Fotografia Moderna Brasileira
Mostrando 1-7 de 7 artigos, teses e dissertações.
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1. Nas asas da mariposa: a ciência e a fotografia de José Oiticica Filho
Resumo A partir da segunda metade dos anos 1940 e, principalmente, na década de 1950, a fotografia brasileira modernizou-se, inicialmente a partir dos circuitos fotoclubistas, destacando-se o Foto Cine Clube Bandeirantes em São Paulo e, em seguida, inserindo-se no contexto dos movimentos de vanguardas construtivistas brasileiros. Nesse cenário, sobressai-
ARS (São Paulo). Publicado em: 2015-06
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2. Marcel Gautherot na revista Módulo - ensaios fotográficos, imagens do Brasil: da cultura material e imaterial à arquitetura
Este artigo tece considerações sobre as fotografias de Marcel Gautherot na Módulo, Revista de Arquitetura e Artes Plásticas fundada em 1955 por Oscar Niemeyer, quando ele já era conhecido nos anais da arquitetura internacional. O texto visa levantar questões de método diante das lacunas da historiografia dos periódicos no país e, sobretudo, destacar
An. mus. paul.. Publicado em: 2014-06
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3. Arthur Omar e o efeito cinema na arte contemporânea
A presente pesquisa tem por objetivo analisar a relação entre cinema e arte contemporânea abordando determinados momentos da produção artística e teórica de Arthur Omar. O início de sua trajetória artística é marcado pelo movimento de ruptura com o cinema documentário tradicional, período em que o artista vai introduzir a noção de antidocument
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/10/2011
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4. Geraldo de Barros e José Oiticica Filho: experimentação em fotografia (1950-1964)
O presente artigo tem por objetivo apresentar os fotógrafos brasileiros Geraldo de Barros e José Oiticica Filho e suas fotografias. Assim, contextualiza-se o período de fins da década de 1940 até 1964, ano da morte de Oiticica Filho, abordando a história da fotografia brasileira e sua relação com a história da arte, bem como a questão da abstraçã
Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material. Publicado em: 2010-06
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5. NOBRADE e a descrição de fotografias nas diversas áreas da ciência da informação
A fotografia - que ao longo dos anos vem adquirindo importante papel na sociedade moderna - insere-se dentro do conceito de documento, e assim, torna-se objeto para as três áreas da Ciência da Informação. Custodiar, organizar e difundir são as primordiais tarefas do que se habituou chamar de Três Marias da Ciência da Informação, e para que o ciclo
Publicado em: 2010
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6. Verdade ou mentira? Considerações sobre o flagrante, o pseudoflagrante e a composição na fotografia de German Lorca / Verdade ou mentira? Considerações sobre o flagrante, o pseudoflagrante e a composição na fotografia de German Lorca
Esta pesquisa intitulada Verdade ou mentira? Considerações sobre o flagrante, o pseudoflagrante e a composição na fotografia de German Lorca, tem como assunto a fotografia de rua que o fotógrafo paulistano German Lorca realizou entre o final da década de 1940 e início dos anos 1950, no âmbito do Foto-Cine Clube Bandeirante. O estudo demonstra a manei
Publicado em: 2006
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7. Espetáculos da diferença: a Exposição Antropológica Brasileira de 1882
Resumo:A Exposição Antropológica Brasileira, celebrada em 1882 no Museu Nacional do Rio de Janeiro, é analizada aqui como um intento monumental e espetacular de revalorizar a iconografia indianista do Império que na época parecia ter-se tornado redundante. A evidência material da "realidade" indígena exigia uma reavaliação da utilidade do índio co
Topoi (Rio J.). Publicado em: 2004-12