Composição Instantânea: formação coreográfica do artista da dança e de seu corpo-realidade
AUTOR(ES)
Santos, Maíra Simões Claudino
FONTE
Rev. Bras. Estud. Presença
DATA DE PUBLICAÇÃO
23/10/2017
RESUMO
Resumo: O artigo se propõe a discutir a formação e a preparação do corpo-real do artista da dança, a partir das práticas corporais relacionadas com o trabalho de composição instantânea, segundo a concepção do coreógrafo britânico Julyen Hamilton. Para tanto, realizou-se um estudo de prática artística em que o campo privilegiado foi o próprio estúdio e workshops. Da análise dos dados, emergiram categorias como: qualidade de movimento, arenas reflexivas e presença. O estudo sugere maneiras de se trabalhar o corpo e a formação coreográfica, almejando construir um corpo autônomo, de modo que os exercícios se transformem em performances que fujam aos padrões normativos.
ASSUNTO(S)
hamilton composição instantânea formação corpo-realidade dança
Documentos Relacionados
- De que são feitos os dançarinos de "aquilo..." criação coreográfica e formação de intérpretes em dança contemporânea
- A dança na realidade amazônica: um estudo de caso da articulação da dança no programa de formação e valorização de profissionais da educação PROFORMAR
- As possiveis relações entre a teoria filosofica da critica do juizo estetico de Immanuel Kant e a pratica no processo de composição coreografica em dança
- Uma arqueologia da dança : releitura coreografica de Chinita Ullman
- Na dança tanto seu objeto quanto seu instrumento profissional é o próprio corpo