Theater Research
Mostrando 1-12 de 96 artigos, teses e dissertações.
-
1. Quando Camponeses Entram em Cena: trabalho teatral do MST e a interface com a linguagem audiovisual
Resumo: Neste artigo é analisada a presença dos camponeses no teatro brasileiro, em perspectiva histórica desde os anos pré-golpe de 1964 até o período recente, no qual as conexões foram estabelecidas entre movimentos sociais como o MST e coletivos de teatro político e vídeo popular. São objeto de análise do trabalho as relações do MST com esses
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 31/10/2019
-
2. NEGRITUDE E PAN-AFRICANISMO NO PENSAMENTO SOCIAL BRASILEIRO: A TRAJETÓRIA DE IRONIDES RODRIGUES (1923-1987)
Este artigo tem como objetivo analisar a trajetória e as contribuições do escritor e pedagogo mineiro Ironides Rodrigues aos movimentos negros da diáspora e ao pensamento social brasileiro. Em particular, por sua incorporação da negritude francófona e de certo pensamento pan-africanista em sua luta e reflexão sobre a realidade étnico-racial do negro
Rev. bras. Ci. Soc.. Publicado em: 23/09/2019
-
3. Suffering and defense in work in a mental health care service
RESUMO Objetivo: conhecer o sofrimento e as estratégias de defesa dos trabalhadores que atuam em um CAPS AD III, sob a perspectiva do Teatro do Trabalho proposto por Dejours. Método: pesquisa qualitativa descritiva, do tipo estudo de caso, com trabalhadores do CAPS AD III, usando como referencial teórico a Psicodinâmica do Trabalho. Resultados: os pro
Rev. Bras. Enferm.. Publicado em: 19/08/2019
-
4. Los límites de la apropiación espacial. La Plaça dels Àngels, Barcelona: un caso de estudio
Resumo Dadas as diferentes tensões modernas que ameaçam o espaço público, este permanece o teatro de representação da sociedade, tanto para mostrar como para agir. Para todo discurso conceitual urbano há uma resposta da prática cotidiana do espaço público, apropriação. Portanto, o objetivo deste artigo é investigar o conceito de apropriação e
urbe, Rev. Bras. Gest. Urbana. Publicado em: 18/04/2019
-
5. A performance poética do ator-MC
Twelve years ago, Núcleo Bartolomeu de Depoimentos an artistic collective based in São Paulo - started a research which came from the dialogue of two kinds languages: epic theater (more precisely the one broadcasted by german playwright Bertolt Brecht) and hip-hop (urban popular culture born in the early 70s in the United States), giving rise to a mixed la
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 04/12/2012
-
6. NOS PALCOS DA CIDADE: A REPRESENTAÇÃO DA MORALIDADE E DOS COSTUMES NO TEATRO DE FORTALEZA NA PRIMEIRA REPÚBLICA (1889-1930) / STAGES IN THE CITY: A REPRESENTATION OF MORALITY AND CUSTOMS IN THEATRE OF FORTALEZA IN FIRST REPUBLIC (1889-1930)
At the turn of the 19th century to the 20th century, Fortaleza, the capital of Ceara, Brazil, was in the midst of political clashes brought about by the acciolina oligarchy (i.e. the oligarchy led by Nogueira Accioly) and the transformations which took place by the economic development from the cotton activity. It was in this scenario that the theater conque
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 17/10/2012
-
7. Linguagem de teatro no ensino fundamental I: embates e perspectivas
A presente pesquisa surge da necessidade de investigar como professores não especialistas em Artes apresentam sua prática docente em Teatro e como têm pensado e proposto uma aproximação dos seus alunos a essa manifestação. A pesquisa tem como metodologia questionários realizados com grupos de professores do Ensino Fundamental I da Rede Municipal de E
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/02/2012
-
8. A voz invísivel do ator sobre o cinema brasileiro: a busca por discursos sobre formação e técnicas de interpretação e os relatos de Leona Cavalli e Matheus Nachtergaele
The present study considers the scarcity of publications about acting in the cinema and especially of speeches written and published by actors, and proposes a reflection about the invisibility of the actors "voice" in the theory about his craft in this art. As a research subject were chosen two of the most representative interpreters of contemporary film pro
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/02/2012
-
9. Construção de bases metódicas e protocolados para uma pesquisa em Artes Cênicas - rumo ao lírico / -
O presente trabalho é a explicitação do percurso de pesquisa em torno da forma lírica do teatro, com a intenção de construir procedimentos de pesquisa e protocolos de funcionamento para o aprofundamento no objeto. O trabalho gerou ainda a criação de acervo multimídia organizado e catalogado
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/01/2012
-
10. Tradução do texto teatral : novos desafios da investigação tradutória
The area of research of this thesis is translation studies, with emphasis on theater translation or drama translation. It presents an analysis of the translation studies in the 21st century, in order to clarify the present direction of this area of knowledge. The focus of the research is the translation of theatre texts, which, until the last decade, was a n
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012
-
11. Teatralidades do real: significados e práticas na cena contemporânea
The goal of this dissertation is to investigate some of the meanings circumscribed in the ways the idea of reality has been explored in theater at the beginning of the current century. The research departs from a bibliographic survey focused in recent publications on the theme, goes through the mapping of the most recurrent appearances of the real at the con
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 14/10/2011
-
12. O Rei da Vela e o Oficina (1967-1982): censura e dramaturgia / O Rei da Vela and the Oficina (1967-1982): censorship and dramaturgy
This thesis presents a case study of the play O Rei da Vela, written by Oswald de Andrade in the 1930s, and first staged in 1967, by the Oficina group. The objective of this research was to understand through documents, depositions and literature, what this event meant to the issue of censorship and freedom of expression in Brazil. For this, we tried to unde
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/09/2011