Computacao Grafica Hardware
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13. Uma Metodologia para o desenvolvimento de aplicações de visão computacional utilizando um projeto conjunto de hardware e software
As tarefas de visão computacional incentivam uma significativa parte da pesquisa em todas as áreas científicas e industriais, entre as quais, cita-se a área voltada para o desenvolvimento de arquiteturas de computadores. A visão computacional é considerada um dos problemas mais desafiadores para a computação de alto desempenho, pois esta requer um gr
Publicado em: 2007
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14. Modelo de performance para código com desvios de execução em hardware gráfico / Performance model for code with execution branches in graphics hardware
O advento das unidades de processamento gráfico (GPUs) programáveis forneceram um novo modelo computacional que pode ser utilizado em diversas aplicações. Baseadas em arquitetura de fluxo paralelo, a atual geração de GPUs oferece processadores de vértices e de fragmentos programáveis que podem aumentar drasticamente a performance comparada com soluç
Publicado em: 2007
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15. A GPU-based architeture for supporting 3D interactions / Uma arquitetura de suporte a interações 3D integrada a GPU
Based on the hypothesis that the precise control of the motion of a cursor constitutes one of the elementary techniques for 3D direct manipulation tools, this thesis proposes an architecture for supporting a configurable control of the motion of cursors with respect to models deformed on graphics hardware. Integrated with the actual programmable rendering pi
Publicado em: 2007
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16. Aplicações da computação gráfica à engenharia biomédica : ensino em neurociências e ferramenta de apoio ao estudo da deglutição
Aplica-se nesta dissertação a computação gráfica a duas áreas relevantes da Engenharia Biomédica. Inicialmente, para propiciar novos instrumentos voltados à educação interdisciplinar em Neurociências, apresenta-se uma plataforma VRML (Virtual Reality Modeling Language) interativa que representa tridimensionalmente o neurônio e suas principais org
Publicado em: 2007
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17. Visualização em tempo real de dados volumétricos dinâmicos usando hardware gráfico
Dados volumétricos temporais são usados na representação de fenômenos físicos em várias aplicações de visualização científica, pois tais fenômenos são complexos, alteram-se com o tempo e não possuem uma forma de representação definida. Uma solução é usar amostragens sobre um espaço de forma geométrica simples que contém o fenômeno (um
Publicado em: 2007
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18. Visualização interativa e manipulação de imagens 3D em tempo real usando métodos baseados na GPU
Este trabalho apresenta um conjunto de ferramentas que exploram as capacidades recentes das placas gráficas de computadores pessoais para prover a visualização e a interação com volumes de dados. O objetivo é oferecer ao usuário ferramentas que permitam a remoção interativa de partes não relevantes do volume. Assim, o usuário é capaz de seleciona
Publicado em: 2007
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19. Recorte volumétrico usando técnicas de interação 2D e 3D / Volume Sculpting with 2D and 3D Interaction Techniques
A visualização de conjuntos de dados volumétricos é comum em diversas áreas de aplicação e há já alguns anos os diversos aspectos envolvidos nessas técnicas vêm sendo pesquisados. No entanto, apesar dos avanços das técnicas de visualização de volumes, a interação com grandes volumes de dados ainda apresenta desafios devido a questões de per
Publicado em: 2007
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20. ONNIS-GI: uma rede neural oscilatória para segmentação de imagens implementada em arquitetura maciçamente paralela
A presente tese apresenta a concepção de uma rede neural oscilatória e sua realização em arquitetura maciçamente paralela, a qual é adequada à implementação de chips de visão digitais para segmentação de imagens. A rede proposta, em sua versão final, foi denominada ONNIS-GI (Oscillatory Neural Network for Image Segmentation with Global Inhibiti
Publicado em: 2007
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21. Reconhecimento de caracteres alfanuméricos de placas em imagens de veículos
Sistemas de visão artificial são cada vez mais usados para auxiliar seres humanos a realizar diferentes tarefas. Estes sistemas são capazes de reconhecer padrões em imagens complexas. Técnicas de visão computacional têm encontrado crescente aplicação em estudos e sistemas de controle e monitoração de tráfego de automóveis. Uma das áreas de pesq
Publicado em: 2007
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22. Projeto e construção de um scanner antropométrico baseado no método de triangulação a laser.
Um scanner antropométrico possibilita ampliar nossos estudos sobre geometria e morfologia tridimensional do corpo humano. O propósito desse estudo é construir um scanner 3D para todo o corpo humano. Utilizando lasers e câmeras instalados em uma plataforma movida por um único motor, controlado por um dispositivo dedicado, foi implementado um equipamento
Publicado em: 2005
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23. Uma arquitetura para verificação de blocos de computação gráfica em hardware
This work presents, analyzes and validates a novel verication architecture for computer graphics cores. This architecture has four stages and it is supported by two techniques: the automatic verication and the high and low level verication. The rst stage denes and implements a high level executable especication for the computer graphics core. The second stag
Publicado em: 2005
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24. Um editor de cenÃrios urbanos para aplicaÃÃes de realidade virtual
Se observarmos os diversos tipos de aplicaÃÃes tridimensionais (3D) nos Ãltimos tempos, podemos ver claramente a evoluÃÃo e a diversificaÃÃo deste tipo de sistema e a sua inserÃÃo no mercado. Essas aplicaÃÃes tÃm sido utilizadas nas mais diversas Ãreas: primeiramente em ambientes de simulaÃÃes para reduzir o custo de projeto e teste de equipam
Publicado em: 2003