Atrizes
Mostrando 1-12 de 52 artigos, teses e dissertações.
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1. Covid-19 y Educación Superior. Evaluación de la continuidad didáctica en Cuba
Resumo A avaliação do que aconteceu com o súbito aparecimento do vírus Covid-19, no que diz respeito ao Ensino Superior, em todo o planeta, enfrenta um elevado número de dificuldades, com toda a espécie de matizes, e a necessidade de atender uma realidade multifatorial. A análise do que aconteceu em qualquer lugar do mundo requer atores e atrizes prin
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Publicado em: 2023
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2. Deus salve a rainha e evite engarrafamentos: textos de jornalismo cultural
“Muito se fala em “jornalismo literário”, como se a segunda condição tornasse a primeira mais nobre, e como se a primeira ajudasse a segunda a se tornar mais “popular”, coloquial. Não parece algo que tire o sono de Ademir Assunção: ele não concebe a escrita a partir de um cânone, de uma idealização, de uma vontade externa, mas de sua própria inquietação. Ele também não teme a verdade — e ele a busca em qualquer lugar, seja no morro com Bezerra da Silva, seja caminhando pelas ruas de Porto Alegre a bordo de Mário Quintana. Ademir também escreve ficção, e os pressupostos — não as ferramentas — são parecidos com os de seu jornalismo. Em janeiro de 2004, com Adorável criatura Frankenstein, esculachava os ritos de legitimação de ídolos, marqueteiros, intelectuais e modelos-atrizes-apresentadoras do circo midiático brasileiro. Ele parece crer que a literatura (e também o jornalismo) age no mundo, muda o mundo e não está aí para fixar ou cristalizar as convicções, mas para sacudi-las, abalá-las, estremecer a árvore dos fetiches. O poeta beatnik Gary Snyder disse, certa vez, que a poesia é como um grande corvo sentado num fio de alta tensão, entre dois postes. “Ninguém presta atenção nela, mas ela vê tudo.” O jornalismo cultural praticado pelo Ademir é como aquele corvo do Snyder. Está lá, em todos os fios, com seu olhar escrutador. Os farsantes vão ficando pelos meios fios. Assunção vai enchendo todos os fios.”
Autor(es): Assunção, Ademir
Editora UnB. Publicado em: 2021
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3. As tramas de uma complexa rede: atores e atrizes da política de direitos reprodutivos no Brasil
Resumo: Este estudo buscou identificar, a partir do referencial feminista, atores e atrizes envolvidos/as na política nacional de direitos sexuais e direitos reprodutivos em curso no Brasil. A escolha dessa política como lócus de investigação se deu em função de ser um espaço de discussão teórica e política com trajetória histórica de pelo menos
Rev. Estud. Fem.. Publicado em: 14/03/2019
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4. Atrizes da roça ou trabalhadoras rurais? O teatro e a fachada para obtenção da aposentadoria especial rural
Resumo Este artigo trata das desigualdades de gênero no discurso judicial e nas operações práticas no âmbito dos juizados especiais federais. O julgamento dos processos de aposentadoria especial rural compete principalmente aos juizados especiais federais (JEFs). Para o deslinde dos casos, os magistrados precisam decidir se o autor da ação é segurado
Soc. estado.. Publicado em: 2017-12
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5. ENTREVISTA COM BETH FILIPECKI, FIGURINISTA DE CAPITU (2008)
Resumo A figurinista e professora Beth Filipecki conta como há mais de trinta anos combina os dois ofícios, mantendo interação permanente com colegas e alunos das duas áreas, numa troca de saberes que envolve professores, diretores, produtores, pesquisadores, atores, atrizes, artistas plásticos, cenógrafos, iluminadores, caracterizadores, contramestra
Machado Assis Linha. Publicado em: 2017-04
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6. Ziembinski, o encenador dos tempos modernos: a construção de uma trajetória na crítica de Décio de Almeida Prado (1950-1959)
Na primeira metade do século XX o teatro brasileiro passou por um processo de atualização que contou com a liderança de personalidades que marcaram a cultura nacional. Neste complexo cenário de renovação da cena houve a participação do diretor e ator polonês Zbigniew Marian Ziembinski (1908-1978), fugitivo da Segunda Guerra Mundial ele aportou no Brasil, em 1941. O movimento de atualização estética no teatro estava em curso desde a década de 1920 e os esforços de Ziembinski se somaram ao grupo de atores, atrizes, dramaturgos e críticos que desejavam introduzir nos palcos nacionais novas concepções de encenação.
Autor(es): Souza, Camila Maria Bueno
Editora UNESP. Publicado em: 2015
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7. O Teatro Fórum como dispositivo de discussão da violência contra a mulher
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que utilizou o Teatro do(a) Oprimido(a), na modalidade do Teatro Fórum, para promover discussões e reflexões sobre a violência contra a mulher, através de um esquete sobre o tema apresentado para um grupo de catadoras(es) de material reciclável de duas cidades do interior paulista. No Teatro Fórum, os(a
Estud. psicol. (Campinas). Publicado em: 2014-06
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8. Teatro-menor: cartografia em arte e experimentação de mulheres em situação de cárcere
Este trabalho parte de uma pesquisa intervenção em um presídio feminino do Rio Grande do Norte - Brasil, cujo objetivo é compreender os modos de viver e reinventar-se das mulheres presas. Trata-se de uma cartografia em teatro-experimentação a partir de uma experiência de estágio em Psicologia, no qual se articula corpo, arte e clínica, compondo o ei
Psicol. Soc.. Publicado em: 2014
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9. A significação das emoções no processo de organização dramática do psiquismo e de constituição social do sujeito
Neste artigo, nos debruçamos sobre a significação das emoções no processo de "organização dramática do psiquismo" e constituição social do sujeito numa perspectiva histórico-cultural. Partindo de algumas elaborações teórico-metodológicas de autores dessa perspectiva (em especial, de contribuições de Vigotski sobre emoção, significação, a
Psicol. Soc.. Publicado em: 2014
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10. Direção de atores no cinema brasileiro realizado no Rio Grande do Sul
O presente texto aborda a questão da direção de atores para cinema, com dois vetores de corte: o parâmetro temporal, priorizando a análise da questão e seus desdobramentos após o período da chamada Retomada do Cinema Brasileiro até o momento atual e o parâmetro regional, priorizando e focando a problematização do tema no estado do Rio Grande do S
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/08/2012
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11. Grande Otelo: um pícaro na cena brasileira
O presente trabalho parte de um olhar sobre a história de vida e da arte praticada pelo ator Grande Otelo (1915-1993) e, para isso, levanta dados sobre a sua atuação em Companhias de teatro de meados do século XX, como também sua passagem pelo teatro de revista, espaço que, sob o foco dessa dissertação, configurou-se como laboratório prático no exe
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 22/05/2012
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12. Intersecções entre prática teatral e vida pessoal no trabalho das atrizes do Odin Teatret / Intersections between theater practice and personal life in the work of actresses Odin Teatret
Esta pesquisa propõe um estudo sobre intersecções entre vida pessoal e vida profissional no trabalho das atrizes do Odin Teatret, Else Marie Laukvik, Iben Nagel Rasmussen, Roberta Carreri e Julia Varley. Foram levantados durante a trajetória de cada uma das quatro atrizes, momentos onde interferências da vida pessoal na vida profissional culminaram na c
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/03/2012