre o muralista Diego Rivera e a pintora Frida Kahlo. Não se trata absolutamente de uma biografia fílmica; enfoca apenas uma etapa da vida da pintora. De um lado, são feitas algumas comparações com
Revista Estudos Feministas. Publicado em: 2005-04
-
16. Tinta e sangue: o diário de Frida Kahlo e os 'quadros' de Clarice Lispector
O texto¹ explora as relações interdiscursivas entre as criações do mundo privado e aquelas destinadas ao olhar público, questionando como realizações à margem da chamada Obra (conjunto das produções reconhecidas publicamente) contribuem para a construção da imagem identitária de seus artífices, no caso, du
Revista Estudos Feministas. Publicado em: 2003-06
-
17. O grotesco como estratégia de afirmação da produção pictórica feminina
Uma proposta de leitura de gênero da produção artística feminina durante a fase do Modernismo através de elementos comuns entre artistas como Tarsila do Amaral, Frida Kahlo, Tamara de Lempicka e Georgia O'Keeffe, apesar da dimensão individual de cada uma, a partir da categoria de grotesco em sua definição estética. O grotesco, em sua expressão hist
Revista Estudos Feministas. Publicado em: 2003-06