REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO CINEMA DE HORROR: UM ESTUDO DE RECEPÇÃO

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

08/02/2011

RESUMO

Este trabalho tem por objetivo analisar representações sociais sobre o cinema de horror em um grupo de consumidores do gênero. A pesquisa é motivada por duas questões colocadas pelo autor Nöel Carroll (1999) na obra A Filosofia do Horror ou Paradoxos do Coração: como as pessoas podem se atrair por narrativas cuja lógica é provocar horror e medo? E por que alguém sentiria medo em obras desse gênero, quando a trama não passa de uma ficção? Para Carroll, as pessoas se interessam pelas narrativas de horror porque são curiosas e não é da trama que elas têm medo, mas do conteúdo gerado ao pensar nelas. O objetivo deste trabalho é testar essas duas respostas do autor que parecem essenciais para entender o consumo do cinema de horror no âmbito da recepção, com um grupo de espectadores potenciais do gênero. Para isso, buscou-se na rede social twitter pessoas que se mostrassem interessadas pelo cinema de horror. O critério de escolha era o de que suas contas/perfis estivessem seguindo (following) a conta/perfil bocadoinferno cuja produção de conteúdos é toda voltada para o cinema de horror. Para a primeira etapa da seleção, foram consideradas a idade e a apresentação de uma descrição pessoal na conta/perfil: 190 sujeitos foram abordados nessa fase, questionados se gostariam de participar da pesquisa. Para os que aceitaram (86 pessoas) foi enviado um questionário, buscando descobrir se esses sujeitos realmente se interessavam pelo cinema de horror. Aos 32 indivíduos que responderam, foi enviado outro questionário para identificar como eles percebiam o gênero que consumiam. Dentre os 24 que responderam, seis foram selecionados para uma entrevista virtual. Na análise dos resultados da coleta de dados chegou-se a três categorias de representação social dos sujeitos acerca do consumo de cinema de horror: a percepção narrativa, a emoção e a atração provocada pelo gênero.

ASSUNTO(S)

cinema de horror representação social nöel carroll. recepção horror artístico film horror social representation noël carroll reception art horror ciencias sociais aplicadas

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