Folclore
Mostrando 13-24 de 178 artigos, teses e dissertações.
-
13. Pianos, Violões e Batuques: caminhos da invenção artística e folclórica da música negra na Amazônia paraense (1923-1940)
Resumo O artigo aborda a produção de músicas ligadas ao tema do negro por pianistas paraenses, compositores de canções de projeção folclórica voltadas para assuntos amazônicos, entre as décadas de 1920 e 1940. As trajetórias artísticas de Waldemar Henrique e de Gentil Puget indicam os caminhos que artistas vanguardistas das primeiras décadas do
História. Publicado em: 03/12/2018
-
14. Tradição e experimentalismo: a dança dos sentidos na música popular
Resumo Este pequeno ensaio é uma discussão sobre os significados da expressão música popular. Nosso ponto de partida provém das constatações de Richard Middleton sobre a polissemia da música popular. No entanto, problematizamos as questões de Middleton quando o cotejamos com a perspectiva dos Estudos Culturais sobre o que se entende por cultura popu
História. Publicado em: 03/12/2018
-
15. ARQUIVOS E OBJETOS SONOROS ETNOGRÁFICOS: A COLEÇÃO FONOGRÁFICA DE LUIZ HEITOR CORRÊA DE AZEVEDO
Resumo O artigo problematiza o papel das coleções fonográficas e uso de gravações sonoras em pesquisas etnográficas. A primeira parte trata do impacto da invenção do fonógrafo em pesquisas etnográficas e investiga os diferentes sentidos atribuídos aos arquivos fonográficos pela antropologia e etnomusicologia. A segunda parte consiste num relato d
Sociol. Antropol.. Publicado em: 2018-08
-
16. O BANJO, A ABELHA E AS FLORES: ENTREVISTA COM ANTHONY SEEGER
Resumo A riqueza e multiplicidade de aspectos da trajetória profissional de Anthony Seeger expressam-se nesta entrevista realizada no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia, em 5 de maio de 2015. A forte ligação de Seeger com o banjo conduz a conversa que percorre seus laços familiares e musicais; seu encontro com a antropologia na Uni
Sociol. Antropol.. Publicado em: 2018-08
-
17. O fandango de chilenas e suas transformações no tempo
RESUMO O fandango de chilenas é um dos três tipos de fandangos que classificamos como “fandangos caipiras”. Esses foram ignorados pela maioria dos principais folcloristas brasileiros. Como consequência disso, não houve, além do trabalho de Rossini Tavares de Lima (1954) sobre os fandangos de chilenas, pesquisas relevantes do ponto de vista social ou
Estud. av.. Publicado em: 2017-05
-
18. A escrita e o “popular” A Antologia do folclore cearense e a fabricação de um autor
Resumo: Em 1968. o folclorista cearense Florival Seraine publicou a Antologia do folclore cearense, em um momento em que o folclore estava integrado às políticas públicas de cultura por meio da Campanha de Defesa do Folclore Brasileiro, criada em 1958 pelo governo federal. O presente artigo analisa como Seraine utilizou a escrita não apenas para inventar
Tempo. Publicado em: 2017-04
-
19. Com o diabo no corpo: os terríveis papagaios do Brasil colônia
RESUMO Desde a Antiguidade, papagaios, periquitos e afins (Psittacidae) fascinaram os europeus por seu vivo colorido e uma notável capacidade de interação com seres humanos. A descoberta do Novo Mundo nada faria além de acrescentar novos elementos ao tráfico de animais exóticos há muito estabelecido pelos europeus com a África e o Oriente. Sem possui
An. mus. paul.. Publicado em: 2017-04
-
20. LIMITES DO PROJETO MODERNISTA: Guerra-Peixe entre o folclore e os grandes centros
RESUMO O artigo parte da mudança de orientação estética do compositor César Guerra-Peixe, na virada dos anos 1940 para os anos 1950, para empreender uma discussão sobre as relações entre técnica composicional e pesquisa folclórica junto aos compositores brasileiros do período. A ideia de que a música brasileira seria marcada por “limitações�
Novos estud. CEBRAP. Publicado em: 2017-03
-
21. Do Folclorismo à História da Cultura na Amazônia: o percurso construído por Vicente Salles
Resumo Este artigo tem como objetivo analisar parte da trajetória intelectual do pesquisador e folclorista paraense Vicente Salles (1931-2013), nos estudos sobre o folclore. Examina-se como surgiu e se intensificou o interesse de Salles pelo folclore amazônico (em especial, o paraense), as suas primeiras pesquisas de campo, como o autor interpretou os conc
Bol. Mus. Para. Emílio Goeldi. Ciênc. hum.. Publicado em: 2017-01
-
22. MEMÓRIA E IMAGINÁRIO: A HERANÇA AÇORIANA NA ESCRITA DE CECÍLIA MEIRELES
Resumo Este trabalho procura examinar a obra de Cecília Meireles sob a perspectiva da presença, na sua escrita, de uma herança cultural portuguesa, sobretudo açoriana, transmitida pela avó, imigrante da ilha de São Miguel. Aponta também, nessa herança, a presença de Índia na produção literária ceciliana, interesse também despertado pelas memór
Alea. Publicado em: 2016-12
-
23. A CONSTRUÇÃO SOCIAL DO FANDANGO COMO EXPRESSÃO CULTURAL POPULAR E TEMA DE ESTUDOS DE FOLCLORE
Resumo O artigo propõe um olhar antropológico sobre a profunda participação dos estudos de folclore e de categorias usadas por estes estudiosos nas construções de sentido e dinâmicas do fandango, expressão popular comum no litoral sul e sudeste brasileiro, especialmente nos estados do Paraná e de São Paulo. Revisitando obras e processos de pesquisa
Sociol. Antropol.. Publicado em: 2016-08
-
24. A ANTROPOLOGIA EM PORTUGAL E O ENGLOBAMENTO DA CULTURA POPULAR
Este artigo explora alguns aspectos do desenvolvimento do campo de estudos da cultura popular em Portugal. Usa como contraponto o caso brasileiro, onde essa tradição se desenvolveu no quadro disciplinar do folclore, pensado como distinto da antropologia. Em Portugal, embora essa tradição tenha começado por ter um recorte substancialmente folclorista, no
Sociol. Antropol.. Publicado em: 2016-08