Autor Dramatico
Mostrando 13-24 de 28 artigos, teses e dissertações.
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13. A personagem Antonio José na peça Antonio José ou O Poeta e a Inquisição: um estudo de caráter do protagonista
A personagem do texto dramático constitui-se por meio do que revela de si e da sua relação com o(s) outro(s) dentro da obra, para representar a visão de mundo do autor. Domingos José Gonçalves de Magalhães, baseando-se na vida e obra do comediógrafo Antonio José da Silva, o Judeu, escreveu a tragédia Antonio José ou O Poeta e a Inquisição, cujo
Publicado em: 2009
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14. A construção da comicidade no teatro de Machado de Assis / The Construction of the Comical in the theatre of Machado de Assis
Esta pesquisa desenvolve um estudo em torno do teatro escrito por Machado de Assis, privilegiando a análise das formas de comicidade utilizadas pelo autor em suas peças. Quatro comédias são analisadas no presente trabalho: O caminho da porta e O protocolo, publicadas em 1863, e Não consultes médico e Lição de botânica, publicadas, respectivamente, e
Publicado em: 2009
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15. Carnavalização e paródia em Álbum de Família, de Nelson Rodrigues
O presente trabalho estuda o gênero dramático, desde suas origens, as encenações ritualísticas dos antigos, até as principais manifestações teatrais da contemporaneidade. Centra-se, a seguir, no contexto brasileiro, ao tratar da obra teatral de Nelson Rodrigues, dramaturgo que inovou a linguagem cênica e instaurou a modernidade no teatro nacional, u
Publicado em: 2008
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16. A rubrica como literatura de cena: semiologia da didascália em Querô (Uma Reportagem Maldita), de Plínio Marcos e El Coordinador, de Benjamin Galemiri
Esta dissertação trata do papel da rubrica no teatro latino-americano da segunda metade do século XX, examina suas características e funções, como concretizadoras da materialidade cênica ou formação do imaginário do leitor e como estilo particular de o dramaturgo visualizar o espetáculo posterior, procurando situá-las como literatura da cena. Est
Publicado em: 2007
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17. O Teatro de PlÃnio Marcos: Linguagem e Mascaramento Social.
Os anos 60 e 70 do sÃculo XX representam um perÃodo de vasta produÃÃo artÃstica e cultural no Brasil, contudo a censura foi o maior dilema encontrado pelos artistas, escritores e dramaturgos, que acabavam tendo suas produÃÃes proibidas. No teatro, grandes escritores produzem nessa Ãpoca, como Nelson Rodrigues (1912-1980), Jorge Andrade (1922-1994), e
Publicado em: 2007
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18. O teatro de PlÃnio Marcos: linguagem e mascaramento social
Os anos 60 e 70 do sÃculo XX representam um perÃodo de vasta produÃÃo artÃstica e cultural no Brasil, contudo a censura foi o maior dilema encontrado pelos artistas, escritores e dramaturgos, que acabavam tendo suas produÃÃes proibidas. No teatro, grandes escritores produzem nessa Ãpoca, como Nelson Rodrigues (1912-1980), Jorge Andrade (1922-1994), e
Publicado em: 2007
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19. Constructing the Opera Condor : the compositional process of Antonio Carlos Gomes / Construindo a Opera Condor : o pensamento composicional de Antonio Carlos Gomes
Condor, estreada em 1891 no Teatro alla Scala de Milão, foi a última ópera escrita por Antônio Carlos Gomes. O estudo dos documentos textuais indica que o processo composicional envolveu a elaboração de um rascunho para canto e piano, a orquestração, uma extensa revisão final e a inclusão de um balé um ano após a estréia. A análise do rascunho,
Publicado em: 2007
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20. A máscara da ópera em Dom Casmurro
Este estudo tem por objetivo investigar a representação da ópera no discurso de D.Casmurro, como máscara de um eu, que se desdobra em três personas: a do autor-casmurro, a do narrador e a da personagem Bentinho. Tal desdobramento cria uma correlação com a estrutura tripartite do gênero operístico, cuja autoria, também se divide entre o dramaturgo,
Publicado em: 2006
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21. "O Plantador de Naus a Haver" sob a óptica da intertextualidade / "The planter of ships-yet-to-be" under an intertextual approach
A presente dissertação propõe o estudo da vida e obra da autora portuguesa Júlia Nery, mais especificamente, a análise de uma de suas peças de maior cunho intertextual: O plantador de naus a haver. Para tanto, é feito inicialmente um relato de como se deu o processo de pesquisa de sua produção literária, desde o primeiro contato com a peça no curs
Publicado em: 2006
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22. Práticas de tortura narradas em Torquemada (1971), de Augusto Boal
Este estudo teve como finalidade compreender e historicizar o texto teatral Torquemada (1971), tanto por meio da investigação das representações construídas sobre a tortura no período da ditadura militar no Brasil pelo dramaturgo Augusto Boal quanto através das relações entre a forma dramática em que a peça está assentada o sistema curinga e a ex
Publicado em: 2005
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23. De Jubiabá brasileiro para Jubiabá norte americano
Muitos tipos de tradução podem ser descritos como experiências culturais do tradutor. O tradutor, antes de tudo, é um facilitador no processo de transmissão e recuperação cultural; ele é a ponte entre o leitor e a leitura , pois a tradução não está restrita somente ao ato lingüístico de mudança de código, mas também à comunicação intercul
Publicado em: 2004
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24. No palco das memórias : adaptação para o teatro do romance Um Largo, Sete Memórias, de Adolfo Boos Junkes
Este trabalho constitui-se de uma adaptação para o teatro do romance Um Largo, sete memórias, de Adolfo Boos Júnior. Ou seja, partindo de uma mesma diegese, transpusemos um texto do gênero narrativo (um romance) para o gênero dramático. Para isso efetuamos um levantamento teórico considerando o confronto entre realidade e ficção, o processo de cria
Publicado em: 2002