Boi Bumba
Mostrando 1-12 de 30 artigos, teses e dissertações.
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1. Os bumbás da Amazônia: literatura, etnografia e folclorização dos cordões de boi nas versões de intelectuais modernistas (1927-1943)
RESUMO O artigo aborda intercâmbios entre intelectuais do Norte e do Nordeste do Brasil, direta ou indiretamente ligados ao estudo do boi bumbá, como pauta da pesquisa folclórica promovida por Mário de Andrade. São analisadas obras de escritores baseados no Pará nos anos de 1920 e 1930 dedicadas ao que concebiam como folclore amazônico, bem como carta
Topoi (Rio de Janeiro). Publicado em: 2022
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2. Guerreiros da pândega: batuques negros e encontros de bois-bumbás nos jornais de Belém do Pará no pós-Abolição (1888-1908)
Resumo: O artigo analisa as repercussões e os sentidos implicados na divulgação jornalística dos encontros de cordões de boi-bumbá na primeira década após a Abolição da Escravidão na cidade de Belém. Encontros eram confrontos cantados e/ou físicos entre cordões nas ruas e praças da cidade, de modo ritualizado e com o objetivo de capturar o boi
Tempo. Publicado em: 2021-08
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3. Boi de Fama: "Pessoal de bumbá", agentes do estado, jornalistas, literatos e a sociabilidade festiva nos subúrbios de Belém (décadas de 1920 e 1930)
Resumo Este texto aborda alianças e conflitos entre brincantes, gestores públicos, jornalistas e literatos envolvidos direta ou indiretamente com grupos de boi bumbá em Belém do Pará nas décadas de 1920 e 1930. Interações positivas ou negativas garantiam visibilidade e repercussão social (pela oposição ou pela exaltação) aos agentes do boi nas f
Varia hist.. Publicado em: 2021-04
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4. As artes urbanas de Parintins associadas à festa do boi bumbá: uma análise de suas representações figurativas
Parte do livro:Iconografia: pesquisa e aplicação em estudos de Artes Visuais, Arquitetura e Design
Autor(es): Silva, Marivaldo Bentes da
EDUFBA. Publicado em: 2016
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5. Melodrama como matriz cultural no processo de constituição de identidades familiares : um estudo de (tele)novela e bumba-meu boi : usos, consumos e recepção
Esta tese tem como objetivo compreender de que modo o gênero melodrama ¿ nas suas atualizações através da (tele)novela, do bumba-meu-boi e das práticas sócio-comunicativas familiares - se constitui numa matriz cultural para a identidade de uma família de classe popular. Trabalha-se com três gerações de uma família maranhense buscando identificar
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012
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6. O frevo no coração do recifense: cultura, música e educação
Dentre as diferentes manifestações da cultura popular do Estado de Pernambuco, o gênero musical frevo é o que apresenta maior relevância, principalmente na cidade do Recife. Em meio aos ―Ursos de carnaval, ―Caboclinhos, ―Bumba-meu-boi, ―Cavalo Marinho e tantos outros com histórias e belezas, o frevo vem se mantendo, animando e c
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 22/08/2011
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7. Gender and musical performance in Maracatus (PE) and Bumba Bois (MA)
Este artigo orienta-se pelas seguintes questões: Quais instrumentos homens e mulheres tocam no maracatu pernambucano e no bumba meu boi maranhense? Como são suas participações no canto e composição das músicas? Que significados e valores dão suporte a estas práticas e como se relacionam com o significado e valor da música nestas duas brincadeiras?
Vibrant: Virtual Brazilian Anthropology. Publicado em: 2011-06
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8. ALEGORIAS EM AÇÃO
Resumo: As alegorias são elementos expressivos integrantes das narrativas e performances rituais do festival dos Bois Bumbás de Parintins/Amazonas e do desfile das escolas de samba cariocas. São arte ritual por excelência, posto que feitas para serem integralmente consumidas em seu uso. Sua função nesses dois festivais espetaculares é eminentemente pe
Sociol. Antropol.. Publicado em: 2011-06
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9. Bois-bumbás de Parintins: síntese metafórica da realidade?
Este artigo analisa como os atores sociais internos percebem o evento dos bois-bumbás da cidade de Parintins, tendo em vista o valor que tal fenômeno representa para a comunidade local nos aspectos culturais, econômicos e sociais, e por criar um espaço onde os seus integrantes possam refletir, falar e produzir conhecimento sobre sua realidade. Procurou-s
Revista de Administração Pública. Publicado em: 2010-02
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10. Mário de Andrade and the aesthetics of the popular dance bumba-meu-boi / Mário de Andrade e a estética do bumba-meu-boi
O objeto de estudo deste trabalho é a estética da dança popular bumba-meu-boi, a partir das pesquisas de Mário de Andrade (1893-1945). O folguedo, encenado apenas no Brasil há mais de um século, e que se mantém vivo até hoje, despertou a curiosidade do poeta modernista, cujo interesse trouxe a referida dança dramática para o centro de sua atenção
Publicado em: 2010
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11. O teatro como metáfora e alegoria da vida: a pena e a lei, de Ariano Suassuna
Nossa pesquisa sobre A pena e a Lei, de Ariano Suassuna teve como objetivo apreender na peça teatral a representação alegórica da vida, por meio de uma relação invertida com o texto bíblico, articulada aos elementos teatrais (personagens, indicadores de cena, voz do autor-ator-apresentador). Para isso, amparamo-nos, especialmente, na leitura dos autos
Publicado em: 2010
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12. Lidentité discoursif des "toadas" du "bumba-meu-boi" de la "maioba" / Identidade discursiva das toadas do bumba-meu-boi da maioba
Ce travail prétend analyser les toadas du bumba-meu-boi du Maioba comme une pratique discursive, prenant comme base lorientation donnée par Dominique Maingueneau pour lAnalyse du discours française. Nous avons présenté des catégories tels que: pratique discursives, positionnement, investissement générique, linguistique, scénographique et éthique, l
Publicado em: 2009