Um editor de cenÃrios urbanos para aplicaÃÃes de realidade virtual

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2003

RESUMO

Se observarmos os diversos tipos de aplicaÃÃes tridimensionais (3D) nos Ãltimos tempos, podemos ver claramente a evoluÃÃo e a diversificaÃÃo deste tipo de sistema e a sua inserÃÃo no mercado. Essas aplicaÃÃes tÃm sido utilizadas nas mais diversas Ãreas: primeiramente em ambientes de simulaÃÃes para reduzir o custo de projeto e teste de equipamentos militares ou industriais; posteriormente em jogos de computadores e em ferramentas de ediÃÃo especÃficas e, atualmente, em plataformas imersivas. Entretanto, mesmo que esse tipo de aplicaÃÃo tenha se desenvolvido bastante e que dispositivos de hardware estejam cada vez mais disponÃveis ao usuÃrio final, novas formas de utilizaÃÃo deste tipo de tecnologia estÃo aparecendo a cada instante. O presente trabalho visa colocar em estudo, projetar e desenvolver um dos tipos de aplicaÃÃes mais comuns dentro de ambientes 3D para PC: os editores de cenÃrios. Um editor de cenÃrios à um ambiente que permite a modelagem de objetos ou ambientes 3D. Um bom editor oferece o desafio de ser intuitivo ao usuÃrio final, alÃm de oferecer os mecanismos de interaÃÃo que esse usuÃrio espera de uma aplicaÃÃoo desse tipo. Esta à uma aplicaÃÃo 3D bastante complexa dentro da Ãtica de programaÃÃo, pois envolve o desenvolvimento de um motor de visualizaÃÃo 3D; alÃm de tratar de desafios intrÃnsecos a esse tipo de aplicaÃÃo, como fornecer, ao motor, mecanismos que o adaptem ao uso de mÃltiplas janelas de visualizaÃÃo (viewports) e ao uso de mecanismos de aceleraÃÃo por hardware. O citado motor deverà tratar de eventos intrÃnsecos ao dispositivo de navegaÃÃo dentro de uma viewport. Neste projeto foi adotado um padrÃo de desenvolvimento e estruturaÃÃo, isto Ã, foi desenvolvido um framework detalhado, alÃm de um estudo de caso de problemas intrÃnsecos a aplicaÃÃes 3D. O padrÃo adotado foi firmados, com base, em um estudo de caso que consistiu na construÃÃo de dois editores de cenÃrios especÃıficos no Ãmbito de construÃÃo de edificaÃÃes urbanas e modelagem urbana

ASSUNTO(S)

ciencia da computacao editor de cenÃrios programaÃÃo 3d computaÃÃo grÃfica engenharia de software

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