A influência da rolha de cortiça e do stopper de nylon na qualidade sonora da flauta transversal: a percepção de um grupo de flautistas

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

Nos séculos XX e XXI, surgiram novas tecnologias de vedação do tubo da flauta transversal, com o objetivo de substituir a tradicional rolha de cortiça. Os fabricantes dos modelos de vedação diferenciados associam diversas mudanças positivas, na sonoridade do instrumento, ao uso dos novos modelos de vedação, apesar de não existirem pesquisas científicas comprovando essas impressões. Essa pesquisa buscou verificar a percepção de 23 flautistas em relação à rolha de cortiça, comparando-a com um modelo de vedação feito de nylon (chamado de stopper), fabricado em São Paulo, pelo luthier Luiz Carlos Tudrey. Para verificar a opinião dos flautistas, foram feitos testes em que os 23 músicos envolvidos experimentaram dois bocais distintos (um deles com a rolha inserida; o outro com o stopper), sem saberem qual dos dois tipos de vedação estava sendo testado. Cada flautista executou cinco trechos musicais, e respondeu a um questionário com 22 perguntas referentes aos trechos tocados. Os testes foram realizados e gravados no estúdio da Escola de Música da UFMG. Os resultados dos testes mostraram que, em 84% das perguntas realizadas, os flautistas perceberam diferença entre o stopper e a rolha. Apesar desse alto índice de percepção de diferenças, a preferência pelo uso do stopper foi apenas 4% maior do que a preferência pela rolha. Além dessa análise geral dos dados, foram feitos gráficos e cálculos de porcentagem específicos, referentes a cada um dos trechos musicais e a cada resposta obtida por meio dos questionários. O áudio gravado durantes os testes foi utilizado para a realização de espectrogramas, com o objetivo de verificar se havia diferença no espectro sonoro, tanto da rolha, quanto do stopper. Constatou-se, no entanto, que não é possível definir um padrão de ocorrência e intensidade de harmônicos da rolha ou do stopper, e que as diferenças observadas nos espectrogramas são mais significativas de flautista para flautista, do que de rolha para stopper.

ASSUNTO(S)

musica analise, apreciação teses musica performance. musica teses. flauta doce instrução e ensino.

Documentos Relacionados