Uma metodologia para aquisição de conhecimento em reuniões de projetos de desenvolvimento de software

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

26/01/2012

RESUMO

A engenharia de software é um domínio altamente orientado ao conhecimento, no qual os fatores de sucesso estão relacionados com a experiência das pessoas envolvidas nas diversas fases e atividades do processo. O conhecimento na engenharia de software é disperso, de proporção imensa e de crescimento contínuo, e a gestão deste conhecimento nas organizações é uma área ampla com muitas disciplinas que podem influenciar nos seus resultados. Dentre as questões que envolvem a gestão do conhecimento no desenvolvimento de software está a preferência pelo uso do conhecimento em seu modo tácito ou explícito. Essa preferência poderá definir, entre outros aspectos, a opção pela redução da explicitação do conhecimento que circula nos projetos em detrimento de um uso maior do conhecimento em seu formato tácito. Em função destas definições, podemos reduzir o uso de artefatos como diagramas e outros tipos de documentos e incrementar a comunicação direta através de conversações entre os envolvidos nos projetos (comum em metodologias ágeis). Desta forma, o fato de priorizar o uso do conhecimento no seu formato tácito, reduzindo o processo de externalização do conhecimento, faz com que as metodologias, técnicas e ferramentas para gestão do conhecimento no processo de desenvolvimento de software sejam repensadas. Diante deste contexto, o objetivo desta pesquisa é apresentar uma metodologia para aquisição do conhecimento presente nas conversações realizadas nas reuniões de projeto, de forma a classificar este conhecimento e indexá-lo através do uso de ontologias.

ASSUNTO(S)

informÁtica engenharia de software gestÃo do conhecimento ciencia da computacao

Documentos Relacionados