Verdade ou mentira? Considerações sobre o flagrante, o pseudoflagrante e a composição na fotografia de German Lorca / Verdade ou mentira? Considerações sobre o flagrante, o pseudoflagrante e a composição na fotografia de German Lorca
AUTOR(ES)
Daniela Maura Abdel Nour Ribeiro da Silva
DATA DE PUBLICAÇÃO
2006
RESUMO
Esta pesquisa intitulada Verdade ou mentira? Considerações sobre o flagrante, o pseudoflagrante e a composição na fotografia de German Lorca, tem como assunto a fotografia de rua que o fotógrafo paulistano German Lorca realizou entre o final da década de 1940 e início dos anos 1950, no âmbito do Foto-Cine Clube Bandeirante. O estudo demonstra a maneira como Lorca utiliza-se do flagrante e de seu falseamento (denominado livremente de pseudoflagrante na dissertação), muitas vezes enfatizando a composição da fotografia por meio do corte. A fim de atingir esse objetivo a dissertação fundamenta-se em questões que remontam à tradição da busca da representação do movimento na arte ocidental, passando pela fotografia de rua que vem sendo praticada desde meados do século XIX, no exterior e no Brasil. Assim, mostra como noções implícitas nesse amplo contexto teriam servido de parâmetros para a produção das cenas cotidianas de German Lorca, dentro da fotografia moderna brasileira.
ASSUNTO(S)
german lorca fotografia moderna brasileira german lorca modern brazilian photography pseudosnapshot fotografia de rua snapshot flagrante pseudoflagrante street photography
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