Cancao Musica
Mostrando 1-12 de 172 artigos, teses e dissertações.
-
1. Nossa Senhora do Pantanal: da oração à canção
Resumo: O presente texto tem por objetivo apresentar como a história de Nossa Senhora do Pantanal fez-se ecoar da localidade pantaneira para a música da cantora e compositora Alzira E. Como fundamentos teóricos, calcamo-nos nas pesquisas de Béra e Lamy (2015), Bernardi e Castilho (2016), Couto (2009), Dal Farra (2014), Espíndola (2017), Lotman (1998; 20
Interações (Campo Grande). Publicado em: 2022
-
2. A canção de si: a música como instrumento de intervenção na clínica do traumático
Seguindo a hipótese de que o choque provocado por um acontecimento violento tem o poder de exilar o sujeito do circuito da pulsão invocante, discutimos a contribuição que uma oficina de composição de canções tem a oferecer para a transformação desse impacto traumático em narrativa. A partir da constatação de que a subtaneidade desse inesperado p
Rev. latinoam. psicopatol. fundam.. Publicado em: 2021-06
-
3. ESTUDO SEMIÓTICO DE PERCURSOS PASSIONAIS NO SAMBA-CANÇÃO
Resumo O universo da música popular brasileira é repleto de elementos passionais, mas o gênero que fez da paixão o seu estilo foi o samba-canção. Este artigo, com base nas propostas da semiótica, aborda as paixões no discurso desse gênero musical, procurando compreender como os efeitos de sentido passionais são elaborados em suas composições. Par
Ling. (dis)curso. Publicado em: 2020-08
-
4. A produção artística de Tom Zé na década de 1970: considerações sobre o projeto da música “operária” e o disco Estudando o samba
RESUMO Este artigo trata da produção artística do compositor Tom Zé realizada durante o seu período de ostracismo e procura compreender melhor as especificidades de sua atuação e inserção no mercado musical brasileiro. Com base em discursos presentes em matérias publicadas em periódicos, pesquisamos o sentido da ação do compositor baiano ao dese
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2017-09
-
5. O “Tantum ergo virado acalanto”: o vigor da brasilidade
RESUMO Fonte Boa/ Foi aqui que ouvi um Tantum ergo virado acalanto que relatei no Compêndio”. Esse é o conteúdo de um lembrete autógrafo de Mário de Andrade, fixado ao texto datiloscrito do dia 14 de junho nos originais de O Turista Aprendiz. A análise da inserção desse lembrete no corpo da obra acima mencionada e a análise da narrativa dessa expe
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2017-09
-
6. Canção popular e música dionisíaca em Nietzsche
Resumo O artigo pretende analisar a relação entre canção popular e música dionisíaca, partindo das considerações metafísicas e musicológicas de Nietzsche em O nascimento da tragédia. Trata-se de apresentar os argumentos de Nietzsche no que tange à importância da canção popular no desenvolvimento das artes gregas que culminariam na tragédia. M
Cad. Nietzsche. Publicado em: 2017-04
-
7. Nara Leão: entre a bossa nova e a canção engajada
RESUMO Nara Leão foi uma das principais intérpretes da canção brasileira. Sua singular trajetória artística teve início nos anos 1960, período de grande efervescência cultural e política, quando atuou como intérprete de diferentes repertórios de canção popular - da bossa nova à tropicália - e em espetáculos cênico-musicais. Partindo do pres
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2017-04
-
8. "A Carolina", soneto de Machado de Assis em música de Hostílio Soares
Resumo Este artigo trata da abordagem do soneto "A Carolina", de Machado de Assis, pelo compositor Hostílio Soares, que o musicou em uma canção para canto e piano. Aspectos composicionais e históricos envolvendo essa composição serão abordados. Serão observados, ainda, apontamentos sobre a relação texto-música presente nessa composição. O objeti
Machado Assis Linha. Publicado em: 2016-08
-
9. A Canção do Senhor na terra dividida: a música engajada dos protestantes brasileiros sob repressão militar e religiosa
Resumo Este artigo examina uma seleção de cânticos protestantes socialmente engajados produzidos nos anos 1970, período em que a polarização cultural-ideológica entre "alienados" e "engajados" existente no circuito da música popular brasileira repercutiu na esfera da música cristã brasileira. O objetivo é averiguar os componentes de nacionalismo m
Per musi. Publicado em: 2016-08
-
10. A sagração da Portela: música, letra e contexto social na produção de reações estéticas em um samba-enredo
Resumo Este artigo propõe uma abordagem para o estudo de canções populares que articula a análise sócio-histórica - que diz respeito às relações da obra com o espaço social - com as abordagens musical e linguístico-discursiva de sua estrutura interna, identificando e analisando os elementos responsáveis por produzir reações estéticas. Primeira
Per musi. Publicado em: 2016-08
-
11. A construção/invenção do samba: Mediações e interações estratégicas
RESUMO O objetivo do presente artigo é debater, a partir de uma bibliografia sobre a formação do samba e sua consolidação como canção urbana brasileira do início do século, aspectos da atuação dos primeiros sambistas dentro do contexto em que estes estavam inseridos na produção cultural à época. O texto procura destacar o caráter estratégico
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2015-12
-
12. Fome, comida e bebida na música popular brasileira: um breve ensaio
O artigo reflete sobre como as temáticas fome, consumo de refrigerantes e consumo de feijão com arroz são enfocadas na música popular brasileira. Investigamos os anos de ditadura militar (1964-1985). O foco da análise é a chamada canção de protesto, gênero musical caracterizado por críticas estético-cultural, político-ideológica e social aos gov
Hist. cienc. saude-Manguinhos. Publicado em: 2015-09