Cinema De Horror
Mostrando 1-12 de 13 artigos, teses e dissertações.
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1. Um triunfo de aprendizes: o som em O massacre da Serra Elétrica
Resumo Filme influente na consolidação de uma estética semidocumental muito popular no cinema de horror contemporâneo, O massacre da serra elétrica (The Texas chain saw massacre, Tobe Hooper, 1974) ganhou status de inovador, com o passar dos anos, por ter antecipado a explosão do subgênero slasher, e por causa da crueza das imagens. No entanto, pouco
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2018-08
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2. O horror como performance da morte: José Mojica Marins e a tradição do Grand Guignol
O artigo analisa aspectos da trilogia de Zé do Caixão, dirigida por José Mojica Marins (composta pelos filmes À meia-noite levarei sua alma, 1964; esta noite encarnarei no teu cadáver, 1967; encarnação do Demônio, 2008), sob a perspectiva da encenação do horror, originada na tradição do teatro francês do Grand Guignol (1897-1962). Discute-se, ta
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2014-12
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3. O problema do estilo na obra de José Mojica Marins
Mais conhecido cineasta brasileiro de horror, José Mojica Marins tem uma obra vasta, na qual transitou por outros gêneros fílmicos, como o western e o sexo explícito. Ele trabalhou dentro de modos de produção distintos, usou diversas tecnologias e lidou com mudanças profundas no círculo de colaboradores. Tudo isso teve como consequência certa hetero
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2013-12
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4. Indústria cultural, repetição e totalização na trilogia Pânico / Culture industry, repetition and totalization in the Scream trilogy
Throughout last century, the culture industry s modus operandi was responsible for a standardizing movement in cultural artifacts, constituting a tensional axis between repetition and innovation that embraces all arts, but mainly in film, having the latter a greater need for returns in its production investments. That way, regarding the American cinema as th
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/09/2011
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5. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO CINEMA DE HORROR: UM ESTUDO DE RECEPÇÃO
Este trabalho tem por objetivo analisar representações sociais sobre o cinema de horror em um grupo de consumidores do gênero. A pesquisa é motivada por duas questões colocadas pelo autor Nöel Carroll (1999) na obra A Filosofia do Horror ou Paradoxos do Coração: como as pessoas podem se atrair por narrativas cuja lógica é provocar horror e medo? E
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 08/02/2011
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6. ZÉ DO CAIXÃO: PERSONAGEM DE HORROR
Esse trabalho busca entender a personagem Zé do Caixão em dois aspectos correlacionados: 1) enquanto uma personagem passível de ser classificada como pertencente ao gênero horror e; 2) no enfoque comparativo entre essa personagem e a personagem Drácula, referência central no gênero horror. Para subsidiar essas discussões, em primeiro lugar, esboçamo
Publicado em: 2010
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7. A revolução em película : uma reflexão sobre a relação cinema-história e a Guerra Civil Espanhola
A presente dissertação apresenta uma reflexão sobre a relação Cinema-História. O cinema encontrou dificuldades para ser aceito como fonte pelos historiadores, devido à caracterização e à qualificação desta fonte, bem como pelo seu despreparo para analisá-las. Este trabalho problematiza a relação cinema-história, suas possibilidades de intera�
Publicado em: 2010
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8. Mediale formen des Faust : von der mündlich tradierten legende zum film
Esta dissertação tem como objetivo investigar as relações entre os media - a imprensa, a fotografia, o filme, a Internet - e a literatura, focalizando especificamente as diversas formas que a matéria Fausto assumiu durante nos últimos 500 anos e suas inter-relações com as outras áreas sociais. Parte-se da convicção que estes medias exercem um pape
Publicado em: 2009
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9. Medo de que? : uma historia do horror nos filmes brasileiros / A history of horror in the brazilian movies
This thesis examines the manifestations of the horror genre in Brazilian movies made between 1937 and 2007, under a historical outlook, since the first cinematographic registries of this genre, to the later ones. The theoretical approach of this work starts from genre cinematographic studies, passes over cinema?s history and Brazilian cinema?s history, looki
Publicado em: 2008
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10. An imagined extreme orient: orientalisms in western cinema / O extremo Oriente imaginado: uma introdução ao estudo dos orientalismos no cinema ocidental
With a curatorship of images, the dissertation studies the representations of the Far East in western cinema, focusing in the examples of the following films: Tokyo-Ga, from Wim Wenders (1985), The Pillow Book, from Peter Greenaway (1994) and Kill Bill, Chapter 1 &2 from Quentin Tarantino (2003/2004). Western cinema created image-representations of the Far E
Publicado em: 2006
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11. BLOOD, GUTS, CHARACTERS AND MOVIE A GLANCE AT JOSÉ MOJICA MARINS TERROR / SANGUE, TRIPAS, LETRAS E PELÍCULA UM OLHAR SOBRE O TERROR EM JOSÉ MOJICA MARINS
This dissertation reads the horror in the film maker`s José Mojica Marins work. The unstable condition and the uncommon career of this dammed film maker in the history of the Brazilian movie industry passes as a compulsory evanescence logic, where the director was forced to explore new fields: text, television, radio and, more recently, the Internet, in ord
Publicado em: 2003
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12. A cultura do lixo : horror, sexo e exploração no cinema
Not informed
Publicado em: 2002