Dancas Dramaticas
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1. Ôh filhos da mamãe preta das senzalas: uma pedagogia da corporalidade gingando sincopado nas danças dramáticas de Mário de Andrade. / Oh sons of the "black mum" of the sensalas: an education of the corporalidade of syncopated swinging of the body in the dramatic dances of Mário of Andrade.
Esta pesquisa tem como foco o estudo etnográfico empreendido por Mário de Andrade em torno das tradições populares brasileiras relativas a música e a dança no período compreendido nas décadas de 20 e 30 do século passado, posteriormente compilado por Oneyda Alvarenga nos três tomos que veio a compor a obra Danças Dramáticas do Brasil. Analisa ain
Publicado em: 2011
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2. Mário de Andrade and the aesthetics of the popular dance bumba-meu-boi / Mário de Andrade e a estética do bumba-meu-boi
O objeto de estudo deste trabalho é a estética da dança popular bumba-meu-boi, a partir das pesquisas de Mário de Andrade (1893-1945). O folguedo, encenado apenas no Brasil há mais de um século, e que se mantém vivo até hoje, despertou a curiosidade do poeta modernista, cujo interesse trouxe a referida dança dramática para o centro de sua atenção
Publicado em: 2010
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3. Remate de males: a música de poemas amorosos de Mário de Andrade / Remate de males: the music of Mário de Andrades love poems
The music is the matrix of the poetic work of Mário de Andrade. Harmonizing the different faces of the multiple poet, his musical face can be seen in the books Paulicéia desvairada (1922), Losango cáqui (1926) and Clã do jabuti (1927), as well as in the verses of Remate de males (1930), and in the posterior works of the author. A detailed study of poems
Publicado em: 2009
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4. Ocê quer guiá seus passo lá pras franja do mar?" : de como a literatura oral inspirou o teatro televisivo Hoje é dia de Maria : jornada um
O tema da dissertação é o estudo e análise da adaptação de histórias da literatura oral brasileira para a televisão. Para tal considera-se a microssérie Hoje é dia de Maria - jornada um (2005) e quatro contos da literatura oral que serviram de fonte de inspiração: A menina enterrada viva; Como a noite apareceu; Maria Borralheira e o Papagaio do L
Publicado em: 2007
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5. Cultura popular e sensibilidade romântica: as danças dramáticas de Mário de Andrade
Este texto examina a noção de danças dramáticas na obra de Mário de Andrade e investiga as razões da extrema valorização do bumba-meu-boi por esse autor. Com base em uma perspectiva antropológica contemporânea, examinam-se as conexões existentes entre o uso da perspectiva etnográfica, a visão romântica da cultura popular e a busca de autenticid
Revista Brasileira de Ciências Sociais. Publicado em: 2004-02
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6. Sentidos: uma instauração cênica; processos criativos a partir da poética de Antonin Artaud
A tese versa sobre elementos e princípios de processos de criação a partir da poética artaudiana, sobrepondo um dos teóricos da História do Teatro Contemporâneo a sistemas cênicos no mundo e no Brasil, trazendo teorias à concretude cênica. Estabelece um diálogo entre teoria e prática, oriente e ocidente, consciente e inconsciente. Considera a cul
Publicado em: 2004