Um olhar impossivel: construção psicanalítica e montagem cinematográfica

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

A partir do questionamento sobre a função do divã no setting analítico prossegue-se a uma exploração do estatuto da imagem e do olhar na clínica e na teoria psicanalítica através dos conceitos de lembranças encobridoras, fantasia e fetiche. Sublinha-se o quanto essas formações indicam da imbricação entre a imagem e a palavra em sua constituição. Propõe-se uma analogia entre o trabalho de interpretação psicanalítica em sua forma mais complexa, a construção, com a noção de montagem cinematográfica, segundo a teoria de Serguei Eisenstein sobre a última. Ambos os trabalhos se realizam ao coligir fragmentos imagéticos na busca de construir narrativas prenhes de significância. Trata-se também da relação entre cinema e psicanálise brevemente. Num segundo momento, a noção lacaniana de objeto a vem auxiliar na caracterização teórica do campo do visual e circunscrever o vazio no lugar do olhar do Outro. Uma exploração de desenvolvimentos da teoria cinematográfica acerca de sua estruturação como linguagem leva à caracterização de um sujeito cinematográfico ligado ao olhar construído pela montagem e pelo enquadre, que o cinema oferta. Por fim, propõe-se um método psicanalítico de leitura do cinema, focado na constituição deste olhar e no desvelamento da identificação imaginária com ele. A analogia entre interpretação e montagem é levada adiante, apoiada sobre a questão do objeto a e da falta constitutiva, sendo finalmente proposta como uma montagem ao redor do vazio.

ASSUNTO(S)

interpretação. objetiva psicologia cinema montagem construção psicanálise

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