Bailarino Pesquisador Interprete
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1. Corpos em Expansão: a arte do encontro no método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI)
Resumo: O artigo esclarece aspectos da pesquisa no método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI) em resposta ao texto de Höfling, publicado neste mesmo periódico, no v. 6, n. 2 (2016). São explicitados procedimentos e enfoques do método concernentes às pesquisas de campo, à criação artística e às apresentações dos espetáculos. No decorrer do t
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2016-12
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2. Pedagogia dos Possuídos: repensando o método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI) no ensino da dança no Brasil
Resumo: Este trabalho15 propõe um questionamento dos princípios fundamentais do método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI) ensinado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no Brasil. A análise problematiza a suposição de que os alunos não têm consciência da sua própria brasilidade, a qual eles devem buscar através do BPI, e questiona u
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2016-08
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3. O Processo BPI e suas Especificidades Epistemológicas
Resumo: Neste artigo, são apresentados alguns aspectos do método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI) que podem ser pensados como suas especificidades epistemológicas. Trata-se, portanto, de uma revisão da bibliografia fundamental dessa metodologia de formação e criação cênica em desenvolvimento no Brasil há mais de trinta anos. Por meio de rela
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2015-12
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4. Rede de Afetos : as relações afetivas vivenciadas pelo sujeito no processo de formação e de criação cênica do método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI) = Affectionate network: affectionate relationships experienced in the process of scenic creating with the Dancer-Researcher-Performer (BPI) method / Affectionate network: affectionate relationships experienced in the process of scenic creating with the Dancer-Researcher-Performer (BPI) method
O presente trabalho evidencia a existência e o papel fundamental das relações afetivas no processo criativo proposto pelo método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI). Utilizando-me metodologicamente da Análise de Conteúdos proposta por Laurence Bardin (1977) e do caráter qualitativo para analisar os dados coletados, segundo Graham Gibbs (2009), con
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/08/2012
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5. Dançar para a Fonte Xavante : uma experiênciabailarino-pesquisador-intérprete de retorno à Terra Indígena Pimentel Barbosa = Dancing to the Xavante Source: a return experience of the dancer-researcher-performer to the Pimentel Barbosa Indigenous Territory / Dancing to the Xavante Source : a return experience of the dancer-researcher-performer to the Pimentel Barbosa Indigenous Territory
O objetivo desta pesquisa consistiu em aprofundar-se na fase do Método Bailarino- Pesquisador-Intérprete (BPI) que denominamos de Retorno ao Campo. Essa fase consiste em levar o espetáculo, resultante do processo ocorrido dentro do BPI, ao campo onde foi realizado o Co-habitar com a Fonte para a criação cênica, eixo do Método no qual o bailarino faz u
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/08/2012
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6. Estudos do método bailarino-pesquisador-intérprete (BPI) : estruturação da personagem Zé Mané / Study method dancer-research-interpret (DRI) : a structure of character Zé Mané
O trabalho aqui apresentado é registro de estudos do Método Bailarino-Pesquisador-Interprete (BPI), que convergiu na estruturação da personagem Zé Mané. Constam como principais referências teóricas os trabalhos literários da criadora do Método, a Profa. Dra. Graziela Rodrigues - Bailarino-Pesquisador-Interprete: Processo de Criação (1997) e O Mé
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/08/2010
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7. A descoberta da cultura velada e dos gestos vitais : um aprofundamento no eixo Inventário no Corpo do Método BPI (Bailarino-Pesquisador) / The discovery of the culture veiled and vital gestures : a deepening of the axis Inventory in the Body Method DRP (Dancer-Research-Performance)
Esta pesquisa teve por finalidade aprofundar o eixo Inventário no Corpo do Método Bailarino- Pesquisador-Intérprete (BPI), através de sua aplicação a um grupo de alunos voluntários, com o intuito de verificar o grau de incidência e o modo de ocorrência dos seguintes itens: a rejeição à cultura brasileira (manifestações populares brasileiras), a
Publicado em: 2010
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8. Scenic performance in the Dande-Researcher-Performer (DRP) method : a study based on the creation and presentations of the dance performance Unrestness Waltz / O espetaculo cenico no metodo Bailarino-Pesquisador-Interprete (BPI) : um estudo a partir da criação e apresentações do espetaculo de dança Valsa do Desassossego
This work focuses on the scenic performance in the Dancer-Researcher-Performer (DRP) method, being based on the study of the dance Unrestness Waltz. DRP is a method of creation and research in dance that develops from the mutual relations of three fundamental axis: The Body s Inventory; The Co-inhabiting with the Source; and The Structuring of the Character.
Publicado em: 2009
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9. Koborireboe : an experience in dance with the bororo in the village of meruri in Mato Grosso-Brazil / Koborireboe : uma experiencia em dança com os indios Bororo da aldeia de Meruri em Mato Grosso
Este trabalho de dissertação apresenta a experiência entre os índios Bororo da aldeia de Meruri, no estado de Mato Grosso, utilizando aspectos do Método Bailarino-Pesquisador- Intérprete (BPI), criado pela professora doutora Graziela Rodrigues. O BPI é um método de criação em dança, composto por três eixos fundamentais: o Inventário no Corpo, o
Publicado em: 2008
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10. The Dojo of DRT : a place where pathways bloom / O Dojo do BPI : lugar onde se desbrava um caminho
This is an investigation about the dojo, a laboratorial dance procedure that uses the method Dancer-Researcher-Performer (DRP), created by professor Graziela Rodrigues. The DRT method works to develop the body image of the dancer focusing on his originality, instead of mantaining and perpetuating an idealized body image. The DRP method was conceived in three
Publicado em: 2008
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11. O Santo que dança : uma vivencia corporal a partir do eixo co-habitar com a fonte do metodo bailarino-pesquisardor-interprete (BPI) / The Saint that dance : a corporal living from the axis co-inhabiting with the source of the BPI: Bailarino - Pesquisador - Interprete (
This study is mainly aimed at going deeply into the co-inhabiting axis with the source of the BPI: Bailarino-Pesquisador-Intérprete (Dancer-Researcher-Interpreter) method, from the author s field research with Saint Gonçalo s Dance devotees from Ponte Nova de Munhoz - MG rural district and with the ones from Fazenda Grande de Pouso Alegre - MG. The method
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 18/06/2007
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12. O desate criativo : estruturação da personagem artir do metodo BPI (Bailarino-Pesquisardor-Interprete) / Disentangling the creative : contructiion of the character through the BPI (Bailarino-Pesquisador-Interprete)
Este trabalho teve por objetivo realizar uma criação artística, tendo como foco o eixo Estruturação da Personagem do Método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI). Pretendeu-se, também, a realização de uma reflexão teórica do desenvolvimento deste processo criativo. O BPI é um Método de perspectiva sistêmica, que integra aspectos sociais, cult
Publicado em: 2007