Da imagem à palavra : medo e ousadia em Hye Seok Rha, Tarsila do Amaral e Frida Kahlo
AUTOR(ES)
Lim, So Ra
DATA DE PUBLICAÇÃO
2007
RESUMO
Partindo da noção de interdisciplinaridade, este trabalho se centra na questão de gênero comparando formas diferentes do discurso narrativo, particularmente, em imagens e em textos autobiográficos produzidos por três mulheres artistas de diversas procedências, como a coreana Hye Seok Rha, a brasileira Tarsila do Amaral, e a mexicana Frida Kahlo. O trabalho investiga aspectos em comum e divergentes da linguagem utilizada pelas mulheres artistas, enquanto procura responder questões sobre a auto-representação feminina e as narrativas de cunho pessoal de autoria feminina. Sob esse ângulo, faz-se incursões teóricas em duas direções: uma relacionada com a questão dos gêneros artísticos, e a outra, com o ato de criar das mulheres como possibilidade de saírem da invisibilidade histórica a que foram submetidas durante séculos, tanto no terreno das artes plásticas quanto no da literatura. Desta forma, evidencia-se a existência de relações interdisciplinares que situam o presente trabalho no terreno da literatura comparada.
ASSUNTO(S)
critica e interpretacao rha, hye seok amaral, tarsila do, 1886-1973 imagem palavra kahlo, frida, 1907-1954 interdisciplinaridade gênero discurso narrativo mulheres arte
ACESSO AO ARTIGO
http://hdl.handle.net/10183/4595Documentos Relacionados
- Frida Kahlo : entre chagas e borboletas
- Arte e dor em Frida Kahlo
- Expressão sinestésica : artes plásticas e crítica literária em Tarsila do Amaral
- Image and Likeness : a study on child s image in the paintings by Eliseu Viscont, Vicente do Rego Monteiro, Tarsila do Amaral and Lasar Segall
- Um diálogo cultural: Tarsila do Amaral