Expressao Vocal
Mostrando 1-12 de 42 artigos, teses e dissertações.
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1. Percepção da voz em professoras: narrativas de vida entre os espaços do trabalho e do coro cênico
RESUMO Objetivo Investigar a percepção do uso da voz como ferramenta de trabalho e instrumento de expressão de arte, num coro de professoras da Educação Infantil. Método Pesquisa qualitativa, método etnográfico, produção e análise de diário de campo e observação participante. Cinco narrativas de história de vida elaboradas com professoras pa
CoDAS. Publicado em: 25/04/2019
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2. Expressividade vocal e corporal para falar bem no telejornalismo: resultados de treinamento
RESUMO Objetivo: descrever as mudanças dos recursos vocais e gestuais de uma simulação de passagem de reportagem para a televisão após treinamento fonoaudiológico para estudantes de Jornalismo. Métodos: estudo longitudinal, no qual participaram 23 estudantes de um curso de Comunicação Social, de ambos os gêneros, com média de idade de 22 anos. U
Rev. CEFAC. Publicado em: 2016-04
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3. Postura corporal, voz e autoimagem em cantores líricos
A consciência corporal é um pré-requisito imprescindível na manutenção da postura e na elaboração da gestualidade vocal e corporal para os cantores líricos. O objetivo desse estudo foi discutir sobre as relações entre signos posturais e vocais com a autoimagem em cantores líricos. Para tanto, foi realizada uma discussão semiológica baseada na F
Per musi. Publicado em: 2015-06
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4. Body posture, voice and self-image in opera singers / Postura corporal, voz e autoimagem em cantores líricos
O canto lírico é uma atividade que requer refinamento da coordenação motora, para obter controle da postura durante a emissão vocal, e consciência corporal para garantir harmonização dos gestos com a autoimagem. Muitas vezes, a dificuldade em promover ajustes na postura pode comprometer a qualidade e o controle da voz. Isto ocorre devido à estreita
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 11/12/2012
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5. A Voz e o Campo de Visão / The Voice and the Field of Vision
This research focuses on studying the actors voice in the improvisational game developed by PhD. Marcelo Lazzaratto called Field of Vision, which has only one rule in its dynamics: follow any movement that appears on the field of vision of the actor. As the Field of Vision is a very simple and vast game, many aspects that make up the voice of the actor in fi
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 21/08/2012
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6. Sonho de uma noite de verão: recriações, autonomias e abismos
O presente projeto de pesquisa em artes cênicas tem como objetivos principais a construção de um processo criativo sobre a peça Sonho de uma noite de verão, de William Shakespeare, e a análise dos registros e documentações à luz das teorias e conceitos que situam o Teatro em sua contemporaneidade. Estimula a criação cênica partindo da experimenta
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 15/03/2012
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7. Singing as th expression of anindividuality / Canto como expressão de uma individualidade
Este trabalho busca refletir sobre a questão da percepção corporal na formação do cantor e na construção da expressividade na prática do canto. Apoia-se na ideia de que cada corpo carrega sua história e que o canto se faz na materialidade da voz moldada pelos movimentos desse corpo. Procurando resgatar a conexão entre corpo e emoção/pensamento/se
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/02/2012
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8. Eficiência de algoritmos distintos de mineração de dados para a classificação de nível de estresse em leitões pela sua vocalização
Entre os desafios da suinocultura no atual mercado competitivo, destaca-se a rastreabilidade do produto, que garante, entre muitos pontos, a questão do bem-estar animal. A vocalização é uma ferramenta útil para identificar situações de estresse em suínos e pode ser usada em registros de bem-estar, em processos de rastreabilidade. Este trabalho teve o
Engenharia Agrícola. Publicado em: 2012-04
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9. A conexão orgânica corpo-voz-som em processo de atuação, com base em Delsarte, Dalcroze, Artaud e Grotowski
Ce mémoire a comme objet central l´investigation de la connexion organique corps-voix-son dans le processus de jeu de l´acteur considérant des variables d´interprétation qui caractérisent cette connexion. Dans un premier moment on a travaillé avec lhypothèse que le corps-voix-son présente trois instances qui coexistent, chacune avec des spécificit
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/08/2011
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10. Correlação entre ansiedade e performance comunicativa
OBJETIVO: Investigar a correlação entre ansiedade-traço, ansiedade-estado e parâmetros vocais. MÉTODOS: Participaram 24 adultos, 12 homens e 12 mulheres, com idades entre 19 e 42 anos e sem antecedentes psiquiátricos. O escore do Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE), principalmente o Ansiedade-Traço, possibilitou a divisão dos participantes
Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Publicado em: 2011-12
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11. Reflexões sobre o ensino-aprendizagem da expressão vocal no teatro
Esta pesquisa propõe uma análise e uma reflexão sobre as relações entre o ensino-aprendizagem da expressão vocal no âmbito do teatro com foco na formação vocal do ator e o confronto com alguns conceitos relacionados às pedagogias do ator e às pedagogia da voz presentes nas obras do pesquisador polonês Jerzy Grotowski (1933-1999) e da fonoaudiólo
Publicado em: 2011
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12. A perspectiva orgânica da ação vocal no trabalho de Stanislavski, Grotowski e Brook
O território de investigação desse trabalho é a ação vocal. O tema é analisado no trabalho dos diretores Constantin Stanislavski, Jerzy Grotowski e Peter Brook cujos procedimentos e princípios convergem para um ponto de interseção: o que Grotowski nomeou de polo orgânico das técnicas de atuação. A pesquisa investiga não somente os procedimento
Publicado em: 2011