Tinturas do drama: imagens e memÃrias em a Gata em Teto de Zinco Quente / Images and memories in Cat on a Hot Tin Roof

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

14/04/2011

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo realizar um estudo sobre a traduÃÃo da peÃa Gata em Teto de Zinco Quente, escrita em 1954, pelo dramaturgo americano Tennessee Williams e traduzida para cinema pelo diretor Richard Brooks em 1958. O foco do drama està no relacionamento em crise da personagem voluptuosa Maggie, a gata, e o seu marido Brick, ex-jogador alcoÃlatra que a rejeita sexualmente. O auge do conflito à deflagrado no dia do aniversÃrio do pai de Brick, Big Daddy, que està com cÃncer em fase terminal e à o Ãnico que desconhece este fato, o que provoca a discussÃo dos interessados sobre a partilha da heranÃa. A traduÃÃo cinematogrÃfica toma a peÃa como texto de partida, no entanto, as escolhas do roteirista e do diretor apontam para interpretaÃÃes imagÃticas diferentes do texto de partida, criando nÃo uma cÃpia, mas sim outra obra. A memÃria pode ser analisada no porÃo que a recria por meio das imagens e objetos. Sobre esse ponto, à importante ressaltar o papel da memÃria como centralizador na concepÃÃo das imagens e do confronto entre os personagens. Desse modo, este estudo partirà da anÃlise das imagens do porÃo, na cena do conflito entre pai e filho, em relaÃÃo à memÃria, que à o elemento imprescindÃvel no delineamento da narrativa fÃlmica e tendo como suporte teÃrico a literatura comparada na construÃÃo de sentidos no estudo das narrativas homÃnimas e em analogia a outras artes, como a pintura.

ASSUNTO(S)

teatro cinema memÃria imagem literatura comparada memory representation iconography letras

Documentos Relacionados