Autor Dramatico
Mostrando 1-12 de 28 artigos, teses e dissertações.
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1. Experiências com as leituras de João Gilberto Noll
Resumo O presente texto está pautado por uma espécie de profanação do artigo acadêmico. A partir de uma explícita exposição da subjetividade e da confessionalidade, orquestra-se um ensaio-experimento (ensaio-experiência), marcado pela fusão entre escrita criativa e teoria literária. Ao recorrer ao texto dramático, busco registrar dialogicamente q
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 20/05/2019
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2. Edward Gordon Craig e o Teatro para Bobos: retrato de um encenador como autor cômico
RESUMO Durante a Primeira Guerra Mundial, o encenador Edward Gordon Craig escreveu um ciclo de comédias para marionetes, Teatro para Bobos, que permanecerá inacabado. Esse aspecto de sua obra foi, por muito tempo, negligenciado pela maioria dos críticos devido a sua contradição com as declarações do autor contra os autores dramáticos e o teatro liter
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2014-12
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3. Genética de um Reenactment em Jan Fabre
RESUMO Este artigo propõe um percurso seletivo através do processo de recriação de dois espetáculos de Jan Fabre: C'est du théâtre comme c'était à espérer et à prévoir (1982) e Le pouvoir des folies théâtrales (1984). O autor deste artigo - que acompanhou pessoalmente o trabalho da companhia de abril a julho de 2012 - escolheu se concentrar em
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2013-08
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4. Marguerite Duras/Claude Régy: L'Amante Anglaise, gênese de uma escrita, gestação de um teatro
RESUMO Este artigo tem como objetivo a gênese da primeira encenação de L'Amante Anglaise de Margarite Duras, por Claude Régy, uma feliz gênese, realizada a partir da influência recíproca entre a dramaturgia e a cena. Afronta-se, sem uma resposta exata, uma questão teórica importante para a crítica genética aplicada ao teatro: a obra estudada seria
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2013-08
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5. Teatro e política na obra de Almeida Garrett: do setembrismo ao cabralismo (1838-1843) / Theatre and politics in the Almeida Garrett s work: stembrism to the cabralism (1838-1843)
Almeida Garrett engajou-se como liberal participando dos acontecimentos políticos de seu país. Após a Revolução de Setembro de 1836, Passos Manuel convida-o para estruturar o teatro português, tendo em vista que é considerado um meio de civilização. Garrett elabora um plano baseado em três pontos fundamentais: a construção de um edifício (futuro
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 09/04/2012
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6. A santa absolvição do crime: violência, revolta e religiosidade nas dramaturgias de Jean Genet e Plínio Marcos / The saint absolution of crime: violence, revolt and religiosity in Jean Genet and Plínio Marco s dramaturgies
A presente tese de doutorado analisa, em perspectiva comparada, as convergências e divergências entre as dramaturgias do francês Jean Genet e do brasileiro Plínio Marcos, sob o prisma de três tópicos inegavelmente presentes, nelas: a violência, a revolta e a religiosidade. As questões de margem, borda, periferia, ex-centricidade, dissenso etc são ab
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/03/2012
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7. A tensÃo entre oralidade e escritura como reveladora do que à filosofia para PlatÃo: um estudo do Fedro e da Carta VII à luz das doutrinas nÃo escrita
O presente estudo busca investigar a TensÃo entre oralidade e escritura como reveladora do que à Filosofia para PlatÃo, tensÃo que se apresenta no diÃlogo Fedro e na Carta VII. VÃrios questionamentos nos vÃm à mente quando abordamos essa tensÃo entre a oralidade e a escritura no pensamento filosÃfico de PlatÃo; teria ele concebido uma doutrina que
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/03/2011
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8. História e ficção na construção do conflito trágico Em as bruxas de salém, de Arthur Miller
A presente pesquisa tem por objetivo investigar as relações entre história e ficção na construção da peça The Crucible (As Bruxas de Salém, 1953), de Arthur Miller. Após situar o leitor no teatro moderno norte-americano e na vida do autor, buscando assim enquadrar os estudos do texto no contexto da época de Miller, visando uma interpretação que
Publicado em: 2011
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9. Do ponto do meio ao auscultar do estalo: o percurso transformativo dos gêneros do discurso no processo de criação dramática de Luís Alberto de Abreu
Edificada sob a criação colaborativa, parte da obra de Luís Alberto de Abreu torna-se fruto de um movimento dialógico que se arquiteta via discursos de diferentes sujeitos, de horizontes sociais distintos, que participam da sua concepção e da relação com outros discursos, textos e elementos transtextuais que evidenciam as vozes e o emaranhado de fios
Publicado em: 2011
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10. Concepções estéticas em Aníbal Machado : a originalidade criadora em seus contos
Esta tese apresenta a descrição da trajetória de Aníbal Machado. Investiga a recepção de sua obra. Analisa oito contos presentes em A morte da porta-estandarte e Tati, a garota e outras histórias, descrevendo os seguintes aspectos: as etapas de um ritual de passagem na experiência vivida pelo protagonista de ¿O iniciado do vento¿; o percurso da per
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011
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11. O teatro como metáfora e alegoria da vida: a pena e a lei, de Ariano Suassuna
Nossa pesquisa sobre A pena e a Lei, de Ariano Suassuna teve como objetivo apreender na peça teatral a representação alegórica da vida, por meio de uma relação invertida com o texto bíblico, articulada aos elementos teatrais (personagens, indicadores de cena, voz do autor-ator-apresentador). Para isso, amparamo-nos, especialmente, na leitura dos autos
Publicado em: 2010
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12. Graciliano Ramos, uma poética da insignificância
Atido ao problema do estilo literário, o ensaio procura investigar a disposição dramática que, na obra de Graciliano Ramos, enforma os romances e se adensa nas memórias. Após haver forjado a sua técnica pessoal nas narrativas de 30, superando as vertentes opostas do período (materialista e espiritualista) num realismo dialético, o escritor derivou p
Estudos Avançados. Publicado em: 2009