Direct Cinema
Mostrando 1-12 de 18 artigos, teses e dissertações.
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1. Interdição e invisibilidade nas representações cinematográficas: a geográfica doméstica das empregadas em Que horas ela volta? e Aquarius1
Resumo O emprego doméstico se configurou historicamente como um espaço de permanência de práticas coloniais, atravessado por hierarquias da ordem de gênero, classe social e identidades étnico-raciais. Produto direto da escravidão e organizado às margens das relações trabalhistas, a profissão é marcada por preconceitos sociais e econômicos. A age
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 07/11/2019
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2. Cinema e realismo: Frederick Wiseman / Cinema and realism: Frederick Wiseman
O presente trabalho investiga, a partir da sociologia do cinema, uma seleção de filmes documentais do cineasta americano Frederick Wiseman (1930-). Trata-se de um documentarista com grande importância para o que ficou conhecido como cinema direto ou cinema vérité, uma corrente cinematográfica que, através de determinados artifícios formais ausência
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/09/2012
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3. Parahyba masculina feminina neutra: cinema (in)direto, super 8, gÃnero e sexualidade (ParaÃba, 1979-1986) / Parahyba Masculina Feminina Neutra: (in)direct cinema, super 8 films, gender and sexuality (1979-1986)
A presente dissertaÃÃo estuda a produÃÃo cinematogrÃfica em Super 8 no estado da ParaÃba, que se deu a partir de 1979 â ano de realizaÃÃo do documentÃrio Gadanho, de Pedro Nunes e JoÃo de Lima â e estendeu-se atà 1986. O estudo empreende a anÃlise das experiÃncias cinematogrÃficas superoitistas no estado a partir de seus diÃlogos com a cinem
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/08/2012
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4. Formas de produção da \"Realidade\" no modo de representação observacional: uma análise do cinema direto norte-americano dos anos 1960 e de filmes brasileiros dos anos 2000 / Methods of production of reality in mode of representation: an analisys of american cinema of the 1960\ s and brazilians films of 2000\ s
O presente trabalho busca analisar como certos filmes do modo de representação observacional são capazes de incitar no espectador a impressão de vislumbrar a própria realidade na tela, dividindo-se a pesquisa em dois períodos e contextos particulares: nos anos 60, quando surgiu o Cinema Direto nos Estados Unidos em torno da Drew Associates, e nos anos
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 10/11/2011
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5. Procedimentos de trabalho na captação de som direto nos longas-metragens brasileiros Contra todos e Antônia: a técnica e o espaço criativo / Working methods in synchronous sound recording in the Brazilian feature films Contra todos and Antônia: techniques and creative space.
This study is a reflection on the working methods of synchronous sound recording focusing on the description and analysis of the procedures used in the sound recording of the Brazilian feature films Contra todos and Antônia. The practice of synchronous sound recording is conceived as a working method shared by professional recordists, with procedures guided
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 21/03/2011
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6. The both films based on Orpheu, slum representation of landscape: the outside view and the belonging / Os dois Orfeus, representações da paisagem favela no cinema: o olhar estrangeiro e o olhar de pertencimento
This dissertation shows a reflection focused in the analysis cultural geography of the slumscape in the city of the Rio of Janeiro and in its representation in the cinema, for the movie speech presently in the works Black Orfeu (1959), direct by of Marcel Camus and Orfeu (1999), directed by Carlos Diegues. Both of them were inspired on Vinicíus de Moraess p
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/03/2009
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7. THE VOICE OF THE OTHER IN CONTEMPORARY BRAZILIAN CINEMA: THE PROBLEM WITH THE FIRST PERSON / A VOZ DO OUTRO NO CINEMA BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO: A QUESTÃO DA PRIMEIRA PESSOA
The goal of the dissertation is to investigate the construction of narratives in the first person in contemporary Brazilian cinema, considering the criticisms made in the 1970¿s against the Voice of Authority and the use of the third person, predominately in Cinema Novo - the fruit of a period in which the arts traveled in consonance with a collective and e
Publicado em: 2009
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8. Telenovela: técnicas de criação do popular e do massivo
A study of the cultural meanings of Brazilian soap operas, - the survey of the cultural and sign construction of the Brazilian soap opera, a tele-visual novel or series leading to convergence and a miscegenated culture. We propose analyzing soap operas as a hypertext script, given its plurality in reading, remitting us to: radio, review theater, photography,
Publicado em: 2009
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9. Aproximações entre biologia, biopolítica e bioarte: um ensaio sobre a biocontemporaneidade / Approximations among biology, biopolitics and bioart: an essay on biocontemporaneity.
This paper aims at reflecting on some implications around the contemporary biological discourse through the analysis of how some concepts in the field of biological sciences particularly species and genes spread through the social body, associating with certain modes of subjectivation. The guiding hypothesis of the present study is that the non-explicitation
Publicado em: 2009
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10. A introdução do som direto no cinema documentário brasileiro na década de 1960 / The introduction of the direct sound in the Brazilian documentary cinema in the 1960 decade.
Esta dissertação tem como objetivo pesquisar como se deu a introdução no Brasil da técnica de gravação de som sincrônico para o cinema (som direto) com equipamento leve, no começo dos anos 1960, além de estudar como esta nova técnica influenciou a linguagem dos documentários brasileiros. Para isso foram realizadas pesquisas bibliográficas, entre
Publicado em: 2008
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11. Cotidiano e guerra nos cinemas de Belém (1939-1945)
The dissertation discuss the cinema in Belém during the World War Second, involving the daily of the projection rooms, the influence of the hollywood movies, the passage of artists on town, the cinematographic production in Amazônia with Libero Luxardo, the transmission of informations about theconflict down the newspaper cinema and lenght movies, the adve
Publicado em: 2007
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12. Introdução ao estudo dos regimes de imagens nos livros "Cinema" de Gilles Deleuze / Introduction to the study of images regimes in the Cinemas books of Gilles Deleuze
The ?taxionomy? of the cinematographic signs and the types of images, the four commentaries the Bergson, the monographs of more than 150 authors are some of the possible entrances the work Cinema of Gilles Deleuze. Here, it was opted to facing the work for the conceptual bias, namely, considered Image-movement and Image-time deleuzeans concepts. Thus, in fir
Publicado em: 2006