Caricatura
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13. Cultura e desrazão: uma história de auto-de-fé de Elias Canetti
O questionamento que irá se desenrolar nas páginas deste trabalho é: O que haveria de tão impactante na obra Auto-de-Fé? No decurso da confecção do trabalho, o romance de Elias Canetti suscitou muitas dúvidas, reflexões e problemas, e percebemos que as problemáticas que envolvem essa obra são inúmeras. Para analisarmos a obra de Elias Canetti, fe
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 02/12/2011
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14. Traços de Belo Horizonte: a contribuição dos caricaturistas para a consolidação do modernismo na cidade moderna
A proposta central, sob a qual se articula esta dissertação, compreende identificar a relevância dos caricaturistas das décadas de 1920 e 1930 e suas produções artísticas como elementos que influenciaram a configuração do modernismo em Belo Horizonte. Através de uma pesquisa qualitativa, a presente dissertação argumenta como tal corrente artísti
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/08/2011
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15. Caricatura
Parte do livro:História da arte: ensaios contemporâneos
Autor(es): Marrinho, Fernanda
EDUERJ. Publicado em: 2011
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16. A configuração de gêneros multimodais: um estudo sobre a relação gênero-suporte nos gêneros discursivos tira cômica, cartum, charge e caricatura / The configuration of multimodal genres: a study on the relationship between gender-support in genres comic strip, cartoon, charge and caricature
Como reconhecer, caracterizar e diferenciar os gêneros multimodais tira cômica, cartum, charge e caricatura? Como se estabelecem as relações gênero-suporte nesses gêneros? Pautados no aporte teórico-metodológico dos estudos de gêneros vinculada à Lingüística Sistêmico-Funcional – LSF – (HALLIDAY; HASAN, 1989) e aos quadrinhos (RAMOS,
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 20/12/2010
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17. Guerrilha de PincÃis: humor grÃfico no jornal O Pasquim como resistÃncia polÃtica e cultural à ditadura militar (1969 - 1970) / Guerrilla of paintbrushes: Graphic Humor in the newspaper O Pasquim as cultural and political resistence to military dictatorship (1969-1970).
A proposta desta dissertaÃÃo à analisar o humor grÃfico no tablÃide carioca Pasquim. Primeiramente, a intenÃÃo à contar a histÃria dos dois primeiros anos do jornal (1969-1970), em sua resistÃncia polÃtica e cultural à ditadura militar, contextualizando-a a partir da anÃlise de algumas de suas imagens humorÃsticas. A segunda proposta à - em um
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 06/08/2010
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18. O imaginário em traços : modernização e cultura de consumo no cartum amigo da onça (1956 à 1961)
Em um processo de reformulação editorial, o Amigo da Onça integra-se a um conjunto de narrativas visuais que deu à revista O Cruzeiro a sua particularidade enquanto fonte de informação. As etapas que envolveram esse processo se basearam no uso cada vez maior e imprescindível das imagens no interior do semanário, como forma de atrair a atenção dos l
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 22/06/2010
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19. Desenhando a Revolução: a luta de imagens na imprensa comunista (1945-1964) / Drawing the Revolution: the struggle of images in the communist press (1945 - 1964)
A historiografia pesquisou o PCB a partir de sua militância, sua atuação eleitoral, sua ideologia, sua relação com a URSS etc, mas ignorou a importância das imagens difundidas pela imprensa partidária, aspecto fundamental da propaganda: principalmente em um país com altos índices de analfabetismo. Esta pesquisa pretende estudar a trajetória do PCB
Publicado em: 2010
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20. Canini e o anti-herói brasileiro: do Zé Candango ao Zé - realmente - carioca / CANINI E O ANTI-HERÓI BRASILEIRO: Do Zé Candango ao Zé realmente - Carioca
Este trabalho de pesquisa estuda um autor - Renato Canini - que construiu uma trajetória peculiar ao desenvolver uma narrativa de histórias em quadrinhos com um traço bastante pessoal apesar de inserida nas de estruturas de produção massivas. Envolve a articulação da CETPA Cooperativa Editora de Trabalhos de Porto Alegre - que pretendia publicar hist�
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/04/2009
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21. O humor: estudo à luz do direito de autor e da personalidade / L´humour: étude sous la lumière du droit d´auteur et de la personnalité.
A presente tese teve como objetivo estudar o humor e suas repercussões no âmbito do direito de autor e da personalidade, buscando especificar critérios para melhor conceituação de várias formas de atividades humorísticas e, também, para, quando estas entram em choque com o direito de autor e da personalidade, encontrar as soluções mais adequadas de
Publicado em: 2009
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22. Caricatura e reconhecimento de faces / Caricature and face recognition
A caricature is an exaggeration of distinctive facial features and is generally recognized just as well as an undistorted photograph of a face. Caricatures can be generated by exaggerating the differences between a face and a prototypical face (average face) and an anticaricature can be generated by reducing those differences. The aim of this study was to in
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/01/2008
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23. A face pedagógica de Eros
O presente trabalho busca descobrir a face pedagógica de Eros. Como ponto de partida, está o fato de a figura do educador/professor ser comumente representado por alguém cuja ocupação não suscita desejos de qualquer espécie. Não raras vezes assistimos a representações literárias e imagens televisivas ou cinematográficas nas quais o professor apar
Educação e Pesquisa. Publicado em: 2007-08
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24. As cores do traço : paternalismo, raça e identidade nacional na Semana Illustrada (1860-1876) / The colors of trace : paternalism, race and national identity in Semana Illustrada (1860-1876)
Este trabalho busca entender o modo pelo qual os escritores e desenhistas da Semana Illustrada, revista humorística que circulou no Rio de Janeiro entre os anos de 1860 e 1876, fizeram da publicação um meio de interagir com os debates sociais mais amplos do tempo. Através da análise dos artifícios literários que estruturavam sua narrativa, tenta mostr
Publicado em: 2007