A Chaconne para violino solo BWV 1004 de J.S. Bach: as poéticas da persuasão
AUTOR(ES)
Victor Melo Vale
FONTE
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
DATA DE PUBLICAÇÃO
07/12/2011
RESUMO
Este trabalho consiste em um estudo sobre a Chaconne da Partita II para violino solo BWV 1004, de J.S.Bach. Contém uma reflexão sobre o papel da retórica e de conceitos sobre afetos na música barroca. Essa reflexão é fundamentada em obras de Aristóteles, Deleuze e Guattari. Baseada nessa reflexão, é realizada uma análise musical da Chaconne de J.S. Bach. A análise revelou que um traço relevante dessa obra é a presença de elementos opostos, antitéticos, o que é uma das características da estética musical barroca. Isso foi observado na forma como são empregados os modos (menor e maior), as texturas (densas e rarefeitas), as sensações de movimento (de alta e baixa energia cinética), os contextos melódicos (dissonantes e consonantes) e, particularmente, os afetos (dor-alegria; cólera-calma). Outros aspectos revelados na análise musical são ocorrências de recursos de chiaroscuro e elementos musicais que causam a sensação de tempo-eternidade
ASSUNTO(S)
bach, johann sebastian, 1685-1750. chaconne para violino solo bwv 1004. musica teses. música barroca análise, apreciação e interpretação
ACESSO AO ARTIGO
http://hdl.handle.net/1843/AAGS-8QKG82Documentos Relacionados
- Suíte Nº 1 para violoncelo solo de Max Reger e a escrita de J.S. Bach: relações de dependência e identidade de linguagem
- Ciaccona em ré menor BMW 1004 de J.S. Bach : um estudo das articulações e uma transcrição para violão
- Complexidade e Simplicidade: Paradoxo na Estrutura Composicional do Prelúdio da Suíte N. 5 para Violoncelo Solo de J.S. Bach
- Obituary: J.S. Charamis, MD.
- O processo de digitação para violão da Ciaccona BWV 1004 de Johann Sebastin Bach