Cancao Brasileira
Mostrando 13-24 de 115 artigos, teses e dissertações.
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13. A concisão modernista da Seresta nº 9 (Abril) de Villa-Lobos
Este artigo pretende analisar elementos da Seresta nº 9(Abril) composta por Villa-Lobos a partir de poema homônimo de Ribeiro Couto, propondo sua contextualização dentro do movimento modernista dos anos 1920 e discutindo sua influência na canção popular brasileira, especialmente em Antonio Carlos Jobim, cuja canção Chovendo na roseira cita uma frase
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2014-12
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14. Sobre o peso de si e maestrias uma análise de parte da cena atual da canção popular brasileira
Este artigo trata de uma parte da cena atual da canção popular brasileira, comparando artistas cuja produção se iniciou nos anos 1960, e que seguem lançando trabalhos inéditos - Chico Buarque e Caetano Veloso - a artistas cujos primeiros trabalhos autorais foram lançados recentemente - Siba, Apanhador Só e Juçara Marçal. Neste cotejo, este texto bu
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2014-12
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15. CARETTA, Álvaro Antônio. Estudo dialógico-discursivo da canção popular brasileira. São Paulo: Annablume, Fapesp, 2013. 217 p.
Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso. Publicado em: 2014-12
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16. Marta Saré de Edu Lobo: memórias híbridas
Nos anos de 1960, Edu Lobo era reconhecido pela preocupação estética e social em sua música. Os elementos para elaboração destas composições eram oriundos da música nordestina, da bossa nova e posteriormente da música "erudita". A partir de alguns conceitos de hibridismo, buscou-se entender as fontes musicais reelaboradas por Edu Lobo, mais especif
Per musi. Publicado em: 2014-12
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17. Novena (1964) de Milton Nascimento e Márcio Borges: primórdios da síntese do Clube da Esquina
Análise de Novena, canção de 1964 que inaugurou a carreira de compositores da dupla do então cantor-instrumentista Milton Nascimento e do letrista Márcio Borges. O contexto histórico, especialmente a partir de depoimentos dos dois artistas (BORGES, 1996, 2010, 2012; NASCIMENTO, 1993, 1996, 2009, 2012; BORGES e NASCIMENTO, 2012a, 2012b, 2012c, 2012d, 20
Per musi. Publicado em: 2014-12
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18. Benjamin Barreto da Silva Araújo um compositor brasileiro
Levantamento biográfico, organização e comentário crítico do repertório de canções de Benjamin Barreto da Silva Araújo (1902-1985), pianista, regente, arranjador, professor e compositor brasileiro que teve importante atuação na cena musical clássica e popular do Brasil. Musicou vários poemas de autores ligados ao movimento modernista, ficando su
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2014-12
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19. Fases e gênero nas canções de Guerra-Peixe a década de 50
Este artigo situa o conjunto das canções de câmara de César Guerra-Peixe quanto às fases estéticas e quanto ao gênero. Considerado um compositor nacionalista, sua produção é representativa de uma tendência estética que visa conciliar elementos da tradição musical erudita europeia e da música popular e tradicional brasileira. As obras são apre
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2014-12
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20. Terra dos Pássaros: a permanência de elementos da contracultura na produção de Toninho Horta nos anos de 1970
Esse artigo apresenta uma análise da produção do compositor e instrumentista Toninho Horta, com enfoque em sua atuação ao longo dos anos 1970 e no processo de elaboração de seu disco inaugural, Terra dos Pássaros, lançado de forma independente, em 1979. Tendo como ponto de partida a MPB e os festivais da canção, em fins dos anos 1960, em um contex
Per musi. Publicado em: 2014-12
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21. Ilusão enunciativa na canção
Destacam-se neste trabalho as decorrências enunciativas da inevitável presença da fala na linguagem da canção. Ao conceber uma letra, o compositor não apenas propõe um conteúdo, mas também as unidades entoativas (modos de dizer) que figurativizam a melodia e lhe atribuem um valor oral. São essas entoações que fazem do intérprete o foco de toda c
Per musi. Publicado em: 2014-06
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22. Palavra escrita (Bilac, Iessiênin e Augusto de Campos) e palavra cantada (Toquinho e Belchior): aspectos estilísticos do poema e da canção na Literatura e na MPB
Assumindo a Literatura e a Música Popular Brasileira enquanto práticas discursivas, nosso objetivo neste artigo é analisar os aspectos estilísticos de três enunciados dos gêneros poema e canção, produzidos respectivamente nas esferas discursivas literária e verbomusical, e que mantêm entre si um diálogo intertextual. Os textos analisados, sob a ó
Per musi. Publicado em: 2014-06
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23. O Modalismo em alguns compositores da música popular do Brasil pós Bossa Nova
Estudo sobre utilização de modalismo no período pós Bossa Nova na música popular brasileira da década de 1960. A partir da valorização da cultura popular via Canção de Protesto, aponta-se o uso comum de procedimentos modais em diversos compositores representativos da época (Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Edu Lobo, Geraldo Vandré, Baden Powell
Per musi. Publicado em: 2014-06
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24. Verbo fálico: sobre o erotismo divino na canção Sobre todas as coisas de Chico Buarque e Edu Lobo
Este artigo pretende realizar uma leitura interpretativa da canção Sobre todas as coisas, composta por Chico Buarque e Edu Lobo, gravada originalmente no LP O grande circo místico (1983). A partir da ideia de canção como espaço que conjuga os textos verbal (a letra) e musical (melodia, harmonia e ritmo), vistos em relação de mútua correspondência,
Per musi. Publicado em: 2014-06