Walker, there is no path. Only traces / Caminhante, não ha caminho. Só rastros

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

O presente projeto se desdobrou entre o território da prática e o da escrita. Duas linhas de investigação paralelas e complementares, possíveis no trabalho do ator. Após dezessete anos de pesquisa coletiva no Lume como atriz pesquisadora, tornou-se urgente vivenciar um novo desafio, colocar-me novamente em situação de risco, experimentar um processo prático de pesquisa que conduzisse a uma ressignificação de meus códigos corporais e à ampliação dos mesmos. Propus-me a construção de um espetáculo solo sob a orientação e direção do dançarino de Butoh Tadashi Endo, cujo mote criativo foram memórias de infância. Após meses de investigação deu-se origem ao espetáculo "Você", nossa narrativa poético-prática. Foram realizadas, até o momento, 39 apresentações públicas, nas cidades de São Paulo, Goiânia, Araraquara e Campinas. Quando nos propomos a uma narrativa escrita sobre um processo de criação de um espetáculo teatral e os procedimentos que envolvem essa investigação e a apresentação cênica resultante desse processo, nossa narrativa da cena, circulamos entre duas narrativas distintas, cujos receptores também possuem diferentes expectativas: os que acessam através da escrita, esperam encontrar "viabilidade", comprovação, verossimilhança, nos procedimentos aplicados e o receptor da poética cênica pretende ser encantado. Racional e sensível. Como unir as duas vias na narração escrita, sendo também ela uma criação poética capaz de seduzir, conduzindo o leitor aos meandros da criação, associando a ela a informação, compreensível em si? O que se ambicionou foi que através da narração dos fatos se desse a organização dos procedimentos da experiência adquirida e na vivência das experiências a construção da memória do corpo, na organização dos procedimentos sua repetição e possível transmissão. Experiência, narração e informação. Imagem e memória. O ator que se propõe a escrever sai da cena para integrar outros papéis, o de narrador de uma experiência particular e única, do qual é parte integrante. Qual é a narrativa possível foi uma das buscas desse projeto. Como organizar procedimentos de maneira a auxiliar sua visualização, análise e avaliação bem como sua transmissão, mantendo o princípio do frescor da experiência? Elaborar uma narrativa, também ela, capaz de provocar uma experiência em quem a recebe. Organizar uma experiência singular de maneira a ser plural

ASSUNTO(S)

processo criativo voce (play) creative process voce (peça teatral) butoh (dança) butoh dance theater research theatrical performances atores teatro - pesquisa actors representação teatral

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