Flauta Doce
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1. CONSTRUINDO A DOCÊNCIA COM A FLAUTA DOCE: O PENSAMENTO DE PROFESSORES DE MÚSICA / CONSTRUING TEACHING WITH THE RECORDER: THE MUSIC TEACHERS THINKING
This master thesis was developed within the Line of Research Education and Arts (LR4) from the Postgraduate Program in Education at Federal University of Santa Maria (UFSM) and is part of the research group FAPEM Formation, Action and Research in Musical Education of UFSM. The research had as overall objective to investigate the thinking of four music teache
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/03/2012
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2. Música e ato / Musician and act
O presente trabalho é divido em três partes. A primeira é uma exposição crítica da formação do músico intérprete, forjada na metodologia do Conservatório pós-Revolução Francesa e estabelecida no Romantismo. Compara-se essa "mentalidade" à noção da "sociedade disciplinar", "sociedade dos corpos dóceis", desenvolvida por Michel Foucault (2007
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/02/2012
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3. Sonetos de Amor de Adami, para flauta doce e piano: análise e performance
Este trabalho analisa e discute a construção da performance de Sonetos de Amor, obra de Felipe Kirst Adami para flauta doce e piano composta em 1999. A composição foi inspirada na obra poética Cien Sonetos de Amor de Pablo Neruda, tendo sido registrada no CD Sonetos de Amor e Morte, de Luciane Cuervo. Neste texto, a pesquisadora e intérprete reflete so
Per musi. Publicado em: 2012-12
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4. Estudo acústico de tubos de dimensões idênticas e materiais diferentes utilizando bocais de flauta doce e flauta transversal
Even though scientists have shown so far that the materials used in the construction of flutes has little interference in their respective sound characteristics, it seems that there is more to be discussed, because many musicians still insist that the material used in the construction of flutes influences significantly the sound produced. Thus, aiming to sea
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 19/08/2011
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5. Silvestro Ganassi : obra intitulada Fontegara : um estudo sistemático do tratado abordando aspectos da técnica da flauta doce e da música instrumental do Século XVI / Silvestro Ganassi : Opera intitulata Fontegara : a systematic study of the treatise with commentaries on recorder technique and sixteenth century instrumental music
This work consists in a study and a translation of the treatise Opera Intitulata Fontegara, written by Silvestro Ganassi dal Fontego, player of the Most Illustrious Signoria of Venice. This treatise is the first complete and detailed work about recorder technique and the art of diminution. It was printed by the author himself in 1535 and dedicated to Andrea
Publicado em: 2010
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6. A influência da rolha de cortiça e do stopper de nylon na qualidade sonora da flauta transversal: a percepção de um grupo de flautistas
Nos séculos XX e XXI, surgiram novas tecnologias de vedação do tubo da flauta transversal, com o objetivo de substituir a tradicional rolha de cortiça. Os fabricantes dos modelos de vedação diferenciados associam diversas mudanças positivas, na sonoridade do instrumento, ao uso dos novos modelos de vedação, apesar de não existirem pesquisas cientí
Publicado em: 2010
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7. Musicalidade na performance com a flauta doce
A presente pesquisa acompanha o processo de aprendizagem da flauta doce de um grupo de dezessete sujeitos, com idades entre nove e treze anos, que participa de um projeto de extensão oferecido por uma escola pública de Ensino Fundamental e Médio em Porto Alegre, buscando compreender como se dá o desenvolvimento da musicalidade. Apóia-se na concepção d
Publicado em: 2009
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8. Flauta doce e a arte de preludiar: tradução comentada do tratado LArt de Preluder (1719) de Jacques Martin Hotteterre - Le Romain / Flauta doce e a arte de preludiar: tradução comentada do tratado LArt de Preluder (1719) de Jacques Martin Hotteterre - Le Romain
Esta dissertação consiste na tradução comentada do tratado LArt de Preluder de Jacques Martin Hotteterre - Le Romain (1674-1763), publicado em Paris em 1719. Este trabalho teve como objetivo ampliar a literatura em língua portuguesa para a flauta doce, tornando-o acessível aos estudantes de música e principalmente aos instrumentistas de sopro que se p
Publicado em: 2009
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9. Para compreender sujeitos com dificuldades de aprendizagem : um percurso reflexivo para a autoestima na educação musical
Esta pesquisa tem como objetivo principal verificar que ações musicais são adequadas ao perfil de sujeitos com dificuldades de aprendizagem, dedicando um olhar à autoestima durante o processo de ensino-aprendizagem musical. Utiliza na análise ideias de Jean Piaget, e outros autores ligados ao pensamento piagetiano e da autoestima na aprendizagem. O trab
Publicado em: 2009
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10. The recorder in the one process of musical initiation of the elder citizens / A flauta doce em um processo de musicalização na terceira idade
Esta pesquisa-ação, de paradigma qualitativo, discute o processo de musicalização na terceira idade, abordando alguns procedimentos metodológicos que podem ser utilizados como meio de propiciar uma melhor condição de vida ao idoso. Para o desenvolvimento da pesquisa foi escolhida a flauta doce como instrumento musicalizador. No processo de seleção d
Publicado em: 2008
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11. A flauta doce em um processo de musicalização na terceira idade / The recorder in the one process of musical initiation of the elder citizens
Esta pesquisa-ação, de paradigma qualitativo, discute o processo de musicalização na terceira idade, abordando alguns procedimentos metodológicos que podem ser utilizados como meio de propiciar uma melhor condição de vida ao idoso. Para o desenvolvimento da pesquisa foi escolhida a flauta doce como instrumento musicalizador. No processo de seleção d
Publicado em: 2008
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12. Fala flauta : a study of tonguing syllabes indicated by Silvestro Ganassi (1535) and Bartolomeo Bismantova (1677) and their use by brazilian recorder players / Fala flauta : um estudo sobre as articulações indicadas por Silvestro Ganassi (1535) e Bartolomeo Bismantova (1677) e sua aplicabilidade a interpretes brasileiros de flauta doce
This study investigates the use of syllable tonguing in recorder performance during the Italian Renaissance and Baroque periods through the analyses of the Fontegara (1535) treatise, by Silvestro Ganassi and the Compendio Musicale (1677) treatise, by Bartolomeo Bismantova. For a comprehensive understanding of this subject, first it was defined how recorder t
Publicado em: 2008