ConheceDOR: the development of a board game for modern pain education for patients with musculoskeletal pain

AUTOR(ES)
FONTE

BrJP

DATA DE PUBLICAÇÃO

19/06/2019

RESUMO

RESUMO JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: A dor crônica é um dos principais desafios para os sistemas de saúde. As estratégias comportamentais e a educação em dor apresentam grande potencial no tratamento de pessoas com dor crônica, especialmente pela modificação de crenças e do comportamento. Os jogos de tabuleiro podem ser uma estratégia educativa que contribui para a aprendizagem dos conceitos sobre dor e estratégias comportamentais. O objetivo deste estudo foi desenvolver um jogo de tabuleiro (ConheceDor) como ferramenta de intervenção para educação em dor. CONTEÚDO: A revisão sistemática para o desenvolvimento do jogo ConheceDor, considerou a estratégia de busca com os descritores "chronic pain", "musculoskeletal pain", "health education", "patient education","neuroscience education", "pain education", "therapeutic neuroscience education". Os desfechos primários considerados foram a intensidade da dor e a incapacidade. Foram incluídos 15 estudos com um total de 1.486 participantes. Seis estudos apresentaram redução da dor de pelo menos 10% e dois estudos atingiram uma melhora de pelo menos 30% na incapacidade. Para o desenvolvimento do jogo foram elaborados o layout do tabuleiro, as regras e os demais componentes (dados, cartas, pinos). As cartas do ConheceDor incluíram os temas mais utilizados nos estudos identificados que foram: pensamentos negativos, neurofisiologia da dor, manuseio do estresse e relaxamento, enfrentamento e exercícios físicos. CONCLUSÃO: A criação de um jogo de tabuleiro considerou uma análise crítica da literatura dos conteúdos das estratégias educativas presentes nos ensaios clínicos. O desenvolvimento dessa intervenção pode ser um recurso para ser aplicado na prática clínica em pessoas com dor musculoesquelética.ABSTRACT BACKGROUND AND OBJECTIVES: Chronic pain is one of the main challenges for health systems. Pain education and self-motivated strategies have great potential in the treatment of people with chronic pain, especially by modifying beliefs and behavior. The development of board games for educational purposes can contribute to the learning of pain concepts and behavioral strategies. The objective of this study was to develop a board game (ConheceDor) to be used as an intervention tool for pain education. CONTENTS: The systematic review for the development of the game ConheceDor, considered the following search strategy: "chronic pain", "musculoskeletal pain", "health education", "patient education", "neuroscience education", "pain education", "therapeutic neuroscience education". The primary outcomes considered were pain intensity and disability. Fifteen studies were included, with a total of 1,486 participants. Six studies reported reduction on pain of at least 10%, and two studies reported an improvement of at least 30% on disability. For the development of the game, we elaborated the layout of the board, the rules and other components (dice, cards, and pins). The cards of the game included the contents commonly used in the randomized controlled trials: negative thoughts, pain neurophysiology, stress management, and relaxation, coping and exercises. CONCLUSION: The development of the present board game was based on the critical appraisal of the content of educational strategies present in the literature. The board game can be a potent resource to be applied in clinical practice in people with musculoskeletal pain.

Documentos Relacionados