Uma proposta para promover a aprendizagem nas disciplinas de programação utilizando-se de redes sociais modeladas por técnicas de detecção de plágio

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

Este trabalho está inserido no contexto das pesquisas que procuram desenvolver ambientes computacionais que apóiam efetivamente os processos de ensino aprendizagem. Em especial, devido à grande demanda da sociedade por recursos humanos capazes de construir e manter sistemas computacionais. O tema específico desta pesquisa concentra-se na aplicação de técnicas de redes sociais e algoritmos de detecção de plágio à questão da aprendizagem de programação. Atualmente os professores envolvidos com o ensino de programação possuem um conjunto de ferramentas capazes de detectar o plágio de código-fonte nos exercícios e avaliações realizados por seus alunos. Apesar de estas ferramentas serem úteis como instrumentos disciplinadores, elas não permitem ao docente refletir sobre a natureza social do plágio. Este trabalho desenvolve e instrumentaliza a hipótese de que o plágio, no contexto do ensino de programação, não acontece isoladamente da rede social formada pelos alunos em sala de aula. Em decorrência desta formulação propõe-se que os algoritmos de detecção de plágio e os códigos fonte apresentados durante uma disciplina serão suficientes para modelar indiretamente a rede social estabelecida pelo grupo de alunos. Um experimento exploratório foi conduzido para avaliar esta hipótese e um procedimento para intervenção inspirado nas técnicas de imunização de redes sociais foi proposto com o intuito de aumentar a eficácia da aprendizagem.

ASSUNTO(S)

programming plagiarism plágio algoritmos de detecção de plágio modelagem de redes sociais ensino-aprendizagem de programação engenharia eletrica social network analysis programming teaching plagiarism detection

Documentos Relacionados