Carnavalesco
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13. Do ponto do meio ao auscultar do estalo: o percurso transformativo dos gêneros do discurso no processo de criação dramática de Luís Alberto de Abreu
Edificada sob a criação colaborativa, parte da obra de Luís Alberto de Abreu torna-se fruto de um movimento dialógico que se arquiteta via discursos de diferentes sujeitos, de horizontes sociais distintos, que participam da sua concepção e da relação com outros discursos, textos e elementos transtextuais que evidenciam as vozes e o emaranhado de fios
Publicado em: 2011
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14. O riso carnavalesco na poesia de Nicolau Tolentino
Este trabalho apresenta uma análise da poesia de Nicolau Tolentino, mostrando alguns aspectos de sua comicidade, com atenção especial para o riso carnavalesco. Para isso, traz a teoria do riso de zombaria de Propp (1992) e do riso carnavalesco de Bakhtin (1993, 2008), além de percorrer um breve caminho da sátira na literatura portuguesa, passando pelo C
Publicado em: 2010
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15. Zzzziriguidum! Consulado: o choque do samba em Florianópolis (memórias e histórias de uma Escola de Samba encravada na cidade - 1976 a 2000)
The purpose of this thesis is to investigate the trajectory of an informal initiative suggested by a meeting of friends and coworkers, mostly from the state of Rio de Janeiro and belonging to the staff of Eletrosul (power plants A/N): the formation of Bloco Carnavalesco Consulado do Samba and, ten years after, the transformation into Grêmio Recreativo e Esc
Publicado em: 2010
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16. O Carnaval de Rio Novo: uma festividade e seus significados plurais (1907- 1979)
Esta dissertação é fruto de uma pesquisa sobre o carnaval de Rio Novo (pequena cidade da Zona da Mata Mineira), de 1907, quando houve a fundação do primeiro Clube Carnavalesco, à 1979, período em que vejo a consolidação de um novo carnaval, promovido pelas Escolas de Samba. Isto através das representações construídas nas memórias dos depoentes,
Publicado em: 2010
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17. Uma alegria subversiva: o que se aprende em uma escola de samba? / A subversive expression of joy: what can one learn in a samba school?
Este estudo explora a intersecção entre alegria e política. Parte da tese de que a alegria e a festa são possibilidades de agenciamento de forças a favor da vida, que podem produzir combate à homogeneização de existências e linhas de resistência coletivas a um modo de viver que sufoca vitalidades. Fundamentando-se na Psicologia Política de Wilhelm
Publicado em: 2010
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18. Novas conexões, velhos associativismos: projetos sociais em escolas de samba mirins
Nas comunidades, a transmissão se dá via oral. No samba não é diferente. Desde a fundação das escolas de samba, crianças e adolescentes participam ativamente, junto com as suas famílias, das atividades dessas escolas, inclusive do desfile carnavalesco. Essas crianças e adolescentes têm, há décadas, espaços próprios nas escolas de samba: a ala d
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/09/2009
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19. O processo de modernização numa escola de samba de Porto Alegre : o Império da Zona Norte e o Carnaval de 2009
Este estudo antropológico pretende investigar o processo de modernização dos desfiles de carnaval da cidade de Porto Alegre. A etnografia foi realizada durante um ciclo carnavalesco junto à escola de samba Império da Zona Norte, considerada líder nos esforços de organização administrativa e qualificação visual dos desfiles. As medidas tomadas pela
Publicado em: 2009
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20. Da festa da representação a representação da festa: apontamentos sobre a transformação do tempo-espaço carnavalesco / From the party of representation to the representation of the party: notes about the transformation of the space-time of carnival
Trata-se, nesta pesquisa, de entender a história da festa carnavalesca segundo três de seus momentos principais: há, inicialmente, a festa como central idade de conteúdos precários, limitados e locais - como foram os carnavais medievais -; a seguir, fundada pela burguesia numa ação verdadeiramente mundial, entra em foco a centralidade urbano-festiva r
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 03/01/2008
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21. The communication process of carnavalesco Raul Diniz creation / O processo de comunicação na criação do carnavalesco Raul Diniz
Essa dissertação tem como objetivo analisar o processo de comunicação na criação do carnavalesco Raul Diniz e apontar o quanto os limites e restrições, oriundos da mídia e da rede de comunicação das Escolas de Samba de São Paulo, interferiram nos procedimentos e escolhas deste profissional para a criação e montagem do espetáculo do desfile de
Publicado em: 2007
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22. A transmutação de formas e o jogo de linguagens no processo de criação do carnaval 2007 : a Viradouro vira o jogo
A produção de um desfile carnavalesco é um contínuo movimento tradutório: um texto vira imagem, que vira música, que se transforma em coreografia. Neste trabalho observamos a transmutação de formas e o diálogo de linguagens inerentes a esse processo. Trata-se de um estudo sobre os bastidores do carnaval de 2007 da Escola de Samba Unidos do Viradouro
Publicado em: 2007
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23. Alegorias, requebros, memória e construção dos lugares do carnaval carioca / Alegories, "requebros", memory and constructions from the places of Carioca carnival
O estudo, possuído pela magia do passado, busca descortinar os lugares do carnaval carioca integrantes da Área Central do Rio de Janeiro, os quais foram apropriados, extintos e (re)criados no âmbito da organização do espaço da Cidade Maravilhosa. Nesta ciranda, incorporando acordes, dissonâncias, vibrações e troças, por volta de 1870 a Rua do Ouvid
Publicado em: 2007
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24. The disruptive representation of Diane Arbus : from the documental to the allegorical / A representação diruptiva de Diane Arbus : do documental ao alegorico
Este trabalho procura investigar a obra da fotógrafa norte-americana Diane Arbus (1923-1971). Primeiramente abordando as principais discussões que se aninharam em torno dela, salientando o componente mítico-alegórico que a percorre, e, depois, divisando e discutindo, na forma de ensaios, alguns motivos e aspectos particulares às suas imagens. Estão em
Publicado em: 2006