Autorrepresentacao
Mostrando 1-12 de 16 artigos, teses e dissertações.
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1. Sou eu que dou as ordens: a autorrepresentação de Heitor dos Prazeres
Resumo Este artigo investiga os elementos combinados por Heitor dos Prazeres para constituir seu autorretrato, a pintura denominada O artista, do acervo do Museu de Arte de São Paulo. Fugindo das representações redutoras e esquemáticas, recorrentes na abordagem de indivíduos negros na história da arte brasileira, Heitor soma atributos para compor uma f
ARS (São Paulo). Publicado em: 2022
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2. PRÁTICA CIENTÍFICA NA ESCRITA DE PROFESSORA
Resumo Este artigo investiga autorrepresentações produzidas por uma professora de escola básica em uma dissertação de mestrado profissional para professoras de português como língua materna no território brasileiro. A partir das representações identificadas, a construção do letramento científico da educadora na pós-graduação profissional é p
Ling. (dis)curso. Publicado em: 01/08/2019
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3. Arte – antropologia – arte: sobre as capas da revista Horizontes Antropológicos
Resumo De suvenir de museu a mote de releituras, o universo da história da arte tem atendido a distintos propósitos extra-artísticos. Cineastas, designers e, em especial, profissionais da área da comunicação referenciam-no constantemente, levando para campanhas publicitárias, cartazes e identidades visuais, entre outros produtos, fragmentos e alusões
Horiz. antropol.. Publicado em: 2018-04
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4. A construção da autorrepresentação nos filmes-diário de Jonas Mekas
Resumo Este artigo propõe uma reflexão acerca de como os filmes-diário de Jonas Mekas contribuíram para um entendimento mais amplo da autorrepresentação dentro do âmbito cinematográfico. O trabalho parte do pressuposto de que, ao procurar diferentes formas para lidar com a construção do tempo na sua obra, Mekas trouxe novas perspectivas para as nar
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2017-12
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5. Retratos em movimento.
resumo O artigo aborda aspectos da relação do cinema com a arte do retrato. Buscamos, em primeiro lugar, uma definição estética do que seria um retrato cinematográfico, sempre em tensão com os critérios formais e padrões estilísticos que historicamente constituíram o retrato pictórico. Em seguida, relacionamos essa questão com a importância que
ARS (São Paulo). Publicado em: 2017-12
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6. Pluralismo bioético: contribuições latino-americanas para uma bioética em perspectiva decolonial
Resumo Este ensaio pretende apresentar subsídios para proposta bioética em perspectiva decolonial como parte da expansão de projetos epistêmicos, políticos e estéticos latino-americanos para além dos projetos hegemônicos eurocentrados. Para tanto, o trabalho inicia com breve discussão a respeito da autorrepresentação que o conhecimento produzido n
Rev. Bioét.. Publicado em: 2017-04
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7. A autorrepresentação do judeu mediada pelo olhar do nacional em "Natal sem Cristo" de Samuel Rawet
resumo Rawet nasceu na Polônia em 1929 e imigrou para o Brasil em 1936. Tendo vivido seus primeiros anos em um shtetl, sua infância foi marcada pela onipresença da ambiência judaica. O afastamento desse meio ambiente, colocando-o em contato com uma população majoritariamente não-judaica, irá desenvolver sua autopercepção de imigrante, um estranhame
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2016-12
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8. Do Efeito ao Paradigma: Narciso, Medusa e Pigmalião1
resumo O artigo pretende caracterizar a relação entre espectadores e imagens e, para tanto, utiliza as figuras paradigmáticas de Narciso, Medusa e Pigmalião, que são, rotineiramente, utilizadas para falar de imagens. Frequentemente, Narciso é associado à autorrepresentação; Medusa à fotografia e à morte, e Pigmalião ao simulacro. No entanto, numa
ARS (São Paulo). Publicado em: 2015-12
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9. Golpes de Memória: usos políticos de Olavo Bilac no século XX
Este trabalho tem como objetivo expor em, linhas gerais o processo de enquadramento político da memória do poeta Olavo Bilac ao longo do século XX no Brasil. Começo com o esboço de uma imagem de si que Bilac tentou legar à sua audiência em textos, palestras e atos públicos na maturidade, fortemente associada ao engajamento na campanha cívica em prol
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2015-08
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10. ACERCA DOS PROCESSOS DE INDIGENIZAÇÃO DOS MUSEUS: UMA ANÁLISE COMPARATIVA
A partir de uma leitura comparativa sobre a agência indígena no Museu Magüta (primeiro museu indígena do Brasil, pertencente ao povo Ticuna, localizado em Benjamin Constant, Amazonas) e nas mostras do povo Musqueam no Museu de Antropologia da University of British Columbia (pioneiro na implementação do trabalho colaborativo com os povos indígenas, loc
Mana. Publicado em: 2015-04
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11. Para não ser trapo no mundo: as mulheres negras e a cidade na narrativa brasileira contemporânea
Este trabalho busca analisar, nas obras de Carolina Maria de Jesus e Conceição Evaristo, as possibilidades estéticas e políticas da autorrepresentação da experiência feminina negra nas metrópoles brasileiras. A cidade, nesses livros, não é apenas paisagem ou retrato, mas elemento de subjetivação e espaço de empoderamento, que se efetivam a parti
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2014-12
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12. Carolina Maria de Jesus e a autorrepresentação literária da exclusão social na América Latina: olhares reversos aos de Eduardo Galeano e Octavio Paz
A literatura comparada dedica-se ao estudo das questões identitárias e das representações literárias interétnicas ou intersociais pelo viés privilegiado das relações interculturais. Em razão de seu amplo espectro de possibilidades de interpretação literária e cultural, a literatura comparada torna-se uma producente ferramenta para a análise dos
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2014-12