Barthes Roland Critica E Interpretacao
Mostrando 13-24 de 32 artigos, teses e dissertações.
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13. A beleza da forma e da cor é a santidade das árvores :: a figura, a cena fulgor e a paisagem em Maria Gabriela Llansol
Este trabalho nasceu da seguinte frase do livro Amigo e Amiga: curso de silêncio de 2004, de Maria Gabriela Llansol: a beleza da forma e da cor é a santidade das árvores . A partir dos significantes forma , cor e árvores , abordamos três noções fundamentais para o texto llansoliano: a figura, a cena fulgor e a paisagem. A base teórica para este traba
Publicado em: 2009
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14. The reader behind the writer Lygia Bojunga Nunes / Leitura e desleitura na obra de Lygia Bojunga
O presente trabalho propõe-se a conhecer a leitora que há por trás da escritora Lygia Bojunga Nunes. Observando-a não apenas como emissora de um texto, mas como destinatária deste; revelando, assim, como se dá sua relação, enquanto leitora, com a obra literária. Essa pesquisa divide-se em três capítulos, sendo que no primeiro procuramos relacionar
Publicado em: 2009
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15. A construção da personagem pelo duplo viés biográfico e autobiográfico no dueto conto e romance de Graciliano Ramos: Infância e A terra dos meninos pelados
The memoirist registry, in general, can involve multiple dimensions and functions in its peculiar speech. The main purpose of this dissertation is to investigate the various shortcuts in writing, by which the Graciliano Ramoss autobiographical project shows us some kind of memoirist biases in their literary and fictional novel with cognitive, social and psyc
Publicado em: 2009
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16. Biografia como método: a escrita da fuga em Maria Gabriela Llansol
Este trabalho toma a fuga musical como possibilidade de arquitetura textual (não como metáfora) para perseguir, na obra de Maria Gabriela Llansol, a hipótese da biografia como método . Partindo inicialmente dos diários da escritora, nosso olhar deslocou-se, pela vertical do lugar, da grafia do sujeito na contemporaneidade para o corp a screver inscrito
Publicado em: 2008
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17. 117 e outros poemas: à procura da palavra de Emily Dickinson
Este trabalho procura, a partir da experiência de leitura e tradução de poemas e cartas de Emily Dickinson, chegar a um pensamento sobre a tradução e um modo - um método - de traduzir, uma poética extraída da própria escrita da poeta. Para compor o que seria esse pensamento sobre a tradução e a escrita, convocou-se escritores como Walter Benjamin,
Publicado em: 2008
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18. O sentido da viagem na escritura das Galáxias: o espaço em palimpsesto e a escrita da tradição poética
Galáxias (1984), Haroldo de Campos prepares a record critic of the poetic tradition in providing epifanias, to raise their cosmos space in the sensitivity of the reader, and the intent of the subject-writer. From its conception as a livro-mar, open to travel by the most different genres and poetic spaces emerge a proposal for research around the writing and
Publicado em: 2008
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19. The name of that: Arnaldo Antunes / O nome disso: Arnaldo Antunes
Essa pesquisa desenvolve um olhar sobre a obra poética de Arnaldo Antunes e sua história de leituras, através de um sistema complexo de relações, onde se misturam escrituras variadas. Para compreender melhor como suas idéias são construídas e articuladas procuramos aproximar sua produção poética de tendências artísticas surgidas no início do s�
Publicado em: 2008
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20. Receitas de mulher: construção das figuras femininas na publicidade impressa
A presente pesquisa tem por objetivo compor um panorama das principais tendências de representação da mulher na publicidade impressa e analisar suas relações com o conteúdo editorial das revistas femininas. O trabalho também busca refletir sobre as figuras de mulher construídas e examina como elas se articulam com os imperativos da cultura das mídia
Publicado em: 2008
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21. A lírica fragmentária de Ana Cristina Cesar: autobiografismo e montagem
O principal objetivo desta pesquisa é examinar, na escritura de Ana Cristina Cesar, em especial nos textos que compõem A teus pés, editado em 1982, as relações entre a tessitura do discurso autobiográfico e o método de montagem cinematográfica. Tal objetivo foi traçado, considerando-se que a obra poética de Ana Cristina Cesar revela, como métodos
Publicado em: 2008
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22. O diálogo de alteridades na escritura de A paixão segundo G.H., de Clarice Lispector
The current thesis aims to analyze the novel A Paixão segundo G.H. (1964) by Clarice Lispector. From the hypothesis that the narrator-character, identified only by GH, in reporting her via crucis of existence also reports, through a plurissignificative speech, her experience as a writer-sculptor. In her kind of writing, she uses metaphors that can be read a
Publicado em: 2008
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23. Um olhar sobre o vazio: imagem e escrita em Douleur Exquise e L Absence, de Sophie Calle
Esta dissertação tem como objetivo geral realizar um estudo sobre a obra de Sophie Calle, a partir das relações entre a escrita e a imagem no livro Douleur exquise (2003) e na trilogia L Absence (2000). Tendo como eixo a temática da ausência e da memória, buscamos determinar o diálogo entre a fotografia e a narrativa no corpus selecionado, comparando
Publicado em: 2007
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24. O biografema na biodiagramação da obra literária e epistolar de Monteiro Lobato
Esta dissertação analisa o biografema como um possível elemento unitário e básico da biografia tradicional, definido como traço distinto de um biodiagrama, que é a biografia em si, do escritor brasileiro Monteiro Lobato, apresentado em um córpus único e cronológico onde registra as marcas de sua oralidade, criando um discurso que o próprio autor d
Publicado em: 2007