Criacao De Jogos
Mostrando 1-12 de 140 artigos, teses e dissertações.
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1. O PERCURSO GAMER COMO NOVO MODELO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE ESCRITA
RESUMO Neste artigo, buscamos refletir sobre as interfaces entre os games e o ensino de escrita, por meio do relato do desenvolvimento e da aplicação de um material didático com inspiração na lógica dos jogos eletrônicos, o qual chamamos de percurso gamer. O material criado é intitulado "Lara Croft nos templos do Camboja", em homenagem aos jogos da f
Trabalhos em Linguística Aplicada. Publicado em: 2023
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2. The Tokyo 2020 Olympic Games: impacts of COVID-19 and digital transformation
Resumo Os Jogos Olímpicos têm sido responsáveis por movimentar, ao longo das suas edições de inverno e verão, bilhões de dólares em investimentos diretos e indiretos nas cidades sede por onde passam, deixando assim legados tangíveis e intangíveis que, se bem aproveitados, podem promover significativas transformações no cotidiano das sociedades. P
Cadernos EBAPE.BR. Publicado em: 2022
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3. VIDA UNIVERSITÁRIA NOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO: JOGOS VORAZES OU OS MELHORES ANOS DE NOSSAS VIDAS?
RESUMO O objetivo deste estudo é apreender como as diferentes identidades dos alunos dos cursos de graduação em Administração de Empresas são reconhecidas nas interações sociais. Neste sentido, conduzimos uma pesquisa empírica com 73 alunos de diferentes gêneros, cores de pele, classes sociais, religiões e orientações sexuais, de quatro institui
REAd. Rev. eletrôn. adm. (Porto Alegre). Publicado em: 2021-08
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4. Criatividade e processo de projeto escolar: jogo de tabuleiro como ferramenta de apoio
Resumo Refletir sobre melhorias da qualidade do edifício construído implica estudos que aprofundem as questões relacionadas ao processo de projetar. Muitas são as exigências que se aplicam ao projeto arquitetônico. Partindo dessa premissa, esta pesquisa apresenta a criação de uma ferramenta de apoio ao processo de projeto com o olhar na questão da c
Ambient. constr.. Publicado em: 2020-07
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5. Recreação e vida ao ar livre em parques infantis de São Paulo na coleção de desenhos de Mário de Andrade
RESUMO O Projeto Parques Infantis, implantado na década de 1930, propôs a criação de instituições que configurassem a fusão entre o movimento pedagógico renovador e a estética modernista. Entre as atividades desenvolvidas pelas crianças estão os desenhos, que compõem uma coleção formada por Mário de Andrade. O artigo examina os itens desse ace
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 10/01/2020
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6. Elaboração Conceitual por meio da Criação Colaborativa e Coletiva de Jogos Digitais na Perspectiva da Educação Inclusiva
RESUMO: Este artigo examina a elaboração de conceitos em crianças com e sem deficiências em atividades de criação de jogos digitais. O estudo apresenta o uso da tecnologia em uma abordagem pedagógica sustentada nas teorias de Vigotski relacionadas à elaboração conceitual, à imaginação e à criatividade na infância e nos estudos em design de jog
Rev. bras. educ. espec.. Publicado em: 25/11/2019
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7. ConheceDOR: the development of a board game for modern pain education for patients with musculoskeletal pain
RESUMO JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: A dor crônica é um dos principais desafios para os sistemas de saúde. As estratégias comportamentais e a educação em dor apresentam grande potencial no tratamento de pessoas com dor crônica, especialmente pela modificação de crenças e do comportamento. Os jogos de tabuleiro podem ser uma estratégia educativa que
BrJP. Publicado em: 19/06/2019
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8. Desenvolvimento da Imaginação e da Criatividade por meio de Design de Games por Crianças na Escola Inclusiva
Resumo: Este artigo examina o desenvolvimento da imaginação e da criatividade de crianças com e sem deficiência por meio do design de games. O estudo sustenta-se nas teorias de Vygotski relacionadas à elaboração conceitual, à imaginação e à criatividade na infância e nos estudos avançados em design de jogos com crianças. O Design-Based Research
Rev. bras. educ. espec.. Publicado em: 2019-03
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9. Gregório(s) de Matos: padrões de representá-lo(s) e ordens do discurso
RESUMO O presente artigo, a partir de certos expedientes de base foucaultiana para a análise do discurso, examinará um corpus de textos em língua portuguesa, feito de livros didáticos, histórias da literatura brasileira e ensaios recentes, em que figura a personagem literária Gregório de Matos, de modo a refletir acerca dos padrões de representá-la
Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso. Publicado em: 2017-08
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10. Trabalhadores digitais: as novas ocupações no trabalho informacional
Resumo Este artigo traz uma análise dos trabalhadores da indústria de informática, bem como do trabalho que realizam, o qual denominamos aqui de "trabalho digital". São os trabalhadores de criação ou gestão de tecnologias informacionais, que desenvolvem softwares, aplicativos, jogos computacionais, criam e administram páginas web, analistas de sistem
Soc. estado.. Publicado em: 2017-04
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11. O jogo como estratégia para abordagem da sexualidade com adolescentes: reflexões teórico-metodológicas
RESUMO Objetivo: descrever o jogo Papo Reto e refletir sobre suas bases teórico-metodológicas. Método: estudo analítico sobre o processo de elaboração do jogo on-line Papo Reto, destinado a adolescentes de 15 a 18 anos, com acesso ao Jogo entre 2014 e 2015. Resultados: as interações de 60 adolescentes de Belo Horizonte e de São Paulo constituíra
Rev. Bras. Enferm.. Publicado em: 2017-04
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12. A Babilônia de cambiáveis jogos identitários: contradição de vozes, estilhaçar de faces
Resumo: O romance Ontem não te vi em Babilónia, de António Lobo Antunes, ao propor um questionamento sobre a natureza da representação identitária das personagens convida o leitor a refletir a respeito da atividade de criação textual. Nesse âmbito, ao mesmo tempo em que a alteridade dos sujeitos ficcionais passa por um simultâneo processo de afirma
Let. Hoje. Publicado em: 2016-12