Composicao Artistica
Mostrando 1-12 de 75 artigos, teses e dissertações.
-
1. O conceito de ideologema na criação artística da obra de Dostoiévski
RESUMO O objetivo do presente ensaio é compreender a complementaridade do campo conceitual, desenvolvido pelos estudos do dialogismo, para explorar a composição das ideias a partir das relações dialógicas manifestadas em ideologemas construídos pelos ideólogos nas obras romanescas de Dostoiévski. Para cumprir tal objetivo, a investigação de Volóc
Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso. Publicado em: 2021-06
-
2. ‘Is she? Or, a little detour, dragged by the ear’
Resumo: O presente artigo parte de um relato do processo de encomenda, composição e performance de Casss...andra (2015), de Mansoor Hosseini, uma peça para flauta solo composta em colaboração. Ao invocar a figura mítica de Cassandra, seguindo suas transformações através dos séculos da arte ocidental e suas transformações através do corpo da pró
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 09/09/2019
-
3. Considerações filosóficas sobre o habitar e o visitar no contexto das residências artísticas do Tanztheater Wuppertal Pina Bausch.
RESUMO Este artigo, de caráter ensaístico, consiste em uma reflexão acerca do sentido do habitar e do visitar/viajar desde a construção poética de Pina Bausch. Ao tomar como ponto de partida a apreciação de um conjunto de peças apresentadas no período das Olímpiadas de Londres, em 2012, a investigação procura delimitar a produção da artista, d
ARS (São Paulo). Publicado em: 05/09/2019
-
4. Composição Instantânea: formação coreográfica do artista da dança e de seu corpo-realidade
Resumo: O artigo se propõe a discutir a formação e a preparação do corpo-real do artista da dança, a partir das práticas corporais relacionadas com o trabalho de composição instantânea, segundo a concepção do coreógrafo britânico Julyen Hamilton. Para tanto, realizou-se um estudo de prática artística em que o campo privilegiado foi o próprio
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 23/10/2017
-
5. A voz de Deus e as mãos de Bispo. Arte e loucura na escrita pictórica de Arthur Bispo do Rosário
A intenção deste ensaio é a de problematizar o percurso existencial, social, psiquiátrico e artístico do artista-louco Arthur Bispo do Rosário, numa perspectiva de interpretação que conjuga ao mesmo tempo o discurso teórico da psicanálise (Freud e Lacan), o discurso da arqueologia da filosofia de Foucault, e a leitura do conceito de procedimento pa
Rev. latinoam. psicopatol. fundam.. Publicado em: 2017-10
-
6. Ferreira Gullar: o fogo procura sua forma
Resumo O presente estudo aborda dois aspectos interligados da trajetória de Ferreira Gullar: ora o questionamento em relação à poesia, ora a interrogação sobre o tempo. Desde o início de sua obra, o hiato entre mundo e palavra é constantemente problematizado, assim como a passagem da vida, em sua ocorrência fugaz, para a matéria perene do poema. Es
Estud. av.. Publicado em: 2017-04
-
7. Adorno, Hanslick e a questão da autonomia estética da música
Resumo: No semestre de inverno de 1932/33, Theodor Adorno ministrou na Universidade de Frankfurt um curso sobre o ensaio Do Belo Musical. Num artigo publicado alguns anos mais tarde, Adorno enfatizava a importância desse livro, uma vez que ele fixava o elemento da lógica imanente da composição musical, contra os autores que defendiam a música programát
Per musi. Publicado em: 2016-12
-
8. A dobra schumanniana: transitividade e intermeios.
RESUMO a dobra schumanniana é um concerto-instalação que consiste em performances videográfica e pianística desenvolvidas em ambiente especialmente produzido para tal finalidade. A composição videográfica é projetada simultaneamente tanto nas paredes do ambiente quanto em tela especial, envolvendo completamente um palco central, circular e elevado,
ARS (São Paulo). Publicado em: 2014-12
-
9. Ciclos de terças em certas canções da música popular no Brasil
Com as transformações que marcam a história artística e teórica da tonalidade harmônica, os planos tonais que percorrem os chamados ciclos de terças menores (C:→A:→F#:→Eb:→C:) e ciclos de terças maiores (C:→E:→Ab:→C:) tornaram-se uma solução de expansão e renovação que afetou a composição musical em diversos gêneros e estilos. E
Per musi. Publicado em: 2014-06
-
10. Uma realidade que ficcionalizou a si mesma: história e subjetividade em Vento sul, de Vilma Arêas
O artigo busca compreender como se dá a representação da realidade no livro Vento sul, de Vilma Arêas, a partir da indagação de procedimentos simétricos opostos de composição nele radicalizados: a desliterarização e o artifício poético-literário. Trata-se de apreender o teor da história e do sujeito que o livro configura, e de refletir sobre u
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2013-12
-
11. Grande Otelo: um pícaro na cena brasileira
O presente trabalho parte de um olhar sobre a história de vida e da arte praticada pelo ator Grande Otelo (1915-1993) e, para isso, levanta dados sobre a sua atuação em Companhias de teatro de meados do século XX, como também sua passagem pelo teatro de revista, espaço que, sob o foco dessa dissertação, configurou-se como laboratório prático no exe
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 22/05/2012
-
12. Canção de ninar brasileira: aproximações / Brazilian lullaby: approaches
A definição mais imediata para canção de ninar, uma das várias denominações brasileiras para este gênero poético-musical, é estabelecida por sua finalidade: canção feita para adormecer criança pequena; uma definição funcional,portanto. A análise do conteúdo poético e da forma destas canções permite identificar os elementos imprescindívei
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/04/2012