Estetica Da Recepcao Teses
Mostrando 1-12 de 14 artigos, teses e dissertações.
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1. Merda de artista para além da iconoclastia
O presente artigo propõe um aprofundamento da crítica de Merda de artista (1961), de Piero Manzoni. Com o intuito de nos afastarmos da hipertrofia do aspecto iconoclasta atribuído à obra por parcelas substanciais da crítica, contextualizamos a edição a partir de sua relação com outras obras do artista e com a poética de importantes intercessores, n
ARS (São Paulo). Publicado em: 2020-04
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2. Memórias de tempos sombrios
resumo Nos anos 1960, Hans Robert Jauss propôs a renovação da história da literatura, a ser formulada desde a perspectiva do leitor, o que impulsionou a corrente teórica que denominou estética da recepção. Na década seguinte, dedicou-se ao estudo das relações entre interpretação hermenêutica e experiência estética. Nos anos 1990, foi revelado
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2017-12
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3. Das artes da pena e do pincel: caligrafia e pintura em manuscritos no século XVIII
A presente tese e uma reflexao sobre os significados, os usos e a producao de manuscritos adornados no Brasil durante o seculo XVIII, tendo como fonte de analise principal os livros de compromisso de irmandades leigas. A pratica colonial e inserida no contexto internacional da cultura escrita da Era Moderna, especialmente em sua relação com a experiencia i
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 15/07/2011
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4. Literature Luso-African-Brazilian: the reader-child from object to subject of the reception. / Literatura luso-afro-brasileira: o leitor-criança de objeto a sujeito na recepção
O corpus desta dissertação tem por objetivo a análise das obras A Maior flor do Mundo de José Saramago, O Gato e o Escuro de Mia Couto e O Mistério do Coelho Pensante de Clarice Lispector para o público infantil. A análise empreendida tem como referencial teórico a Estética da Recepção de Hans Robert Jauss e a Teoria do Efeito Estético de Wolfgan
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/03/2011
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5. Comunicação estética na arte contemporânea: mediação e institucionalidade / Aesthetic communication in contemporary art: mediation and institutionality
Este texto reflete sobre os processos de comunicação constituidores da relação obra-espectador, tratando a mediação em sua forma ampliada. A recepção de uma obra se organiza por inúmeros canais comunicativos equivalentes aos vários modos possíveis de sua presença. Esses vetores são permeados por fatores que envolvem o público a partir do ponto
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/03/2010
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6. Para além do cinema: o cineclubismo de Belo Horizonte (1947-1964)
O cineclubismo de Belo Horizonte, surgido em meados do século passado, corresponde a espaços de importantes conexões existentes entre estética e política via cinema, sobretudo por ter desempenhado um importante papel no que tange à produção e difusão de teorias, críticas, linguagens e escolas cinematográficas até então consolidadas. Tal situaç�
Publicado em: 2010
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7. Limites do sentido:: hermenêutica literária e o papel do leitor na contemporaneidade
Esta dissertação propõe uma reflexão sobre as condições de emergência do sentido, reflexão que demanda aqui a pesquisa de dois temas: a hermenêutica do texto literário e o papel do leitor diante desse texto, pensados a partir das Estéticas da Recepção e do Efeito - representadas respectivamente pelas teorias de Hans Robert Jauss e de Wolfgang Is
Publicado em: 2009
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8. Friedrich Holderlin :: a sobredeterminação política do estético na construção do cânone enquanto gesto tributário da recepção
Esta dissertação visa a evidenciar como a construção de um cânone pode ser tributária da historicidade de sua recepção. Nas perspectivas abertas por Hans Robert Jauss, segundo as quais a historicidade da literatura é produzida pela experiência dinâmica e permanente da obra com seus leitores, nós nos comprometemos a mostrar a importância do estud
Publicado em: 2008
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9. Antinarratividade e metafísica negativa na obra crítica e literária de Giorgio Manganelli
Esta tese analisa a obra literária e crítica do escritor italiano Giorgio Manganelli a partir de duas noções-chave: antinarrativa e metafísica negativa. Com o termo antinarrativa designam-se os procedimentos de construção textual que buscam evitar a linearidade e a teleologia do pensamento nas obras ficcionais. Pelo predomínio de figuras como o parad
Publicado em: 2008
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10. Marginalidade Literária: um olhar sobre a escrita de dois autores latino-americanos
Este trabalho propõe uma discussão sobre o conceito de marginalidade literária e seu sentido operativo a partir da análise de elementos estéticos, temáticos, técnicos, estilísticos, sociais e culturais de duas obras: O rei de Havana , do escritor cubano Pedro Juan Gutiérrez, e Feliz ano novo , do brasileiro Rubem Fonseca. Percorremos um caminho que
Publicado em: 2008
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11. Objeto ambíguo: arte e estética na experiência contemporânea, segundo H. R. Jauss
Este trabalho examina a Estética da Recepção de Hans Robert Jauss como alternativa teórica para a arte e a experiência estética moderna e contemporânea. A princípio analisamos sua proposta de um novo paradigma de investigação histórica da arte para, logo em seguida, revermos os pressupostos teóricos que substituem a tradicional estética da repre
Publicado em: 2007
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12. As imagens da inteligência artificial nas narrativas literária e cinematográfica
Esse trabalho propõe-se a comparar as imagens da inteligência artificial, nas obras "A chave do tamanho", de Monteiro Lobato, e no filme "AI: Inteligência artificial", de Steven Spielberg. Seu principal objetivo é examinar as estratégias de produção e recepção das imagens, comparando-as em ambos os sistemas semióticos e verificando como a tecnologi
Publicado em: 2007