WSMEL: uma arquitetura para integração de serviços educacionais usando dispositivos móveis na formação de comunidade virtuiais espontâneas

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DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

A Internet e o ensino à distância (EAD) possibilitam a configuração de inúmeros cenários de aprendizagem em um mundo globalizado. A união com dispositivos móveis e a grande variedade de softwares educacionais modificam a postura das instituições que implantam ambientes de EAD. O problema deixa de ser "como produzir o software educacional que preciso", para ser "onde encontrar,como compor e como usar o software que necessito". Entretanto, os softwares desenvolvidos para estes ambientes de ensino à distância, apesar de não estarem isolados uns dos outros, ainda são criados com um foco interno. A metodologia de desenvolvimento prevalecente consiste na criação de interfaces diretas, o que obriga os projetistas a especificar, projetar, codificar e depurar programas personalizados para acessarem os dados de um aplicativo, e, então, mapear e converter as respectivas estruturas de dados conforme o necessário, para introduzi-los em outro. Desta forma, cada instância da integração é especializada, a mplementação é codificada de maneira monolítica,não proporcionando modularização e tão pouco reuso. Esta pesquisa propõe e implementa uma arquitetura denominada Web Service Mobile Learning que, contrária ao desenvolvimento de um ambiente de ensino de maneira monolítica, possibilita a composição de ambientes educacionais e a interoperabilidade de dados entre aplicações independentes da linguagem de implementação. Estes ambientes são personalizados de acordo com as preferências de cada usuário por um determinado tipo de aplicação, e suas comunidades virtuais estabelecidas com base nestas escolhas. A solução utiliza agentes de software baseados emWeb services que, através de consultas a ontologias, realizam a integração entre aplicações. Como forma de testar e validar os serviços desenvolvidos foi realizado um estudo de caso, onde foi possível avaliar e comprovar que a arquitetura é capaz de realizar o objetivo proposto

ASSUNTO(S)

ciencia da computacao ontology web service integration software agent ontologia agente de software integração web service interoperability interoperabilidade

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