Filmes Politicos
Mostrando 1-12 de 21 artigos, teses e dissertações.
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1. Os cinemas negros brasileiros e a transformação da imagem: percursos de um termo estético-político
Resumo O presente artigo discute os processos históricos, políticos e sociais que favoreceram a difusão de festivais, mostras, encontros, cineclubes e coletivos de cinema/audiovisual negro na última década no Brasil. O texto aponta como a maior formação técnica e artística de pessoas negras diante da democratização e expansão do ensino superior,
Sociedade e Estado. Publicado em: 2022
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2. Entradas e saídas de uma cultura de violência - “A fita branca” e “O desertor”: duas representações fílmico-literárias no mundo de língua alemã
Resumo: Dois filmes mostram os enormes desafios morais e políticos da memória na Alemanha da primeira metade do século XX, nos quais não só o indivíduo, mas também a sociedade como um todo foram expostos à capacidade de julgar com independência e humanidade. O primeiro filme é “The white ribbon” (Michael Haneke, 2009), que se passa no início d
Tempo. Publicado em: 2022
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3. DE DOCUMENTOS ETNOGRÁFICOS A DOCUMENTOS HISTÓRICOS: A SEGUNDA VIDA DOS REGISTROS SOBRE OS XETÁ (PARANÁ, BRASIL)
Resumo Na metade do século passado, os Xetá, grupo indígena de língua tupi-guarani, violentado de diferentes formas, teve consolidado o contato com os brancos, na serra dos Dourados, no noroeste do estado do Paraná. Naquela ocasião, José Loureiro Fernandes e Vladimir Kozák, pesquisadores da Universidade Federal do Paraná, realizaram expedições ao
Sociol. Antropol.. Publicado em: 2018-08
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4. A infância como solidão: mutações da experiência educacional contemporânea
RESUMO: Tendo como objeto de análise dois filmes do diretor e roteirista japonês Hirokazu Kore-Eda -
Ninguém pode saber (2004) eO que eu mais desejo (2011) -, o presente ensaio almeja um tipo particular de problematização da experiência educacional contemporânea. As discussões, amparadas na teoriza�Educ. Soc.. Publicado em: 2015-06
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5. O problema do estilo na obra de José Mojica Marins
Mais conhecido cineasta brasileiro de horror, José Mojica Marins tem uma obra vasta, na qual transitou por outros gêneros fílmicos, como o western e o sexo explícito. Ele trabalhou dentro de modos de produção distintos, usou diversas tecnologias e lidou com mudanças profundas no círculo de colaboradores. Tudo isso teve como consequência certa hetero
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2013-12
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6. A poética e a política no cinema de Glauber Rocha e Sembene Ousmane / The poetic and the politic from Glauber Rocha and Sembene Ousmane
Discutimos os projetos cinematográficos e políticos de Glauber Rocha e Sembene Ousmane à luz do diálogo em imagens. Assim, centramos nossa análise em dois filmes: Der Leone have sept cabeças (1969-70), de Glauber, e Ceddo (1976), de Sembene. À maneira dos historiadores, estes cineastas recorreram ao passado para problematizar o presente. Em Ceddo, Sem
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 18/05/2012
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7. Divergent imagery, historic \"conciliation\": memory, melodrama and documentary in the movies Four days in September and Hércules 56 / Imagens divergentes, \"conciliação\" histórica: memória, melodrama e documentário nos filmes O que é isso, companheiro: E Hércules 56
O melodrama histórico O que é isso, companheiro? (Bruno Barreto, 1997) e o documentário Hércules 56 (Silvio Da-Rin, 2006) adotam gêneros cinematográficos distintos para representar uma das mais importantes ações da luta armada durante o regime autoritário no Brasil (1964-1985): o sequestro do embaixador dos EUA, Charles Elbrick, promovido por MR-8 e
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 09/04/2012
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8. A construção de uma memória do regime militar: uma análise do filme "O que é isso companheiro?"
O trabalho tem por objetivo analisar como o filme O que é isso, companheiro? construiu uma memória do regime militar, tendo como foco a ação de jovens grupos armados contra o governo ditatorial. Baseado no livro homônimo do militante Fernando Gabeira publicado no final dos anos 1970, momento marcado por uma intensa produção memorialística sobre aquel
Publicado em: 28/03/2012
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9. Audiodescrição de filmes: experiência, objetividade e acessibilidade cultural
O objetivo do artigo é propor diretrizes para a audiodescrição, levando em conta peculiaridades cognitivas, bem como fatores sociais e políticos da vida de pessoas com deficiência visual. O artigo discute a experiência de assistir a um filme e analisa o problema da familiaridade com o cinema, com a narrativa de cada filme e com a própria técnica da a
Fractal : Revista de Psicologia. Publicado em: 2012-04
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10. Argumentos, conhecimentos e valores em respostas a questões sociocientíficas - um caso no ensino fundamental / Arguments, knowledge and values in answers to socioscientific issues - a case in the Elementary School
Neste trabalho, analiso em que medida estudantes do 5º ano do ensino fundamental de uma escola particular do município de São Paulo se apropriam dos conceitos científicos veiculados por um filme infanto-juvenil (Os Sem Floresta, 2006) na construção de seus discursos argumentativos e se, também, utilizam padrões morais e valores em seus textos por se
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 09/12/2010
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11. O cinema de Ken Loach e a refuncionalização de materiais estético-políticos / The cinema of Ken Loach and the refunctionalization of aesthetic-political materials
Esta pesquisa visa compreender o projeto estético-político do cineasta inglês Ken Loach dentro da história da arte política, e como fruto de um processo histórico de crise da Esquerda e fragmentação da classe trabalhadora, intensificado durante a segunda metade do século XX. Observamos de que maneira a obra de Ken Loach estabelece relações entre a
Publicado em: 2010
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12. Para além do cinema: o cineclubismo de Belo Horizonte (1947-1964)
O cineclubismo de Belo Horizonte, surgido em meados do século passado, corresponde a espaços de importantes conexões existentes entre estética e política via cinema, sobretudo por ter desempenhado um importante papel no que tange à produção e difusão de teorias, críticas, linguagens e escolas cinematográficas até então consolidadas. Tal situaç�
Publicado em: 2010