Cinema De Vanguarda
Mostrando 1-12 de 13 artigos, teses e dissertações.
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1. Pensar a desconstrução do cinema a partir de 68
RESUMO Motivado pela ampla politização que insurge com fôlego nos últimos anos da década de 1960, o cinema ensaia uma virada institucional, proclamando uma nova vanguarda. Na França se falará em desconstruí-lo, adequando-o a um debate sintonizado ao estruturalismo. Este artigo pretende explorar o cinema produzido a partir de 68 em suas conversas prá
ARS (São Paulo). Publicado em: 2022
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2. A utopia do livro-monumento: contaminações entre fotografia, cinema, escrita e imprensa na vanguarda russa reverberadas na teoria benjaminiana.
O seguinte artigo busca apresentar um recuo histórico com o intuito de compreender como a tradicional concepção de livro foi reformulada no período de vanguarda, especialmente a russa, a partir da incorporação da fotografia em sua estrutura. Nesse processo, privilegiaremos o estudo sobre as contaminações entre cinema, literatura, revistas e jornais i
ARS (São Paulo). Publicado em: 2020-04
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3. A construção de um patrimônio cultural: o tombamento federal de Cataguases, Minas Gerais
Cataguases, município do Estado de Minas Gerais, obteve destaque nacional por suas manifestações culturais no século XX: o ciclo de cinema de Humberto Mauro e a literatura do grupo modernista Verde, na década de 1920; a arquitetura modernista com mobiliário, paisagismo, artes aplicadas e acervo artístico, a partir da década de 1940, sendo a maior par
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 05/03/2010
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4. Por que calafrios?: interações entre imagem, corpo e desejo em Yvonne Rainer
Desde os anos 1960, no cenário de vanguarda nova-iorquina de Greenwich Village, Yvonne Rainer enveredou no cinema e na dança pela investigação das potencialidades intrínsecas do corpo, "sua fisicalidade", como chamava. As relações entre corpo, política e a subjetividade, tomaram formas diversas e paradoxais durante o percurso de Rainer. O presente ar
Alea : Estudos Neolatinos. Publicado em: 2010-06
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5. Expressionistic aspects in some works by Tenessee Williams and by other american authors
A presente dissertação se propõe a traçar o desenvolvimento do Expressionismo desde sua origem na Alemanha da década de 1910 até o teatro estadunidense da década de 1920, assim como a influência desse movimento de vanguarda na obra do dramaturgo americano do pósguerra, Tennessee Williams. Para esse fim, a relação entre artes visuais, teatro, liter
Publicado em: 2010
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6. Clandestina, a vida de Iara Iavelberg em dois roteiros / Clandestine, the life of Iara Iavelberg in two scripts
Esta dissertação de Mestrado consiste na elaboração de dois roteiros (um de ficção e outro de documentário) sobre a guerrilheira Iara Iavelberg. O roteiro de ficção vai narrar a vida de Iara, uma das líderes do movimento estudantil dos anos 60. Estudante de Psicologia da USP e, posteriormente, professora do cursinho do Grêmio e da própria Univers
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/02/2009
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7. Experimental sou eu (uma proposta de des-educação do olhar
Experimental eu sou (uma proposta de des-educação do olhar). Discute de que modo o cinema experimental pode fazer parte de uma formação ético-estética no sentido de uma transformação do olhar. Através de dois exercícios, ver filmes experimentais de vanguarda e fazer um vídeo como experimento, a pesquisa quer propor uma possibilidade criativa de ve
Publicado em: 2009
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8. Anhembi (1950 - 1962), diante e ao revés: Paulo Duarte e a cristalização do modernismo
Este trabalho consiste em um estudo do mensário "de alta cultura" Anhembi, publicado entre dezembro de 1950 e novembro de 1962 na cidade de São Paulo por Paulo Duarte, que fora amigo de Mário de Andrade, ligado ao grupo d O Estado de S. Paulo, chefe de gabinete do prefeito Fábio Prado e deputado do Partido Constitucionalista. Outras leituras da revista j
Publicado em: 2009
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9. Limite: o poema em filme
Limite: o poema em filme se propõe a investigar quais as relações entre a poesia no cinema e na literatura a partir do filme Limite (1931), de Mário Peixoto. O que faz com que um filme possa ser considerado um poema? Quais os antecedentes, dentre os elementos que compõem o fenômeno poético, que permitem que ele se expresse não apenas em palavras, mas
Publicado em: 2008
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10. Cinema digital e um modelo de tecnologia alternativa de film transfer / Cinema digital e um modelo de tecnologia alternativa de film transfer
O objetivo deste trabalho é a pesquisa dos processos para realização cinematográfica, em especial os que lançam mão de tecnologia digital, e a proposição de um modelo de tecnologia alternativa para a realização de film transfer. Tomando como objeto os principais processos para realização cinematográfica, discutimos seu fluxo de trabalho, equipam
Publicado em: 2008
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11. Dogma95: tudo é angústia
Tendo como parâmetro alguns conceitos relativos à narrativa cinematográfica e à inserção da tecnologia digital na produção de filmes, o texto analisa os quatro primeiros filmes dinamarqueses realizados sobre os preceitos do movimento Dogma95: Festa de Família, de Thomas Vinterberg (1998); Os idiotas, de Lars von Trier (1998); Mifune, de Soren Kragh-
Publicado em: 2006
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12. Mil tons de Minas: Milton Nascimento e o Clube da Esquina: cultura, resistência e mineiridade na música popular brasileira
Between 1967 and 1978, Brazilian culture and music were reevaluated. Also in this period, Clube da Esquina a musical group from the state of Minas Gerais whose musical production is this works subject matter begun its activities. Our goal is to understand the songs written by this group in its historical and production context, identifying characteristics th
Publicado em: 2006