Gender and musical performance in Maracatus (PE) and Bumba Bois (MA)
AUTOR(ES)
Albernaz, Lady Selma Ferreira
FONTE
Vibrant: Virtual Brazilian Anthropology
DATA DE PUBLICAÇÃO
2011-06
RESUMO
Este artigo orienta-se pelas seguintes questões: Quais instrumentos homens e mulheres tocam no maracatu pernambucano e no bumba meu boi maranhense? Como são suas participações no canto e composição das músicas? Que significados e valores dão suporte a estas práticas e como se relacionam com o significado e valor da música nestas duas brincadeiras? Baseia-se em dados de pesquisa de campo, realizada em Recife-PE e São Luís-MA entre 2009/10 e com suporte de investigações de anos anteriores. Constata-se que a performance musical, especialmente instrumentos e canto, classificados como masculinos e femininos, ordena e orienta a inserção de homens e mulheres, concorrendo para a organização e a forma de apresentação dos grupos de maracatu e bumba meu boi. Geramse hierarquias que justificam poderes diferenciados, dando sustentação a desigualdades nas relações de gênero.
ASSUNTO(S)
gênero performance musical bumba meu boi maracatu
Documentos Relacionados
- Palhaços da cara preta: Pai Francisco, Catirina, Mateus e Bastião, parentes de Macunaíma nos Bumba-bois e Folias-de-Reis - MA, PE, MG
- Ecology of the artisanal fishing in the medium river Tocantins, Imperatriz (MA)
- Planeta de boieiros: culturas populares e educação de sensibilidade no imaginário do bumba-meu-boi.
- Characterization of a distinct nuclear acidic protein antigen (MA) and clinical findings in systemic lupus erythematosus patients with MA antibodies.
- METHODOLOGICAL PROPOSAL FOR THE TOWN ZONING OF ENVIRONMENTAL SCIENCE APPLIED ON ANAJATUBA (MA)