Carnavalesco
Mostrando 1-12 de 28 artigos, teses e dissertações.
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1. Acolhendo o espírito de Carnaval: o grotesco e o carnavalesco em Klail City Death Trip Series de Rolando Hinojosa
RESUMO O presente artigo diz respeito às propriedades artísticas de uma das obras básicas da literatura chicana, Klail City Death Trip Series de Rolando Hinojosa, observadas através da perspetiva da cultura do riso popular. A pesquisa baseia-se na teoria de Bakhtin sobre o carnaval e o carnavalesco. A análise revela que o riso carnavalesco afeta o siste
Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso. Publicado em: 2022
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2. IMAGENS CROMÁTICAS E SONORIDADES CONFLITANTES EM MAPUTO, MERIDIANO NOVO (1976) DE SANTIAGO ÁLVAREZ
Resumo O presente artigo analisa como as históricas tensões sociais em Moçambique foram narradas no curta-metragem cubano Maputo, meridiano novo, dirigido por Santiago Álvarez em 1976. A obra utiliza imagens de arquivo e registros do cinegrafista Julio Simoneau, de Cuba, feitos no pós-independência. Estes últimos denunciam a continuidade da exclusão
Rev. Hist. (São Paulo). Publicado em: 09/12/2019
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3. Mulheres negras nos carnavais paulistanos: quem são elas? (1921-1967)
Resumo: A análise referente a participação das mulheres negras nas pândegas carnavalescas insere-se muito além dos interesses de grupo, considerando que os paradigmas sobre essas festividades e as questões de gênero e do feminino atravessam o assunto, inscrevendo o temário em reflexões transnacionais que envolvem protagonistas de espectros distintos
Rev. Estud. Fem.. Publicado em: 11/06/2018
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4. PATRIMÔNIOS E CONFLITOS DE UM AFOXÉ NA REURBANIZAÇÃO DA REGIÃO PORTUÁRIA CARIOCA
Resumo Neste artigo, reflito sobre os efeitos da reurbanização da região portuária carioca sobre o Afoxé Filhos de Gandhi, bloco carnavalesco referenciado nas práticas do candomblé. Busco compreender como o bloco organizou um pleito de reconhecimento patrimonial a partir da construção narrativa da Pequena África na tentativa de regularizar e reform
Mana. Publicado em: 2016-08
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5. O SABER CARNAVALESCO: CRIAÇÃO, ILUSÃO E TRADIÇÃO NO CARNAVAL CARIOCA
Resumo Este texto aborda a transmissão de saberes e práticas entre diferentes gerações de carnavalescos. Este ofício se torna fundamental na afirmação do entretenimento como integrante do padrão societário e cultural da modernidade, tal como experimentada na cidade do Rio de Janeiro, nas últimas décadas do século XX e no limiar do presente sécul
Sociol. Antropol.. Publicado em: 2015-04
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6. O "tríduo da loucura": Campos Elyseos e o carnaval afro-diaspórico
O artigo procura reconstituir aspectos do carnaval de São Paulo nas primeiras décadas do século XX, centrado na trajetória de uma das manifestações artístico-culturais dos afro-paulistas: o Grupo Carnavalesco Campos Elyseos. Num contexto em que o negro ficou subalternizado social e politicamente, o cordão carnavalesco assumiu um sentido afirmativo, c
Tempo. Publicado em: 2013-12
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7. A afirmação de uma situação sociocomunicativa: desfile de carnaval e tramas da cultura popular urbana carioca
Neste artigo, com o objetivo de acompanhar a dinâmica de estilização sociocomunicativa em que se define o gênero lúdico-estético Desfile de Carnaval, no Rio de Janeiro, a argumentação desenvolvida toma por fio condutor a posição do artista-intelectual carnavalesco. Isto, no andamento da diferenciação funcional relativa à ascensão do cargo e com
Cad. CRH. Publicado em: 2013-04
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8. Um conto, um herói, uma história: do universo maravilhoso das narrativas populares às sagas do sertão na obra Sagarana.
Esta tese realiza um estudo na obra de Guimarães Rosa, detendo-se, especificamente sobre três contos no livro Sagarana, que são: São Marcos, A hora e vez de Augusto Matraga e Conversa de bois. Seu objetivo toma como categoria específica de análise, o herói, orientando-se segundo duas abordagens. A primeira tem como fundamento o reconhecimento de uma e
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 08/08/2012
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9. A influência da cultura organizacional na gestão da criatividade: um estudo exploratório na Escola de Samba Vai-Vai
A expressão da criatividade nas organizações tem sido observada como fator importante para as instituições que almejam a inovação. As constantes mudanças no ambiente onde as organizações atuam tem exigido das pessoas, dentro das instituições, ações criativas de modo a promoverem inovações organizacionais. Torna-se necessário que as organiza�
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/05/2012
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10. Personalidade artística nos negócios mundanos: a celebração do "gosto do povo" em Joãosinho Trinta
Ao escrever Mozart: a sociologia de um gênio e A Peregrinação de Watteau à Ilha do Amor, Norbert Elias deixou importante legado ao tratamento sociológico da formação das subjetividades artísticas e das expressões estético-culturais, a partir do problema em torno da relação entre transformação e conservação sócio-históricas, mas do ponto de
Soc. estado.. Publicado em: 2012-12
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11. Carnavalização no espaço discursivo da música: do renascimento ao romantismo
O presente trabalho investiga o fenômeno da carnavalização na música ocidental produzida entre os períodos musicais do Renascimento ao Romantismo. O texto musical é aqui tratado sob a ótica das teorias de Mikhail Bakhtin sobre o discurso, com base na hipótese de que a carnavalização é aplicável ao discurso musical, portanto sendo teoria merecedor
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 07/10/2011
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12. Práticas organizativas em escolas de samba : o setor de harmonia da Vai-Vai
As escolas de samba são organizações peculiares do Brasil e têm sido foco de análise da sociologia e da antropologia há décadas. Nos Estudos Organizacionais muito pouco foi explorado a respeito dessa forma de organização e suas práticas organizativas para a produção de um desfile carnavalesco. Estudar esse universo pode contribuir para compreende
Publicado em: 01/04/2011