Camus
Mostrando 1-12 de 57 artigos, teses e dissertações.
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1. NÃO MORTE, PENSAMENTO E VIDA EM “O FILHO DE SAUL”
RESUMO Este texto analisa o filme O filho de Saul (László Nemes, 2015), tomando como objeto de reflexão a relação que seu protagonista estabelece com a morte e com a atividade do pensar na situação de exceção em que se encontra (campo de extermínio; membro do Sonderkommando). Para tanto, destacaremos os movimentos de câmera, em particular, e explo
Novos estud. CEBRAP. Publicado em: 2021-04
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2. O clichê: notas para uma derrota do pensamento. Por uma consciência ingênua
Em que sentido o clichê, a frase feita e repisada, o jargão - que já há algum tempo invadiram o vocabulário pedagógico - podem representar uma estratégia de refamiliarização com um mundo tornado estranho, em que nossos conceitos deixaram de ser adequados, e passaram a indicar um perigo para o pensamento? Partindo de uma imagem de Camus (Sísifo) e p
Educ. Real.. Publicado em: 2014-06
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3. Unicidade e comunidade: a recepção de M. Stirner em L'homme Révolté de Albert Camus
O presente artigo pretender estudar a recepção da filosofia de Max Stirner por Albert Camus em L'Homme révolté, nomeadamente a partir da articulação entre dois conceitos centrais nos pensamentos de ambos os autores: revolta e revolução. Num momento conclusivo, e com base na leitura comparativa entretanto desenvolvida, é proposta uma aferição da va
Trans/Form/Ação. Publicado em: 2013-12
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4. A precariedade humana e a existência estilizada
Este artigo tematiza o desamparo vivenciado pela consciência ante a ausência de bases sólidas para seus anseios de felicidade e para suas representações simbólicas. Com esse propósito, toma como objeto de reflexão um dos ensaios filosóficos de Albert Camus, O mito de Sísifo, equacionando a possibilidade de uma ética que estilize a vida, sem que se
Trans/Form/Ação. Publicado em: 2013-04
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5. Kierkegaard. Camus. Hilst : no labirinto da angústia
Este trabalho tem por objetivo estabelecer uma possível aproximação entre as obras de Sören Kierkegaard e Hilda Hilst, mediados por Albert Camus, a partir de suas reflexões sobre a angústia. Esta é aqui entendida como um sentimento de estranhamento que é próprio do estar do homem no mundo: ajuda-nos a pensá-la dessa forma a imagem do indivíduo que
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 02/04/2012
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6. Mito e absurdo no moderno drama francês e em Nelson Rodrigues
O presente trabalho tem o objetivo de investigar, num primeiro momento, como se produzem novos sentidos através da utilização dos mitos gregos no drama francês da época entreguerras e do período em que a França esteve sob a Ocupação alemã devido aos acontecimentos da Segunda Guerra Mundial. O objeto de pesquisa são as peças míticas de Jean Girau
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/01/2012
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7. Purple urine bag syndrome in an elderly subject
Braz J Infect Dis. Publicado em: 2012-12
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8. O Avesso e o Direito da escritura camusiana: de L\ Êtranger aos Écrits de Jeunesse / The Wrong Side and The Right Side of camusian scripture: From LÉtranger to Écrits de Jeunesse.
LÉtranger e Le Mythe de Sisyphe fazem parte do que Camus nomeou de ciclo do absurdo,no qual se unem sob esse mesmo tema a escrita literária e a reflexão filosófica. O absurdo é essencialmente definido como um divórcio do homem com o mundo, mas encontramos no percurso filosófico do autor uma noção anterior a essa, as núpcias. A análise de todos os
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 02/09/2011
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9. Orfeu : do mito à realidade brasileira uma análise da trilha sonora dos filmes "Orfeu Negro" (1959) e "Orfeu" (1999) baseados na peça "Orfeu da Conceição" de Vinicius de Moraes / Orpheus : from the myth to the brazilian reality a soundtrack analysis of the movie "Black Orpheus" (1959) and "Orpheus" (1999) based on Vinicius de Moraes play "Orfeu da Conceição"
Esta pesquisa tem como objetivo estudar a trilha sonora dos filmes "Orfeu Negro", de Marcel Camus (1959) e "Orfeu", de Cacá Diegues (1999), integrando música instrumental, canção, sound design e edição de som enquanto elementos criativos das obras e sua relação com as outras linguagens que compõem a totalidade dos filmes. Será feita uma decupagem i
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 18/08/2011
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10. A filosofia camuflada de Jean-Paul Sartre e Albert Camus / The disguised philosophy of Jean - Paul Sartre and Albert Camus
Em nosso trabalho, procuramos demonstrar as fundamentações éticas de Albert Camus e de Jean-Paul Sartre perceptíveis em seus primeiros escritos. Partimos de uma análise da situação histórica dos autores no momento da composição de seus ensaios fundamentais, O ser e o Nada e O mito de Sísifo, para, em seguida, atribuir às iniciativas dramatúrgica
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 15/07/2011
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11. Bernardo Santareno e as possíveis reverberações das palavras de Ivan Karamázovi
Na peça teatral O inferno, escrita por Bernardo Santareno, o serial killer Orfeu Wilson, à beira da cova de suas vítimas, declama frases de Ivan Karamázovi, conhecidas por meio do texto de Dostoiévski e pelo ensaio O homem revoltado, de Camus. O presente artigo tem como objetivo analisar os elementos constitutivos dessa relação entre os enunciados de
Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso. Publicado em: 2011-12
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12. Tradutor: o inescapável hôte da língua do Outro
A partir de algumas concepções de língua, tradução e hospitalidade desenvolvidas pelo filósofo francês Jacques Derrida, pretende-se, neste trabalho, estabelecer uma relação entre as considerações derridianas sobre a tradução do termo francês hôte, palavra que designa tanto o anfitrião quanto o hóspede, e o trabalho do tradutor. Na primeira p
Trab. linguist. apl.. Publicado em: 2011-12