Estudo De Violino
Mostrando 1-12 de 31 artigos, teses e dissertações.
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1. Em busca da identidade dos instrumentos musicais no Brasil: um estudo exploratório da literatura de cordel
RESUMO O presente trabalho procura, em consulta a uma coleção de 2340 obras da Literatura de Cordel, explorar identidades culturais presentes nos instrumentos musicais aparentemente mais populares junto à população cultora de tal forma literária - sertão nordestino e parte da Região Norte do Brasil - desde o final do século XIX até o presente. Há
An. mus. paul.. Publicado em: 2017-04
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2. Usabilidade de espaleiras de violino e viola
ResumoOs atributos necessários para o desenvolvimento de produtos podem ser avaliados e verificados por meio da usabilidade. No caso dos músicos de violino e viola, acessórios como a espaleira são necessários para melhorar o posicionamento, minimizar a tensão muscular na região do pescoço e liberar a mão esquerda para a digitação das notas. Mesmo
Per musi. Publicado em: 2015-12
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3. Razão de chance de ocorrência de dor, variáveis posturais e disfunção em violinistas na cidade de São Paulo / Odds ratio of occurrence of pain, postural changes, and disabilities of violinists in São Paulo
A relação entre músicos e dores musculoesqueléticas é cada vez mais comum em centro de estudos musicais, tais como, universidades e orquestras. O objetivo desta dissertação foi analisar a razão de chance de ocorrência de dor, variáveis posturais e disfunção em violinistas na cidade de São Paulo. Foram avaliados 38 violinistas com idade de 21.5 �
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 17/05/2012
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4. Avaliação da postura corporal de violinistas e violistas
Para a prática instrumental há necessidade de acessórios, como a partitura e estante. Assim como em computadores, o trabalho dos músicos necessita ajustes para que posturas desnecessárias não sejam adotadas ao longo da jornada das atividades, causando fadiga ou problemas futuros. O objetivo deste estudo foi avaliar a distância visual, o ângulo visual
Per musi. Publicado em: 2012-12
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5. A Chaconne para violino solo BWV 1004 de J.S. Bach: as poéticas da persuasão
Este trabalho consiste em um estudo sobre a Chaconne da Partita II para violino solo BWV 1004, de J.S.Bach. Contém uma reflexão sobre o papel da retórica e de conceitos sobre afetos na música barroca. Essa reflexão é fundamentada em obras de Aristóteles, Deleuze e Guattari. Baseada nessa reflexão, é realizada uma análise musical da Chaconne de J.S.
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 07/12/2011
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6. Eu amo violino! crianças de escola pública que estudam violino
Estudar violino, que a princípio parece algo muito longe das crianças na atualidade, principalmente crianças que estudam em escolas públicas, pode não ser algo tão distante do conhecimento deles como se pressente. O violino é o representante da orquestra e aparece de maneira pontual em várias ocasiões nos programas televisivos e nos concertos em par
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/10/2011
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7. Cinco abordagens sobre a identidade da Rabeca
A rabeca é um cordofone tangido por um arco. A introdução desse instrumento no Brasil é atribuída a portugueses e espanhóis. Sua origem mais remota é creditada à rabeca medieval. A presente dissertação aborda alguns aspectos da Rabeca na Região Nordeste. Inicia com um breve histórico sobre os antecedentes da rabeca na Europa. Apresenta caracterí
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 06/05/2011
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8. Orquestração e instrumentação no nacionalismo: Um estudo de quatro obras representativas do repertório sinfônico brasileiro / Instrumentation and orchestration in nationalism: a study of four representative works of the brasilian symphonic repertoire
Este estudo investiga a orquestração e a instrumentação de quatro peças que se figuram dentro da escola nacionalista brasileira, com o objetivo de conhecer as influências externas, os traços criativos, semelhanças e suas particularidades. As quatro obras são: Série Brasileira (1888-1896) de Alberto Nepomuceno (1864-1920), Choros n10 (1926) de Heito
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/03/2011
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9. Instrumentation and orchestration in nationalism: a study of four representative works of the brasilian symphonic repertoire / Orquestração e instrumentação no nacionalismo: Um estudo de quatro obras representativas do repertório sinfônico brasileiro
This research analyzes the orchestration and instrumentation of four pieces that appear within the nationalist school of Brazil, looking for its external influences, creative processes, similarities, differences and particularities. The four works are: Série Brasileira (1888-1896) by Alberto Nepomuceno (1864-1920), Choros n10 (1926) by Heitor Villa-Lobos (1
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/03/2011
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10. Tiger Rag na interpretação do Le Quintette du Hot Club de France: história, análise e práticas de performance
Estudo sobre a assimilação do jazz na cultura popular francesa dos anos de 1930 e criação de uma sociedade de entusiastas desse estilo, especialmente em torno do Le Quintette du Hot Club de France. A transcrição e análise de Tiger Rag, música dos membros da Original Dixieland Jazz Band (Nick La Rocca, Eddie Edwards, Tony Sbarbaro, Larry Shields e Har
Per musi. Publicado em: 2011-06
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11. Scherzo-Tarantella de Henryk Wieniawski : um plano de estudo
O presente trabalho reflete sobre a necessidade de estudo organizado para os músicos profissionais. Apresenta exercícios específicos para a obra Scherzo-Tarantella, de Henryk Wieniawski, conforme as propostas de Simon Fischer em seu livro Practice. As recomendações de Robert Gerle e Harald Jorgensen foram utilizadas na elaboração de um modelo de estud
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011
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12. Flausino Vale e Marcos Salles: influências da escola franco-belga em obras brasileiras para violino solo / Flausino Vale and Marcos Salles : influences of Franco-Belgian School on Brazilian works for solo violin
Marcos Salles (1885-1965) e Flausino Vale (1894-1954) compuseram para violino desacompanhado no início do século XX, possivelmente inaugurando a escrita sistemática para violino solo por brasileiros natos. Obras destes dois amigos violinistas são aqui divulgadas, identificando-se a influência da escola franco-belga na história técnica e literária do
Publicado em: 2010