O Avesso e o Direito da escritura camusiana: de L\ Êtranger aos Écrits de Jeunesse / The Wrong Side and The Right Side of camusian scripture: From LÉtranger to Écrits de Jeunesse.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

02/09/2011

RESUMO

LÉtranger e Le Mythe de Sisyphe fazem parte do que Camus nomeou de ciclo do absurdo,no qual se unem sob esse mesmo tema a escrita literária e a reflexão filosófica. O absurdo é essencialmente definido como um divórcio do homem com o mundo, mas encontramos no percurso filosófico do autor uma noção anterior a essa, as núpcias. A análise de todos os textos anteriores ao ciclo do absurdo nos mostra, porém, que núpcias e absurdo sempre fizeram parte da reflexão camusiana. Essas duas noções opostas sempre conviveram juntas, formando o que chamamos de o avesso e o direito, ideia que se reflete no título da primeira recolha de ensaios do autor. O objetivo dessa dissertação é, através de todos os escritos anteriores à narrativa, definir o avesso e o direito como um tema fundamental para a escritura de LÉtranger, onde se conjugam as núpcias e o absurdo, a literatura e a filosofia.

ASSUNTO(S)

lÉtranger literatura literature núpcias nuptials o avesso e o direito philosophy the wrong side and the right side lÉtranger absurd absurdo albert camus albert camus filosofia

Documentos Relacionados