Caricatura
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25. A revista no Brasil, o século XIX / The magazine in Brazil, 19th century
Este estudo investiga e analisa as publicações periódicas brasileiras criadas no século XIX e realiza um resgate histórico e panorâmico da trajetória da criação jornalística em revistas, do nascimento da imprensa no país até a virada para o século XX. Elaborado como uma grande reportagem, o trabalho acompanha o desenvolvimento histórico das rev
Publicado em: 2007
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26. Expandindo o olhar das páginas literárias ao cinema: a caricatura do Jeca na expressão de Lobato e Mazzaropi
A construção da imagem e do tipo caipiras, dentro da literatura e do cinema, foi elaborada à luz de imagens e conhecimentos pré-estabelecidos e estagnados no tempo. A representação de sua imagem está, ainda hoje, atrelada a um modo de ver externo a sua cultura e corresponde aos interesses de quem detém o poder. A contingência dessa caracterização
Publicado em: 2007
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27. SETH: UM CAPÍTULO SINGULAR NA CARICATURA BRASILEIRA / SETH: THE SINGULAR CHAPTER IN A BRAZILIAN CARICATURE
O objetivo desta tese é o estudo da obra do desenhista Seth (1891-1949), um dos mais importantes caricaturistas brasileiros da primeira metade do século XX, percebendo sobretudo a singularidade de sua contribuição, no tocante a criação de personagens negros, e procurando um amplo levantamento documental, biográfico e artístico de sua carreira, buscan
Publicado em: 2006
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28. A CARICATURA: MICROCOSMO DA QUESTÃO DA ARTE NA MODERNIDADE / CARICATURE: MICROCOSM OF THE ARTISTIC ISSUES IN MODERNITY
In this work, the relevance of caricature, both in modern literary and plastic discourses, is considered in two moments: during the first half of the XVIII century, in the interaction between William Hogarth and Henry Fielding, concurrent to the beginnings of the English novel, and in mid XIX century, when Charles Baudelaire, especially in his essay De l ess
Publicado em: 2006
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29. Boi Tinga: um cortejo de caricaturas em São Caetano de Odivelas.
O objeto desse estudo está inserido na cultura popular da cidade de São Caetano de Odivelas, interior do Estado do Pará. Trata-se da festa pública denominada Boi Tinga, uma brincadeira de boi que acontece nas ruas da cidade durante o mês de junho e que recebe a adesão espontânea dos brincantes. O folguedo consiste em um cortejo dramático no qual o bo
Publicado em: 2006
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30. Humor in the media: the Baron of Itararé and his Almanhaques (the almanacs of the newspaper A Manha) / O Riso na Mídia: O Barão de Itararé e seus Almanhaques - os almanaques do jornal A Manha
O Riso na Mídia: o Barão de Itararé e seus Almanhaques (os almanaques do jornal A Manha). O riso foi usado de várias maneiras na história da humanidade: para aliviar diferenças e dificuldades, para enfrentar o poder estabelecido, para desmascarar poderes e pessoas etc. Dessa maneira, a sátira, a caricatura, a paródia, foram usadas das mais diversas f
Publicado em: 2006
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31. "Angelo Agostini or impressions of a trip from the court to the federal capital (1864-1910)" / "Angelo Agostini ou impressões de uma viagem da corte à capital federal (1864 - 1910)"
Este estudo procura investigar e interpretar a trajetória artística, jornalística, política e intelectual do caricaturista ítalo-brasileiro Angelo Agostini (1843-1910). Sua estréia profissional, em São Paulo, coincide com o início da Guerra do Paraguai, em 1864, e seus últimos trabalhos acontecem quando a República oligárquica está consolidada, e
Publicado em: 2006
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32. São Paulo aprende a rir: A imprensa humorística entre 1839-1876
Esta tese analisa relações entre imprensa, humor e vida social em São Paulo entre os anos 1839 e 1876. O estudo tem como eixo central o processo inicial de formação da imprensa de humor paulista, identifica como se constituíram os primeiros periódicos humorísticos,e busca problematizar a emergência de estilos e narrativas de humor em meio a processo
Publicado em: 2006
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33. Poeta do lapis : a trajetoria de Angelo Agostini no Brasil imperial - São Paulo e Rio de Janeiro - 1864-1888
Esta tese é uma biografia profissional do artista italiano Angelo Agostini (1843-1910) no Brasil entre os anos de 1864 e 1888. Conhecido como um dos principais nomes da imprensa ilustrada oitocentista, ele foi um importante colaborador em vários dos mais principais jornais de caricatura da segunda metade do século XIX, além de ter sido proprietário de s
Publicado em: 2005
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34. VI LOBATO, ATRAVÉS DE EMÍLIA: EMÍLIAS ILUSTRADAS PARA TRÊS FASES DE LOBATO / I SAW LOBATO THROUGH EMÍLIA: ILLUSTRATED EMÍLIAS FOR LOBATO`S THREE MOMENTS
Esta dissertação sugere um ponto de vista acerca da ilustração no livro infantil. Tem por objeto de análise as visões de ilustradores sobre uma mesma personagem e como esta pôde ser transformada nas mãos de cada autor de imagens. O objeto de estudo é Emília, personagem escolhida como ponto de partida para entender um pouco mais sobre o universo da
Publicado em: 2005
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35. Espetáculos da diferença: a Exposição Antropológica Brasileira de 1882
Resumo:A Exposição Antropológica Brasileira, celebrada em 1882 no Museu Nacional do Rio de Janeiro, é analizada aqui como um intento monumental e espetacular de revalorizar a iconografia indianista do Império que na época parecia ter-se tornado redundante. A evidência material da "realidade" indígena exigia uma reavaliação da utilidade do índio co
Topoi (Rio J.). Publicado em: 2004-12
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36. A luta pela terra: experiência e memória
PARADIDÁTICOS - SÉRIE: PODER Obra de rara oportunidade que propicia o conhecimento da realidade dos sem-terra para além da caricatura muitas vezes veiculada pela mídia. Podem ser acompanhadas as chegadas e partidas, venturas e desventuras, os sonhos feitos e desfeitos de personagens típicos desse universo, a partir de seus depoimentos, realizados em acampamentos, barracas de lona preta e assentamentos. Com o objetivo de discutir a questão da posse da terra no Brasil e as novas perspectivas políticas ligadas à questão agrária do país, a autora não perde de vista as raízes históricas do processo, seus matizes e a diversidade de tensões que o modulam.
Autor(es): Silva, Maria Aparecida de Moraes
Editora UNESP. Publicado em: 2004