Cinema De Poesia
Mostrando 13-24 de 35 artigos, teses e dissertações.
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13. Uma hipótese de Werner Heisenberg e o sentimento de solidão humana determinado pelo impacto das mudanças na explicação do cosmos. Um estudo a partir de representações sociais na literatura ocidental / One hypothesis of Werner Heisenberg and the human lonely by the impact of the changes in the explanation of the Cosmos. A study from social representation in the Ocidental Literature
Our Thesis aims to explain the implications of the Werner Heisenbergs hypothesis in literature, according to which this knowledge stands off from man in proportion to Cosmology progresses to mathematization and axiomatization and transforms the idea that he always had about the nature that surrounds him. Thus, it would exist in this man a true solitude feeli
Publicado em: 2010
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14. You are once more dreaming lies, Juan / Voce esta de novo sonhando mentiras, Juan = Estas otra vez soñando mentiras, Juan
O seguinte trabalho é uma interpretação poética de algumas imagens existentes na obra literária e fotográfica do escritor mexicano Juan Rulfo e no filme "Del Olvido al no me acuerdo" do diretor Juan Carlos Rulfo. Diálogo onde diversas vozes criam significados sobre perguntas existenciais. Utilizei a interpretação como uma forma de indagação do mun
Publicado em: 2009
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15. O cinema trágico-poético de Pier Paolo Pasolini: Appunti per unOrestiade africana, Édipo Rei, Medeia / The cinema tragic-poetic of Pier Paolo Pasolini: Appunti per unOrestiade africana, Oedipus Rex, Medeia
The objects of the present work are texts about Man: the tragic-poetic cinema of Pier Paolo Pasolini and the classical Greek tragedies. That cinema author dedicated much attention to tragic texts, in which he saw a political foundation: the overcoming, by reason, of mans archaic past, which caused his existential uncertainty. After having translated Aeschylu
Publicado em: 2009
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16. Matérias de escrita
Trata-se de matérias e da escrita. E especialmente de matérias de escrita. Trata-se do texto. Do estilo. Da língua, do sentido, das formas e da linguagem. Trata-se do ritmo. Do ritmado. De conteúdos, substâncias e expressões. Trata-se de procedimentos. De sonoridades e de refrões. De sons organizados e ruídos. Trata-se do que trata a literatura. E ta
Publicado em: 2009
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17. Os artefatos de arremesso dos campos da América Meridional : um estudo de caso das boleadeiras
O objetivo desta dissertação é entender as boleadeiras num processo histórico contínuo; porém, com diferentes significados. A abordagem utilizada analisa o uso das boleadeiras pelas diferentes parcialidades indígenas do Sul Meridional, nas atividades da caça e da guerra, comentando sua transculturação para o cotidiano do peão campeiro que as utili
Publicado em: 2009
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18. Por um cinema de poesia mestiço: o filme Caramujo-flor de Joel Pizzini e a obra poética de Manoel de Barros
O objeto desta pesquisa é o estudo das traduções intersemióticas feitas pela obra fílmica de Joel Pizzini Caramujo-flor ao re(ler)os signos verbais e visuais que se entrelaçam na construção do texto poético de Manoel de Barros na obra Gramática Expositiva do Chão-Poesia quase toda. Partimos do problema de que as relações semióticas entre a poé
Publicado em: 2008
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19. Limite: o poema em filme
Limite: o poema em filme se propõe a investigar quais as relações entre a poesia no cinema e na literatura a partir do filme Limite (1931), de Mário Peixoto. O que faz com que um filme possa ser considerado um poema? Quais os antecedentes, dentre os elementos que compõem o fenômeno poético, que permitem que ele se expresse não apenas em palavras, mas
Publicado em: 2008
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20. Pier Paolo Pasolini : uma poética da realidade
This dissertation presents a research on linguistic and cinematic theories in the work of the Italian intellectual Pier Paolo Pasolini, specially in the theoretical texts compiled in the volume Heretical Empiricism. The dissertation still embraces analysis of some Pasolinis poems and films. Initially, the research investigates how Pasolini conceives a semiot
Publicado em: 2008
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21. A lírica fragmentária de Ana Cristina Cesar: autobiografismo e montagem
O principal objetivo desta pesquisa é examinar, na escritura de Ana Cristina Cesar, em especial nos textos que compõem A teus pés, editado em 1982, as relações entre a tessitura do discurso autobiográfico e o método de montagem cinematográfica. Tal objetivo foi traçado, considerando-se que a obra poética de Ana Cristina Cesar revela, como métodos
Publicado em: 2008
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22. A bossa nova, seus documentos e articulações: um movimento para além da música
A presente dissertação tem como tema A Bossa Nova, seus documentos e suas articulações: um movimento para além da música. Trata-se, mais especificamente, de selecionar documentos relativos à Bossa Nova, entre os anos de 1958 e 1964, para a composição do corpus de pesquisa e articulá-los sob o processo metodológico de rede para observação. Assim
Publicado em: 2008
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23. The meanings of the silences in the works of Manoel de Barros / Despalavras de efeito: os silêncios na obra de Manoel de Barros
Esta pesquisa busca os significados dos silêncios na obra de Manoel de Barros. Eles são observados, basicamente, a partir dos sentidos da visão e da escuta. Os mutismos do autor são analisados dentro da palavra e fora dela: nas entrelinhas, nas relações com outros autores, como Anton Tchékhov, Clarice Lispector e Samuel Beckett, por exemplo. Diálogos
Publicado em: 2007
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24. Escrever com a câmera: cinema e literatura na obra de Jean-Luc Godard
Esta tese pretende mostrar que, ao produzir sua obra cinematográfica, Jean-Luc Godard realizou, concomitantemente, uma obra literária. Para isso, foram estudadas teoricamente três diferentes modulações do literário no cinema godardiano: a adaptação como tradução intersemiótica, a literatura como intertexto, citação, plágio, dialogismo, polifoni
Publicado em: 2007