Dançar para a Fonte Xavante : uma experiênciabailarino-pesquisador-intérprete de retorno à Terra Indígena Pimentel Barbosa = Dancing to the Xavante Source: a return experience of the dancer-researcher-performer to the Pimentel Barbosa Indigenous Territory / Dancing to the Xavante Source : a return experience of the dancer-researcher-performer to the Pimentel Barbosa Indigenous Territory

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

29/08/2012

RESUMO

O objetivo desta pesquisa consistiu em aprofundar-se na fase do Método Bailarino- Pesquisador-Intérprete (BPI) que denominamos de Retorno ao Campo. Essa fase consiste em levar o espetáculo, resultante do processo ocorrido dentro do BPI, ao campo onde foi realizado o Co-habitar com a Fonte para a criação cênica, eixo do Método no qual o bailarino faz uma pesquisa de campo em alguma manifestação cultural ou nicho social brasileiro. A fase do Retorno ao Campo, neste projeto, deu-se por meio da realização de quatro apresentações do espetáculo "Nascedouro" em três diferentes aldeias da Terra Indígena de Pimentel Barbosa, de etnia Xavante, no Norte do Estado do Mato Grosso. "Nascedouro" é resultado de pesquisas de Iniciação Científica no Método BPI, enfocando a etnia Xavante, com a direção da profa. dra. Graziela Rodrigues e interpretação de Elisa Costa. Para a experiência de retornar "Nascedouro" à sua Fonte, intérprete e diretora estiveram nas terras xavante. Fazia parte dos objetivos buscar, por meio do Retorno ao Campo, abertura, comunicação e troca suficientes para proporcionar a intervenção dos pesquisados, gerando um processo de interação, o que, de fato, aconteceu. Após ocorrida a fase do Retorno ao Campo, houve novos laboratório dirigidos, para elaborar cenicamente as reverberações resultantes dessa interação, que resultou em uma performance e também em novas apresentações de "Nascedouro", incorporando os novos sentidos apurados do diálogo entre os Xavante e o espetáculo. Concluímos, após todo esse percurso, que o Retorno ao Campo, no Método BPI, gera identificação e espelhamento com os pesquisados, promove o desenvolvimento do intérprete e também o desenvolvimento do espetáculo, proporcionando inclusive a criação de novos produtos cênicos. Concluímos, também, que uma relação de sintonia e confiança entre diretor e intérprete é essencial para que os processos no Método BPI sejam bem sucedidos.

ASSUNTO(S)

bailarino-pesquisador-interprete Índios xavante dança method bpi (dancer-researcher-performer) xavante indians dance terra indígena pimentel barbosa (brazil)

Documentos Relacionados