Corpo Como Suporte Da Arte
Mostrando 1-12 de 24 artigos, teses e dissertações.
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1. Imagem e espaço em pinturas de vaso e escultura arquitetônica: sobre a (ir)relevância do suporte
Resumo Este artigo explora a relevância do suporte no estudo da arte da Grécia Antiga, através de uma análise paralela da relação entre imagem e espaço na pintura de vasos áticos e escultura arquitetônica. Enquanto produções acadêmicas recentes e inovadoras sobre arte grega tentam focar na incomensurabilidade de diferentes suportes da representa�
Tempo. Publicado em: 2015-12
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2. Corpo delével : uma poética da autoimagem distorcida / Delible body : a poetics of distorted self-image
Esta dissertação, inserida na linha de pesquisa em "Poéticas Visuais e Processos de Criação", consiste num relacionamento entre pesquisas prática e teórica, incluindo uma análise crítica através de textos sobre minha produção plástica que tem ênfase na problemática da autoimagem, uma distorção da aparência física, que surge como mais um si
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/08/2012
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3. Paisagens Fílmicas: Um diálogo possível entre vídeo, corpo, tempo e espaço / Filmic landscapes:a possible dialogue between video,body,time and space
A presente dissertação aborda o potencial poético da linguagem videográfica na influência das relações de visibilidade surgidas da percepção do espaço, em um contexto de intervenções mediadas por projeções de vídeo, na construção de paisagens fílmicas, tendo como suporte, três espaços específicos, na cidade de Salvador: o Museu de Arte S
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/12/2011
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4. Matéria efêmera: pedra,transformação e deslocamento como dispositivos para uma poética visual / Matière èphémère:la perle, la transformation et le déplacement en tant que dispositifs visuels poétiques
Esta pesquisa propõe uma reflexão sobre o processo de construção poética que opera com as idéias de efêmero, transitório, transformação e perda. O objetivo de construir trabalhos que evidenciasse o desaparecimento e transformação envolve o uso da cerâmica enquanto diálogo com a matéria e tempo, essas características foram, inicialmente, defla
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 10/06/2011
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5. Pele como tinta: o corpo entre gesto e vinco / Skin as ink: the body between gesture and crease
Pele como tinta: o corpo entre gesto e vinco discute o gesto como meio sem finalidade, dentro da ideia de processo artístico, diante da relação envolvendo a prática artística do vídeo e da intervenção com experiências desenvolvidas durante o mestrado na linha de Processos Artísticos Contemporâneos, em trabalhos como Auto-retrato, Tarja, Peles inst
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/03/2011
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6. Um "Pas de Deux" da estratégia com a arte: as práticas do grupo Corpo de Balé
Este trabalho volta-se a apreender as estratégias organizacionais do Grupo Corpo, companhia de balé, com sede em Belo Horizonte, Minas Gerais. Partiu-se da premissa de que as estratégias estão configuradas nas práticas cotidianas de gestão da organização. A fim de atender ao objetivo proposto, utilizaram-se, como perguntas orientadoras, questões que
Revista de Administração Contemporânea. Publicado em: 2011-12
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7. Performance.corpo.contexto: trajetos entre arte e desejo
Essa dissertação se vale da possibilidade conceitual da leitura como uma performance em grau-mínimo, fazendo da escrita um exercício metalinguístico ou metaperformático que busca ativar o corpo do leitor por meio de investigações sobre a performance, o corpo e o contexto de sua realização. Permeando os paradigmas da arte contemporânea e o contexto
Publicado em: 2011
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8. Ver através : da pintura e outras incertezas
A pintura como geradora da reflexão sobre as imagens produzidas: da sutileza e da dúvida. Partindo do suporte, tomar o material como determinante de uma visualidade delicada, de vazios, escorridos, vapores e condensações. Imagens que resistem em se mostrar, propostas tímidas, como pontuação de delicadeza em um cotidiano saturado de imagens. O corpo co
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011
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9. Roteiro turístico, tradição e superação: tempo, espaço, sujeito e (geo)tecnologia como categorias de análise
A presente pesquisa tem como tema o Roteiro Turístico, buscando avançar na sua análise em termos teórico e conceitual, questionando se as categorias Sujeito e (Geo)Tecnologias, agregadas ao conceito de Roteiro Turístico, contribuiriam para redimensioná-lo e equacioná-lo com uma construção epistemológica do Turismo que transcendesse os limites merca
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/09/2010
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10. O sangue na obra de arte: como imagem, como meio de expressão e suas implicações no fazer artístico
Esta pesquisa é um convite à ação, ao exercício do olhar, a um olhar atento, diferenciado sobre o elemento orgânico sangue, que ora é representado, ora é apresentado e materializado como veículo expressivo na obra de arte, em diferentes momentos da história da Arte. Serão analisadas obras de diferentes artistas, tais como Pietro Lorenzetti, Mathia
Publicado em: 2010
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11. "A primeira impressão é a que fica..." programação visual corporal : o patchwork do vestir
Este trabalho trata do corpo como suporte do discurso e da arte, posta na roupa e mostrada ao mundo, carregada na pele, no corpo, no exercício diário de vestir/despir, mostrar/esconder, desvelar/ocultar e dos critérios selecionados pelos sentidos e vivencias para a produção de sentido de estar no mundo. Discute-se a leitura que fazemos desse mundo, de c
Publicado em: 2009
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12. Os salões municipais de belas artes e emergencia da arte contemporanea em Belo Horizonte : 1960-1969 / The fine arts municipal salons and the emergency of contemporary art of Belo Horizonte : 1960-1969
Encontra-se, nessa tese, o estudo das obras premiadas nos Salões Municipais de Belas Artes (SMBAs) de Belo Horizonte na década de 1960 e a transformação do SMBA em Salão Nacional de Arte Contemporânea (SNAC) em 1969. Para tanto, tornou-se necessário o entendimento das modificações do cenário artístico de Belo Horizonte iniciadas pelos confrontos e
Publicado em: 2008